FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projeto IR movimenta público do Jardim Romano em sua primeira apresentação

Julho acabou com animação para aos moradores do Jd. Romano, no Itaim Paulista. A festa ficou por conta da inusitada caravana cultural que agitou, em 26/7, as estreitas ruas do bairro.
*
No próximo dia 23/8, será a vez de os vizinhos do CEU Pq. São Carlos recepcionarem o cortejo, que baterá em suas portas

Os moradores do Jardim Romano, no Itaim Paulista, zona leste da capital, foram surpreendidos na tarde de domingo, 26/7, pela caravana cultural promovida pelos artistas do Projeto IR, Integração e Rupturas. Na abertura dos eventos, e durante cerca de uma hora, o grupo Porto de Luanda passeou pelas estreitas ruas do bairro, levando à comunidade um ritmo muito conhecido pelos nordestinos mas bastante incomum aqui na paulicéia: o maracatu. A apresentação atraiu a atenção do público que aplaudiu, fotografou e até filmou os artistas em ação.

Conforme os organizadores, quem melhor entendeu a proposta foram as crianças que, animadas, seguiram o cortejo até o teatro do CEU Três Pontes, onde fizeram fila para desfrutar da adaptação de “Cisnes Selvagens”, obra de Hans Christian Andersen, produzida pela Cia. Padedê de Teatro. Para o estudante Elivelton Nascimento, de 13 anos, que foi à sessão acompanhado pela prima e outros três amigos, um evento deste tipo “é muito bom e educativo também.” Os 184 lugares do teatro foram totalmente ocupados por crianças, jovens e adultos, já que a vasta programação contemplou a todos os gostos e idades. O instituto União Kerakux, parceiro no projeto, aproveitou para levar as crianças de sua comunidade às mostras infantis, que incluiu contação de história e o espetáculo teatral. O projeto, que deve ter continuidade em 2010, prevê outros eventos em CEUs da zona leste.

“O objetivo é levar uma trupe de atores, músicos, cantores, artistas plásticos, contadores de histórias, fotógrafos, poetas para a realização de eventos de integração com a comunidade e ruptura com as barreiras dos preconceitos e conceitos deteriorados”, afirmam os integrantes do espetáculo Pé no Cotidiano: Akira Yamazaki, Cleston Teixeira, Gilberto Braz e Raberuan, que também são idealizadores do Projeto IR.
Além das apresentações musicais intermediadas por poemas recitados pelo quarteto idealizador do projeto, o público teve à sua disposição um criativo varal de poesia, composto por obras de Gilberto Braz e Akira Yamazaki, Cleston Teizeira e Raberuan. O varal ficará exposto por mais 15 dias no saguão do CEU, dividindo o espaço com a exposição fotográfica de Robson Martins e das pinturas do artista plástico Edson Leôncio, que, por meio de suas telas, propõe levar o público a uma viagem por geleiras, desertos, florestas, mares, construções e figuras humanas.

Outros pontos altos do evento ficaram por conta dos shows das bandas Integração e Ruptura e Cerebrow; da intervenção “Chorinho e Chorões”, feita pelo Conjunto Lider´s do chorinho; pelo carismático show de Osnofa, cantor e compositor de São Miguel Paulista, integrante do histórico MPA – Movimento Popular de Arte, surgido no final dos anos 70 com o propósito de abrir espaços para abrigar a produção artística local e ter um centro aglutinador e irradiador da cultura produzida na região.

Outro momento emocionante foi a apresentação do repentista Cabral, morador do Jardim Romano. “Cheguei em São Paulo em 1977, quando a arte ainda não era valorizada pelo povo local”, relata o artista que ganhou a vida trabalhando em uma indústria química.. “Já me apresentei várias vezes no CEU”, comemora.

Na platéia, importantes figuras do cenário artístico local, como Zulu de Arrebata, 51, cantor, compositor, produtor e coordenador de projetos como o Sexta Básica e Encontro das Artes em São Miguel. A próxima apresentação do Projeto IR acontece no dia 23 de agosto, no CEU Parque São Carlos, sito à rua Clarear, nº 141. Os organizadores prometem melhorar ainda mais a produção dos shows que farão parte do próximo evento.
*
*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.