FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Estudo comprova que cigarro reduz ação de antibiótico


Pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic revela que fumantes têm a ação de medicamento reduzida. Estudo utilizou o antibiótico Metronidazol, receitado no tratamento de doenças periodontais e ginecológicas, entre outras.


O cigarro pode afetar de forma negativa a ação de antibióticos e interferir no resultado clínico esperado. Para compensar a redução do efeito do medicamento no organismo, dentistas e médicos precisariam ministrar doses maiores do remédio para os pacientes fumantes, sob o risco potencializar também seus efeitos colaterais, como alteração de paladar e diarréia, entre outros problemas.
A conclusão é do estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas, que avaliou a biodisponibilidade - quantidade do medicamento efetiva - do antibiótico Metronidazol em pacientes fumantes. O medicamento normalmente é receitado em casos de tratamentos de doenças periodontais, como gengivite e periodontite, por exemplo, além de tratamentos ginecológicos, entre outros. "Planejamos fazer novas pesquisas que envolvam outros grupos de remédios, que também podem causar esse problema", afirma Juliana Cama Ramacciato, professora da São Leopoldo Mandic e uma das orientadoras da pesquisa.


Victor Ângelo Martins Montali, Fabiana Nolasco, Juliana Ramacciato, Rogério Motta, Cristiane de Cássia Bergamaschi Motta e Rui Barbosa de Brito Junior (equipe na entrega do prêmio)

Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a área de Farmacologia da Faculdade de Odontologia da Unicamp, o cigarro pode interferir na ação do Metronidazol no organismo de fumantes, o que significa a alteração de sua metabolização e uma possível interferência na eficácia do tratamento de doenças com o uso deste medicamento. "É normal uma parte do remédio ser perdida antes de ser utilizada. Mas, o efeito do cigarro reduz ainda mais a quantidade do medicamento absorvida pela organismo, quando ministrado via oral", explica Juliana.

Os pesquisadores selecionaram um grupo de pessoas que fumavam 20 cigarros por dia e um grupo de não fumantes. "O objetivo foi analisar a concentração do Metronidazol na corrente sanguínea e na saliva antes, durante e após a ingestão do medicamento nestes pacientes, para verificar se o hábito de fumar diminui as concentrações normalmente atingidas pelo antibiótico testado", informa Rogério Heládio Lopes Motta, professor da São Leopoldo Mandic e um dos responsáveis pelo estudo.
A pesquisa foi apresentada na 26ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, maior evento de pesquisa em Odontologia do Brasil, realizado em setembro deste ano, em Águas de Lindóia. O estudo alcançou a primeira colocação na categoria Pesquisador Iniciante em Odontologia, já que uma das envolvidas é a aluna do curso de graduação da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, Fabiana Pinchetti Nolasco. A aluna representará o Brasil no Student Clinician Award, patrocinado pela ADA (American Dental Association), no Congresso Mundial de Odontologia, que será realizado em outubro de 2.010, nos Estados Unidos.


Fabiana Pinchetti Nolasco

Faculdade São Leopoldo Mandic
A São Leopoldo Mandic é, pela segunda vez, a melhor faculdade de Odontologia de todo o país posicionada no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. A instituição de ensino também está no mesmo ranking como a sexta das 10 melhores instituições de ensino superior do Brasil.
Ao contrário das demais instituições de ensino superior de todo o Brasil, que iniciaram suas atividades com cursos de graduação para só depois implantarem cursos de pós-graduação, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic começou a traçar sua trajetória de sucesso de forma inversa a estas, tendo como base a pesquisa.
Estruturada com laboratórios de última geração, salas de aula modernas e clínicas para o ensino prático da profissão, frequentemente a instituição serve de palco para que seus estudantes adquiram experiências enriquecedoras, além de fortes atividades de pesquisa e a prestação de serviços comunitários.

Serviço:
Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic
Rua José Rocha Junqueira, 13 - Ponte Preta - Campinas/SP
(19) 3211-3600
http://www.slmandic.edu.br/

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.