FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Substância presente em cola de sapateiro pode causar malefícios à saúde da grávida e do bebê

Durante a gravidez, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Por incrível que pareça, o ar que circula nos ambientes internos da casa também pode ser prejudicial à saúde do bebê e da família. Isso porque alguns produtos utilizados na decoração da casa podem conter componentes químicos, como solventes – presentes na conhecida cola de sapateiro.

É importante que a gestante fique atenta aos produtos utilizados pelo marceneiro na montagem do quarto do bebê - a cola de sapateiro, que é usada na colagem de móveis, pisos (concreto, madeira) e laminação de fórmicas possui um solvente chamado tolueno (ou toluol), que se inalado tem o poder de inibir o sistema nervoso central, causando sensações de excitação, alucinações auditivas e visuais, acompanhadas de tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia.

Um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo da cocaína no cérebro, portanto a gestante deve exigir que o marceneiro utilize cola sem toluol. No Brasil, existem fabricantes preocupados com o assunto, que já tiraram o toluol da composição da cola de sapateiro.

Para saber se o produto é livre do componente, a consumidora deve ficar atenta à embalagem. A cola de sapateiro com toluol contém o desenho de uma caveira e a especificação da necessidade de uso de máscara para manuseio.

*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.