FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Vem aí o carro que faz 60km com um litro de combustível

Luiz Carlos Gertz ( Foto: Gabriel de Mello)
Um automóvel três vezes mais econômico


Mesmo com o resultado além das expectativas, a equipe do Laboratório de Engenharia Automotiva da ULBRA não se deu por satisfeita com o Avus (protótipo esportivo 100% desenvolvido por alunos) e parte para outro desafio. Dessa vez, o objetivo é construir um modelo popular de dois lugares, no qual o consumo ecologicamente correto de combustível esteja aliado ao bom desempenho do automóvel. O projeto já está no papel e se tudo ocorrer dentro do planejado, vem aí um veículo com motor 1.0 desenvolvido para os grandes centros urbanos, que fará 60km com apenas um litro de combustível, a 80km/h. Três vezes mais econômico em relação aos que estão no mercado atualmente.
Protótipo de Passeio Econômico
É viável? Para professores e alunos da Universidade, o mercado ainda pede veículos potentes e isso seria empecilho para que as montadoras desenvolvessem carros mais leves e com menor consumo de combustível. No entanto, a recente crise econômica mundial e a própria consciência ecológica das novas gerações têm mudado esse cenário. “Para um automóvel deslocar-se a 80 km/h e com uma aceleração que garanta a dirigibilidade segura não é necessário mais do que 50 hp. Qualquer carro popular produzido no Brasil tem potência de aproximadamente 70 hp, portanto, é perfeitamente exequível um projeto como o nosso”, comenta o coordenador do laboratório da ULBRA, Luiz Carlos Gertz. Segundo ele, o modelo com produção em série mais econômico no país desloca-se 24km em média com um litro de combustível e alcança aproximadamente 160km/h.
Lançamento Avus (Foto: Gabriel de Mello)
VEÍCULO MAIS LEVE - Para criar o automóvel supereconômico, os alunos e professores de Engenharia Automotiva da ULBRA têm de diminuir ao máximo a resistência aerodinâmica. A carroceria deve apresentar baixo coeficiente de penetração e pequena área frontal. Além disso, a resistência de rolagem também tem de ser reduzida e para que isso aconteça serão utilizados pneus e fluidos lubrificantes especiais. “No entanto, o fator mais importante para a diminuição da resistência de rolagem será a redução da massa total do veículo”, ressalta o professor.

Com o esboço de projeto e design na mão, a ordem é iniciar o projeto no próximo semestre e a montagem ainda em 2010. A atividade fará parte da disciplina de Protótipos Automotivos, da mesma forma como ocorreu com o projeto Avus. No entanto, ainda falta o motor 1.0, pois os existentes no laboratório são voltados para veículos mais potentes. “Estamos em contato com as montadoras em busca de doações”, comenta Gertz. Se repetir a façanha do Avus, o novo veículo da ULBRA será outro exemplo de esforço conjunto entre alunos, professores, Universidade e empresas do setor automotivo. Mais uma demonstração de que quando todos querem, a idéia sai do papel.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Imas de geladeira, calendários, diplominhas
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.