FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

'BIBLIOTROCA' - Projeto incentiva a troca de livros para a redução das despesas com materiais escolares

Reciclar livros e trocar conhecimento
Uma das alternativas que pais e instituições de ensino têm encontrado para poupar as despesas é a prática da troca de livros. No Colégio Pio XII, em São Paulo, a Bibliotroca funciona há seis anos e tem como foco, além da economia, o incentivo à sustentabilidade e à leitura
Entre impostos, férias e despesas que se acumulam com as comemorações de fim de ano, a lista de material escolar é um dos itens que mais pesa no orçamento. Tanto pela diversidade de canetas, mochilas e cadernos, quanto pelo aumento de preços no segmento. Itens como cadernos, mochilas e livros, por exemplo, costumam ser os mais caros da lista. Para poupar os gastos com a compra de material escolar os pais têm buscado alternativas que vão além da pesquisa de preço e da restrição de materiais.
No Colégio Pio XII, em São Paulo, um grupo de mães apresentou à diretoria a proposta do projeto Bibliotroca. O Colégio abraçou a idéia e há 6 anos os alunos e pais podem efetuar a troca de livros – didáticos, para didáticos, consumíveis e não consumíveis, de categorias diversas – por intermédio da biblioteca. A regra é simples e não há burocracia, o aluno pode doar e retirar qualquer título durante todo o ano letivo, embora seja no começo e no fim dele que o fluxo aumenta.
Mary Elizabeth Hine, coordenadora da Bibliotroca e mãe de três alunos do colégio, conta que "a compra de material didático é sempre um gasto muito grande. Além disso, aqueles livros raramente serão utilizados novamente após o ano letivo. É um investimento na educação e não na aquisição da obra em si, que fazemos com a compra. Se podemos compartilhar esses livros, não há porque mantê-los ou, o que é ainda pior, jogá-los no lixo. Com a 'Bibliotroca', nós, pais, economizamos e nossos filhos aprendem a dar valor ao investimento que fazemos em sua educação", afirma.
Desde que se tornou adepta da Bibliotroca, Mary chegou a economizar R$ 1.500,00 por filho, no ano. "Hoje eu reciclo grande parte do material didático que compro todos os anos. Alguns livros ficam intactos. Medidas como esta são muito importantes para que haja uma ordem prática em nosso cotidiano". Já os alunos, têm apreendido a importância da conservação dos títulos e o impacto econômico, ambiental e cultural que esta postura traz. “Tenho amigos que retiram folhas do caderno para fazer ‘bolinha’ e para atirar no meio da aula. Eu acho isso uma ignorância”, comenta o estudante Bruno da Rocha, 15 anos.
O projeto da ‘Bibliotroca’ ainda inclui um programa educativo em que os alunos, pais e professores recebem dicas sobre a importância de cuidar do livro, o significado da troca e os cuidados que se deve ter para conservá-los. Ainda assim, ao chegar à biblioteca, todos os títulos passam por uma manutenção, para que cheguem às mãos do próximo aluno em boas condições. Para o aluno que efetua a doação e não tem interesse em nenhum outro para retirar a biblioteca oferece um banco de créditos com prazo indeterminado.
No entanto, o conceito da ‘Bibliotroca’ perpassa os limites da economia, pois está alinhado à política de sustentabilidade e à formação cidadã que o colégio prioriza entre seus pilares. Daniel Brito, vice-diretor administrativo do Colégio, acrescenta que, "nós adotamos o projeto porque vimos nele uma forma de incentivar os alunos a cultivar o livro, ou seja, a cultura. Outra vantagem é que com acesso aos livros facilitado a ‘Bibliotroca’ estimula, consequentemente, a leitura".
Analogamente, quando o assunto é leitura, o Brasil apresenta índices muito inferiores em relação a outros países. Dos mais de 189 milhões de brasileiros, apenas 26 milhões são considerados leitores ativos, e estes lêem, em média, 1,8 livro/ano, segundo a última pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Promover a leitura é sinônimo de promover a diversidade sociocultural, a inclusão social, além da geração de trabalho, emprego e renda.
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.