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quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Especialista ajuda pais que ainda não escolheram a escola ideal para seus filhos

Especialista ajuda pais que ainda não escolheram a escola ideal para seus filhos

O momento da avaliação pode ser uma ótima oportunidade da família rever seus valores e crenças

Escolher a escola dos filhos é uma das tarefas mais importantes e delicadas para os pais, tendo em vista o grande número de opções e os diversos fatores que devem ser levados em consideração. Para auxiliar as famílias que ainda não venceram este desafio, a coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Dra. Ecleide Furlanetto, preparou algumas dicas valiosas.

“O primeiro passo para realizar essa escolha é refletir sobre o papel da escola na educação dos filhos. Deve-se questionar se uma instituição de ensino deve transmitir somente conteúdos e preparar para vestibulares, ou também possibilitar reflexões sobre valores, questões sociais, favorecer relacionamentos e etc”, diz a especialista.

Segundo Ecleide, o segundo passo é fazer uma pesquisa sobre a escola, consultando sites na internet, revistas especializadas, amigos da área da educação e pais que tenham seus filhos na instituição em questão. Essas consultas vão possibilitando analisar alguns critérios que merecem ser levados em consideração, como a proposta pedagógica, localização, tamanho da escola, corpo docente e corpo discente.

“Esses critérios permitem uma primeira seleção, mas o mais importante é conhecer a escola, conversar com os coordenadores. Existem algumas informações que são objetivas, mas há outras que dependem de observações mais sutis. Os pais precisam se sentir bem na escola que pretendem escolher para seus filhos e isso, às vezes, depende de detalhes como limpeza, tipo de materiais disponíveis, a maneira como os funcionários abordam as crianças. Essas e outras informações, aparentemente sem importância, permitem que os pais percebam se essa escola comunga dos mesmos valores que eles”, afirma Ecleide.

Projeto Pedagógico – Toda escola possui um projeto pedagógico, que é um documento que explicita a visão de sociedade e de pessoa que a instituição pretende promover. Este é um instrumento de grande importância na hora da avaliação da escola. De acordo com Ecleide, o projeto pedagógico se organiza em torno de algumas questões: para que ensinar? A resposta a essa questão deve deixar claro quais os princípios educacionais assumidos pela escola. Que ensinar? Essa questão diz respeito às disciplinas e aos conteúdos que uma escola privilegia. Como ensinar? Responder a essa pergunta possibilita esclarecer a concepção de ensino e aprendizagem que a escola assume. Quando ensinar? A resposta dessa questão oferece a compreensão que a escola tem do processo de desenvolvimento de seus alunos e como distribui os conteúdos. Por último, é importante explicitar: como avaliar? Como a escola acompanha não só o processo de aprendizagem de seus alunos, mas também o trabalho que desenvolve.

ENEM – Para a especialista, as notas do ENEM e outras avaliações devem ser consideradas, mas não devem ser o único critério para a escolha de uma instituição. É necessário verificar que respostas uma escola que está no topo da lista do ENEM dá às perguntas que dão origem à construção de um projeto pedagógico.

Exemplificando: Para que ensinar? Pode ser dada uma reposta como esta: preparar para entrar em uma faculdade. “Cabe refletir se é essa a única função de uma escola. Como podemos ver, escolher uma escola não é uma tarefa fácil, mas possível se considerarmos essa experiência uma oportunidade de rever valores, crenças e concepções em busca de uma compreensão mais ampliada do que é educar”, conclui Ecleide.

Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)
Tel.: 11 - 2178 1212 - www.cidadesp.edu.br


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