FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Leão do Zoo de Guarulhos será operado na UnG

Foto: Silvio Siqueira / PMG
Recém-chegado ao Zoo de Guarulhos, animal apreendido em circo passará por cirurgia de vasectomia e tratamento odontológico nesta sexta-feira no Hospital Veterinário da Universidade

Nero, um leão de apenas oito anos, recém-chegado ao Zoo de Guarulhos, passará por uma cirurgia de vasectomia no Hospital Veterinário da Universidade Guarulhos (UnG), nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 9h30. Os veterinários aproveitarão a ocasião para realizar tratamento odontológico no animal que está com dois dentes quebrados.

O felino, que está no Zoo de Guarulhos há um mês, sofria maus tratos e foi apre endido num circo e encaminhado ao zoológico de Pomedore (SC), onde permaneceu até ser transferido para Guarulhos.

A cirurgia está marcada para começar às 9h30 e será comandada pelo médico veterinário Luis Artur Giuffrida, diretor do Hospital Veterinário e do curso de Veterinária da UnG. “Além da vasectomia, vamos aproveitar a ocasião e fazer uma avaliação odontológica no animal que está com dois dentes fraturados. Se for necessário tratamento de canal, será feito”, antecipa Giuffrida.

Segundo a veterinária do Zoo de Guarulhos, Cláudia Igayara, a vasectomia no animal será feita para atender uma recomendação do IBAMA que proíbe que grandes felinos se reproduzam em cativeiro. “Além de atender a recomendação do IBAMA, a cirurgia irá trazer bem estar ao animal, pois ele dividirá a jaula com uma fêmea. Dessa forma, não precisaremos separar os animais”, a firma Igayara.

Uma equipe de veterinários da UnG será deslocada para o zoológico para ajudar na remoção do felino. A ação faz parte de um convênio que a Prefeitura Municipal de Guarulhos mantém com a Universidade para dar assistência e tratamento aos animais silvestres do Zoológico.

O Hospital Veterinário da UnG

Pioneiro no atendimento a pequenos, médios e grandes animais, o Hospital Veterinário da UnG (Hovet), inaugurado em agosto de 2000, tem se destacado como referência para Guarulhos e região no atendimento à comunidade em geral. Construído com tecnologia e infraestrutura capazes de atender todos os casos clínicos, o Hospital foi planejado em dois grandes blocos: atendimento e área cirúrgic a para pequenos animais e atendimento, internação e área cirúrgica para grandes animais. Nesses ambientes, os alunos da graduação e da pós-graduação com Internato Hospitalar, aplicam seus conhecimentos na prática, sempre orientados pelos docentes do curso. Há nove anos em funcionamento, o complexo hospitalar atende animais de todas as espécies, inclusive silvestres que são encaminhados do Zoo de Guarulhos e de outras localidades para tratamentos cirúrgicos.

A rotina do Hovet inclui todos os tipos de tratamento, exceto estéticos e aplicação de vacinas. Embora não sejam gratuitas, a consulta e cirurgia no Hospital Veterinário da UnG são em média 50% mais baratas do que em clínicas particulares.

Pessoas interessadas em levar seus animais têm de agendar com antecedência a consulta, seja na recepção ou por telefone. Emergências serão avaliadas pela equi pe e, se confirmadas, serão atendidas na hora sem a necessidade de agendamento.

O Hospital Veterinário está instalado no Prédio H da Unidade Guarulhos-Dutra da Instituição, localizada às margens da rodovia Pres. Dutra, na Av. Anton Philips, 01, Vila Hermínia, Guarulhos. Informações: (11) 2423-7601.

*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.