FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OFICINAS KINOFORUM EM ARTHUR ALVIM

Oficinas Kinoforum Realização Audiovisual chegam ao Centro Cultural ArenArt,
no bairro de Arthur Alvim - As incrições podem ser feitas até domingo, dia 29/11

A Oficina é gratuita e direcionada para iniciação de jovens com interesse no campo audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo organiza, pelo 9º ano consecutivo, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, projeto itinerante que engloba a exibição de curtas-metragens e oficinas de realização audiovisual.
Até 29/11, estão abertas as inscrições da temporada 2009 no Centro Cultural ArenArt - Rua Fernandes Pereira, 690 - Artur Alvim - das 9h às 18h. Ao todo são oferecidas 20 vagas, para alunos entre 17 e 25 anos, que tenham disponibilidade integral nos dias e horários estabelecidos. As oficinas acontecem nos dias 05, 06, 10, 11, 12 e 13 de dezembro, das 9h às 18h.
Para apresentar o projeto à comunidade e promover as inscrições haverá uma sessão de curtas – metragens, gratuita e aberta ao público, dia 26 de Novembro, quinta-feira, às 17:30 horas na E.E. Professora Maria Augusta de Ávila, que exibirá de uma seleção de vídeos produzidos pelas oficinas anteriores.

Após a seleção, os 20 participantes serão comunicados até o dia 04 de dezembro, por telefone. Na mesma data, a lista de selecionados estará disponível na sede do ArenArt e no site da Kinoforum - www.kinoforum.org/oficinas.
O projeto é uma ação cultural que busca sensibilizar o jovem fornecendo ferramentas teóricas e práticas permitindo autonomia para escolher a melhor forma de se expressar utilizando como linguagem o audiovisual. Desta forma, revelando novos olhares e novas idéias. Desde 2001, foram realizadas 53 Oficinas em que 816 jovens produziram 185 curtas digitais.
A temporada Comgás – 2009, já passou pelas comunidades de Americanópolis, Pirituba e Butantã e finalizando, em dezembro, o ano no bairro de Arthur Alvim.
O 21º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo será realizado entre os dias 19 e 27 de agosto de 2010, em diversos espaços da cidade, e incluirá na programação oficial, os vídeos realizados nestas oficinas.
O projeto foi elaborado pelo cineasta Christian Saghaard e conta com a coordenação do produtor Jorge Guedes e a colaboração pedagógica de outros profissionais da área de cinema. A equipe é também formada por ex-alunos do projeto, trabalhando como monitores de gravação e edição e na assistência de produção. A realização do projeto está a cargo da equipe da Associação Cultural Kinoforum.
O Centro Cultural ArenArt é uma associação cultural formada por professores, pais, ex-alunos e colaboradores reunidos em 2007, com o intuito de promover ações educativas em processos de grupo na produção e apresentação de espetáculos teatrais para a comunidade.
Para a realização de oficinas audiovisuais no ano de 2009, a Kinoforum foi contemplada com o Fundo Comgás de Patrocínio Cultural, criado para compartilhar sua forma de pensar e agir com as comunidades, premiando projetos aprovados na Lei Rouanet que geram aprendizado transformador capaz de promover relações sustentáveis.
A Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades e projetos ligados ao setor audiovisual como o Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, as Oficinas Kinoforum de Realização, o kinolounge, o Guia de Festivais, o Festival de Vídeo Tela, entre outros.

Serviço:
Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual - Temporada 2009 Comgás
Inscrições abertas até 29 de novembro
Centro Cultural ArenArt Artur Alvim
Rua Fernandes Pereira, 690 - Artur Alvim - São Paulo/SP
Telefones: 2041-6882 / 6638-4651 Com Valéria

20 vagas - para interessados entre 17 a 25 anos
As aulas acontecem nos dias 05, 02, 10, 11, 12 e 13de dezembro, das 9h às 18h.
Exibição dos curtas-metragens realizados nas temporadas anteriores na quarta-feira, dia 18/11, às 20h
Oficinas e entrada gratuitos
www.kinoforum.org/oficinas
*
*
*
Publicidade:






GUARDE UMA RECORDAÇÃO DO SEU PET
IMA DE GELADEIRA E CALENDÁRIOS
KID BRINDE
www.kidbrinde.webnode.pt

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dias de Campo Belo investiga o universo masculino em temporada no Teatro de Arena

A mais recente montagem de O Pequeno Teatro de Torneado, Dias de Campo Belo, reestreia dia 27 de novembro, sexta-feira, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, às 23h59. Com drama¬turgia e direção de William Costa Lima, o espetáculo propõe uma investigação das relações e do universo masculino, abordando jornadas interiores, memórias e sonhos abandonados.

O projeto conta com a supervisão artística de Luís Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro, teve sua pré-estreia na mostra do Festival de Teatro de Curitiba 2009 e cumpriu temporada, de julho e agosto deste ano, na sede do Grupo XIX.
.
Dias de Campo Belo conta a história de uma jornada interior, um passeio pelas memórias e sonhos de personagens masculinos que, por al¬guns instantes, tentam modificar o curso de sua existência e colocar em relevo tudo o que passou despercebido. São amigos, irmãos, primos, pais e avós que tentam voltar às suas raízes e reafirmar pactos, sem perceber a força social e histórica que age sobre as rupturas e pequenas ditaduras cotidianas.

O Pequeno Teatro de Torneado é um coletivo de jovens artistas-criadores, coordenado pelo diretor e dramaturgo William Costa Lima. Surgido a partir de um projeto de pesquisa focado nas questões da juventude/adolescência, o grupo tem em seu currículo os espetáculos Menina de Louça (2006) e Primavera (2008). A estes se juntam Refugo e Dias de Campo Belo, que fizeram suas pré-estreias, em 2009, na mostra FRINGE, do Festival de Teatro de Curitiba.

A temporada de Dias de Campo Belo faz parte do projeto de ocupação Que Amores São Esses?, do Núcleo Cênico ProjetoBaZar.

Espetáculo: Dias de Campo Belo
Texto e direção: William Costa Lima
Atores criadores: Vitor Belíssimo e William Costa Lima
Supervisão artística: Luis Fernando Marques
Assistente de direção: Bruno Lourenço
Cenário, iluminação e figurino: William Costa Lima
Realização: O Pequeno Teatro de Torneado - www.torneado.blogspot.com
Reestreia: 27 de novembro – sexta – às 23h59
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque/SP - Tel: (11) 3256-9463
Temporada: Sextas e sábados - às 23h59 – Até 19/12/09
Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Bilheteria: 5ª a domingo a partir de 18h.
Classificação indicativa: 12 anos - Duração: 60 min – Gênero: Drama
Classificação etária: 12 anos - Duração: 60 min – Gênero: Drama
Reservas: (11) 8634-2385 - Capacidade: 50 lugares. Aceita dinheiro e cheque. Acesso universal. Ar condicionado, Não possui estacionamento.
Em 2010: reestreia dia 8 de janeiro (sexta e sábado 23h59) – até 6 de fevereiro.

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Reconhecimento e homenagem aos artistas da região marcam festa de aniversário de Itaquera

Amaury Roldan, Lidia Paniaga, Luis Mario, Laert, Paulo Frange, Chinito


A noite de quinta-feira, 19/11, ficou marcada pela homenagem que a Subprefeitura de Itaquera e o jornal Fato Paulista prestaram aos artistas da região. O evento de apoio à cultura local aconteceu no auditório do Shopping Aricanduva, que fica na área da subprefeitura, e integrava o calendário de festividades dos 323 anos de Itaquera.
*
*
* Quatorze categorias artísticas foram destacadas e homenageadas, dentre elas: música, dança, cinema e literatura (veja íntegra abaixo). "Uma das missões do governo é levar cultura ao povo", esclareceu o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira. Participaram do evento a chefe de gabinete Alice Coutinho Magro, o Secretário de Articulação Metropolitana, Jorge Tadeu e também os vereadores Paulo Frange e Adolfo Quintas.

O jornalista Luis Mário Romero, proponente da cerimônia, fez questão de homenagear também os artistas regionais "que já se foram", como: Bicudo, Relíquia, Coco, Café, Penha, Odair Fala Macio, Mauro Bronson (ator da Vila Santana), Renato Brandão, Xisto (cartunista) e Franklin. Ao som da música "Como nossos pais", de Elis Regina, interpretada pela cantora Célia, todos receberam uma acalorada salva de palmas.

Durante o evento, o subprefeito anunciou que as emendas destinadas pelo vereador Paulo Frange resultaram em recursos especiais para a formação de oficinas culturais e outras intervenções que abrirão mais oportunidades aos jovens talentosos da região. "Quando jovem tentei aprender a tocar saxofone mas não consegui pegar embocadura", confessa o subprefeito que recentemente abriu as portas do anfiteatro cultural da sede da subprefeitura para abrigar o Projeto Efervescência Cultural que, duas vezes por semana, reúne artistas para ensaios e demais atividades culturais. A Supervisora de Cultura Maria Aparecida Menezes e o atual Coordenador de Cultura João Santana, que também foi mestre de cerimônia, foram os responsáveis pelas articulações com a classe artística.

O médico e vereador Paulo Frange também contou sua experiência no mundo das artes. "Na juventude tive de escolher dedicar-me à medicina ou às artes", explicou. "A história que o Laert vem escrevendo na região jamais será esquecida", referiu-se o parlamentar devido a iniciativa local.

O secretário Jorge Tadeu, que freqüenta a região há muitos anos, reforçou que o subprefeito "tem feito milagre" para administrar a região sem verbas suficientes para as demandas. "Vamos somar forças para que Itaquera se sobressaia sempre", finalizou.

Durante as saudações, os representantes da administração pública citaram a reunião ocorrida horas antes do evento no gabinete do secretário dos Negócios Jurídicos Cláudio Salvador Lembo, na qual discutiu-se sobre o andamento do processo de concessão de área do município, localizada em frente à estação de metrô Corinthians-Itaquera, onde o governo do Estado deverá construir, entre outros equipamentos de serviços e educacionais (Etec e Fatec), o novo Fórum de Itaquera. "Hoje foi dado mais um passo para o avanço do pólo institucional em frente ao metrô", disse o secretário.

Anunciou-se também que a Praça da Estação, no centro de Itaquera, receberá, conforme divulgação no Diário Oficial da Cidade, enfeites natalinos, transformando-se num grande espaço cultural para todos aqueles que, neste final de ano, estiverem fazendo compras ou passeando pelo bairro. A festa deve contar com o apoio dos artistas locais.

O trabalho desenvolvido pelo jornal Fato Paulista também foi ressaltado por todos durante a cerimônia. "Luiz Mário é um exemplo de comunicação. O jornal é lido e respeitado como poucos da região." Durante as saudações, lembrou-se que Antonio Marcos e Roberta Miranda são artistas da região que conquistaram espaço na grande mídia.

Durante a entrega do prêmio ao cantor revelação Jackson Ricarte cogitou-se a possibilidade de se realizar um jantar como forma de contribuição para a gravação do CD do artista. Ed Jones, por sua vez, se emocionou com a homenagem feita a Eudson Magrão que, na infância, freqüentava a sua casa. "Itaquera está mudando o conceito de cultura", explicou João Santana. "Cultura aqui não é mais gasto e sim investimento", concluiu.

Amaury Roldan, militante atuante das áreas esportiva e política, passou a compor a comissão de cultura. Ele foi o responsável pela aproximação dos donos do jornal Fato Paulista com a administração local. O evento foi encerrado com um coquetel e com a interpretação das músicas "O bêbedo e o equilibrista" e "O que é o que é".

Voltar para parte I
Voltar para parte II
Voltar para parte III
Voltar para a parte IV

Reconhecimento e homenagem aos artistas da região marcam festa de aniversário de Itaquera - Parte II

... continuação ... - Clique aqui para ler a parte I

Confira agora todos os homenageados, seus currículos e suas respectivas categorias

Expressão Corporal
Angélica Rosa



Formou-se em ballet clássico aos 15 anos e realizou uma série de trabalhos com a dança. Em 1995, passou cinco meses no Japão com uma companhia de dança, onde teve seus primeiros contatos com a meditação. Já no Brasil conheceu o Hatha Yoga e ficou encantada pela prática e a filosofia. Formou-se instrutora e, após substituir uma amiga durante uma aula, não parou mais. Hoje vive do yoga e para o yoga.

Banda Independente
Divindade Ras

A banda Divindade Ras nasceu em Outubro de 2003 cantando com louvor a Jah Rastafári-I (Jesus Cristo) com sabedoria espiritual e mental buscando através de mensagens de justiça, igualdade e amor conscientizar as pessoas de que é possível viver em união e harmonia com nossa própria natureza. É formada pelos músicos: Ras Renato Ramalho, Ricardo Ramalho, Eduardo Sandrini DuDuB, Ian Sol, Edgar Assunção e Ras Douglas. É uma das bandas idealizadoras do projeto Reggae na Rua, que nasceu da união de bandas de reggae da COHAB II - Itaquera, com o objetivo de levar cultura e informação para o povo da periferia, provando que é possível transformar realidades pela música e pela arte.

Cantor e Compositor
Ed Jones


Apaixonado por música, Ed montou sua primeira banda aos 11 anos. Hoje, já com 26 anos de carreira acumula uma bagagem de dar inveja em muitos guitarristas brasileiros. Foi discípulo de Daril Parisi, considerado um dos três melhores guitarristas do Brasil ao lado de Pepeu Gomes e Robertinho do Recife. Além de ser um artista talentoso e reconhecido pelos profissionais da área, Ed Jones é um engajado em causas sociais, tendo contribuído através de serviços voluntários com diversas instituições como a Dom Bosco de Itaquera, e a ONG CAAC (Centro Alternativo de Artes e Cidadania), atuando em toda a Zona Leste.

Cinema
Grupo Alma


A associação ALMA Ambiental - Aliança Libertária Meio Ambiente surgiu em outubro de 2003, a partir do envolvimento de alguns jovens da COHAB José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo, com o universo dos catadores de materiais recicláveis do bairro. O documentário Saindo da Lixeira foi filmado em meio à crise financeira mundial e documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Esses catadores, mulheres, crianças, idosos, a maior parte desempregados que residem em Itaquera, exercem um trabalho que tem grande importância socioambiental, porém tem pouco reconhecimento da sociedade.

Literatura
Valmir de Macedo
Romancista, contista e poeta, o escritor Valmir de Macedo é uma das gratas referências da literatura itaquerense. Figura marcante em saraus e encontros literários Valmir de Macedo já lançou 14 livros, entre eles: O Aventureiro do Sertão, O Degredado e O Filisteu. Nos últimos anos começou a editar e imprimir os próprios livros de forma artesanal, mas que em nada deixam a desejar as suas obras anteriores. Também está produzindo os livros de outros autores da região de Itaquera. Valmir de Macedo contabiliza em sua trajetória centenas de contos de suas autoria, além de poesias e romances.

Voltar para parte I
Voltar para parte II
Voltar para parte III
Voltar para a parte IV

Reconhecimento e homenagem aos artistas da região marcam festa de aniversário de Itaquera - Parte III



Samba
Faeti


Um dos sambistas mais conhecidos do Brasil é de Itaquera, batizado com o nome de Lafaiete Ramos de Novaes, Faeti tem uma carreira consolida e um público fiel. Na década de 80 lançou dois LPs, lançou também um CD e participou de coletâneas da Rádio 105 FM e do Bem Brasil Partido Alto. O seu maior sucesso, "Ben Johnson" integrou as paradas de sucesso de rádios de todo o Brasil. São 25 anos de carreira que fazem de Faeti um orgulho dos sambistas e moradores de Itaquera.

Instrumentista
Eudson Magrão


Ao longo dos seus 22 anos de carreira o guitarrista Eudson Magrão já se apresentou em diversas casas noturnas e clubes como Clube Piratininga, Clube Ipiranga, Estância Alto da Serra, entre outros. Há 14 anos é diretor-proprietário da Escola de Música Compasso Música, por onde já passaram mais de 3000 alunos de Itaquera e bairros vizinhos. Na década de 90 participou como guitarrista do Memorial Raul Seixas, ao lado de outras "feras" como Dário (guitarrista), Foguinho (baterista) e Francklin (vocalista). Com o show Memorial Raul Seixas, Magrão se apresentou em Itaquera e diversos bairros da Zona Leste, além de cidades como a distante Areias, no Vale do Paraíba.

Carnavalesco
Luiz Layk


Coreógrafo, decorador, artista plástico, figurinista e carnavalesco, Luis Layk nasceu e mora em Itaquera. Cresceu no carnaval ao lado da mãe, a simpática dona Zezé, lendária "baiana" da Leandro de Itaquera. A paixão pelo carnaval e a sua vasta experiência em outras áreas o transformaram em um carnavalesco requisitado e conceituado. Ainda não atuou no Grupo Especial do Carnaval paulistano, mas é sucesso na zona norte atuando na Escola de Samba Passo de Ouro, onde para o carnaval 2010 ele assina o enredo sobre a Reciclagem. Formado em Artes Plásticas pela Unicsul, Luis Layk, atualmente cursa pós-graduação em Artes Visuais na Unicastelo.

Dança
Lilly Mutai


Formada em ballet clássico pela Escola Municipal de Bailados , atua há 25 anos como bailarina, coreógrafa e maitre de ballet clássico, ballet moderno, sapateado americano, flamenco e dança de salão. Fez parte do Coral Cênico da Belas Artes e UNIFESP. Fez aulas de canto com Fernanda Maia, Eduardo Fernandes, Guilherme Gracco, sendo classificada como mezzo-soprano. Dançou profissionalmente no Ballet Nacional do Brasil, tendo passado também pelo Ballet da Cidade de São Paulo, no Theatro Municipal. Coreografa para desfiles de moda e com os membros da Cia de Dança Lilly Mutai coreografa para shows musicais de cantores profissionais. Hoje também ministra aulas em sua própria escola, a Escola de Ballet Coppélia, promovendo espetáculos musicais de dança e canto.

Teatro
Jeremias Santos


Cursou a Escola de Artes Dramáticas da USP, o Conservatório Musical de Tatuí -SP e foi aluno do Liceu das Artes e Ofícios de São Paulo.Desde 1983 vem aplicando seus estudos em projetos de oficinas de iniciação teatral, confecção e manipulação de fantoches, modelagem em argila e teatro musical; tendo como público alvo crianças, adolescentes, adultos e 3º idade, em diversas comunidades da capital, principalmente no bairro de Itaquera, onde é morador. Já atuou como cantor e ator profissional em rádio, teatro e tevê. Atualmente tem se dedicado a escrever roteiros teatrais, usando-os em Oficinas que coordena.


Voltar para parte I
Voltar para parte II
Voltar para parte III
Voltar para a parte IV

Reconhecimento e homenagem aos artistas da região marcam festa de aniversário de Itaquera - Parte IV

Parte IV ... Voltar para parte III">Continuação da Parte III

Eduardo Pinheiro entrega homenagem a Chinito


Produtor Artístico
Chinito





Filho de uma das mais tradicionais famílias de Itaquera, Francisco Roldan Pereira, o Chinito, é querido pela maioria daqueles que o conhecem. Com a ajuda de patrocinadores, realizou alguns dos maiores shows na região e no Elite Itaquerense, sendo responsável pela vinda de vários artistas, como Tim Maia, Roberto Leal, Originais do Samba, Jamelão, Bezerra Da Silva e outros. Chinito também promoveu diversos festivais de MPB e de Música Caipira. Produziu shows e lançou diversos artistas de vários estilos. A sua história se confunde com a história cultural de Itaquera, pois sempre produziu e patrocinou das mais variadas manifestações artísticas e culturais do bairro.

Banda de Garagem
B.F.R.- (Baseado em Fatos Reais )


Banda de hard core formada em 2002 por Crido, Alessandro, Thiago e Bolinha, jovens integrantes do Movimento Setor HC, assim batizado na época em que as ruas da COHAB eram delimitadas por setores e identificadas por letras. O movimento surgiu com o objetivo de conscientizar as pessoas do Conjunto José Bonifácio, sobre questões como cultura e meio ambiente, criando assim uma biblioteca comunitária e em seguida a banda. Em seu repertório trazem músicas de contestação social e ecológica; além de instigar o pensamento através de poemas bem empregados durante suas apresentações.

Artes Plásticas
Marcelo Onishi


Artista plástico, exímio desenhista e cartunista. Trabalha com diversos materiais como grafite, giz, pincéis, etc. A cada nova exposição traz os mais variados trabalhos com técnicas diversas. Já participou de eventos no SESC Itaquera e na Estação Brás de trem pelo Projeto Canjica de Marte.
*

*
*
*

Revelação
Jackson Ricarte



Violeiro, cantor e compositor. Nasceu em Senador Pompeu Ceará, mas mora em Itaquera há mais de 15 anos. Aos 11 anos começou a se apresentar influenciado por sua cultura nordestina e apaixonado desde cedo pela música de raiz. Participou da Orquestra Paulistana de Viola Caipira como solista, onde se apresentou por 60 cidades de São Paulo. Há mais de 5 anos vem desenvolvendo oficinas de viola caipira na cidade de São Paulo em espaços como Casas de Cultura e Oficinas Culturais do Estado de SP. Jackson está se preparando para gravar seu primeiro trabalho em 2010.



Voltar para parte I
Voltar para parte II
Voltar para parte III
Voltar para a parte IV

Mais um passo dado para a construção do novo Fórum de Itaquera

O subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, reuniu-se no dia 19/11, no gabinete do Secretário dos Negócios Jurídicos Cláudio Lembo, para dar encaminhamento ao processo de transferência da área municipal, localizada em frente à estação de metrô Corinthians-Itaquera, para o governo estadual construir o prédio do novo Fórum de Itaquera. O custo está previsto em R$ 21 milhões e vai beneficiar mais de quatro milhões de pessoas.

Estiveram presentes o Secretário Especial de Relações Governamentais, Antonio Carlos Malufe, o vereador Paulo Frange, o Secretário Especial de Articulação Metropolitana, Jorge Tadeu Mudalem. Além deles, o juiz diretor do atual Fórum de Itaquera, João Pasini e os representantes da OAB subsecção Itaquera, Dr. Eudecio Ramos e Dr. Antonio Jorge, bem como o ex-presidente da entidade Sidney Liberal.

A construção de um novo fórum, com mais espaço e conforto para todas as partes envolvidas num processo judicial, é uma antiga reivindicação que, nesta gestão, começa a se tornar realidade. As obras devem ser iniciadas em 2010.
O prefeito Kassab defende que esta obra dará melhores condições de trabalho ao Poder Judiciário, o que beneficiará toda a população. "Este é um momento importante e cabe a todos nós parabenizar o fortalecimento que acontece da cidadania em função do fortalecimento do Poder Judiciário".
O Fórum funciona hoje em um prédio alugado - localizado na Avenida Pires do Rio - que não comporta mais a grande demanda. Outra problemática é o acesso dos profissionais e das pessoas que necessitam do Judiciário. "Percebemos esta necessidade e levamos a solicitação ao Prefeito e ao Governador, que aceleraram as tratativas", explicou o subprefeito Laert de Lima Teixeira.
Convênio foi assinado em 2006
Na ocasião, a Subsecção da OAB de Itaquera era presidida por Sidney Liberal que comemorou, em 13/12, a assinatura do convênio entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e os governos do Estado e município.
De acordo com o subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira, advogado por formação, a construção de novos fóruns é um fator importante para a agilização do poder judiciário. "Quanto mais espaços, mais varas instaladas, mais juízes e funcionários trabalhando. Conseqüentemente, a tramitação dos processos será agilizada e o interesse da população será contemplado", finaliza o subprefeito Laert.


*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)


Mudanças Climáticas podem levar ao colapso da Amazônia

Relatório encomendado pela Rede WWF e Allianz SE afirma que outros locais do
mundo também poderão ser afetados

Relatório divulgado hoje na Alemanha afirma que regiões e ecossistemas mais diversos do planeta correm riscos de atingir um ponto de colapso que desencadeia consequências ambientais, sociais e econômicas devastadoras. A Amazônia é uma destas áreas e os efeitos do aquecimento global não ficarão restritos apenas à região. O possível colapso do sistema climático na Amazônia pode gerar impactos econômicos no Centro e Sul do Brasil, em estados como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

O estudo intitulado Pontos de Colapso no Sistema Climático Terrestre e suas conseqüências para o Setor de Seguros (Tipping Points in the Earth's Climate System and Consequences for the Insurance Sector, em inglês), encomendado pela Allianz SE, em parceria com o WWF (World Wildlife Found) e o Tyndall Centre, analisou diferentes cenários de aumento de temperatura para chegar às suas conclusões.

Caso a elevação da temperatura média do planeta seja de 1ºC, em relação aos níveis de pré-industriais, a floresta amazônica pode entrar em colapso, perdendo cerca de 1,6 milhão de km2 de sua cobertura. Para exemplificar um possível impacto financeiro futuro decorrente da perda do estoque de carbono florestal nas áreas impactadas, o relatório utiliza a abordagem do Reino Unido para o shadow price do carbono, na qual um preço é aplicado a tonelada de gás do efeito estufa .

No cenário de 2°C as perdas derivadas da emissão de gases do efeito estufa, poderiam chegar à ordem de U$ 3 bilhões. Se a elevação for superior, entre 3 e 4°C, uma área entre 3,9 milhões e 4,3 milhões de Km2 poderá ser perdida e o valor econômico do carbono nestes casos seria entre US$7,8 bilhões e US$ 9,4 bilhões, respectivamente.

Boa parte das perdas em ambos cenários causaria um impacto significativo no mercado segurador. De acordo com o estudo, as segurados seriam diretamente afetadas pelos efeitos econômicos da seca na região amazônica. Isso implica na desaceleração da economia e na deterioração das finanças públicas.

"A atividade seguradora permeia todos os setores da economia com a função de ressarcir perdas e advertir a coletividade dos riscos que ameaçam sua existência e patrimônio. Por isso, é indispensável ao setor envolver-se diretamente nas mudanças que estão acontecendo no meio ambiente", afirma Max Thiermann, presidente da Allianz Seguros.


2°C - O WWF-Brasil hoje defende que o limiar de 2°C não seja ultrapassado. "São muitos os impactos das mudanças climáticas se formos além desse patamar. Atingir o ponto de colapso significa perdas inestimáveis e definitivas", explica Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. "Esse relatório nos alerta, mais uma vez, para a necessidade de assinarmos um acordo global de clima justo, eficiente e ambicioso em Copenhague em dezembro deste ano", aponta.

Outro impacto no Brasil previsto pelo relatório é o aumento da frequência de secas drásticas na região amazônica. A última ocorreu em 2005 e prejudicou a navegação, gerou graves problemas de abastecimento de água na região, além de matança de peixes, fome e isolamento de dezenas de localidades ribeirinhas por conta do desaparecimento dos rios e igarapés.

Trabalhos recentes sugerem que secas similares àquela de 2005 serão mais freqüentes, passando de uma a cada 20 anos para uma a cada 2 anos ou menos, entre 2025 e 2050, caso se chegue à estabilização em 450 a 550 ppmv (partes por milhão em volume) de CO2 -.

Além de todos os problemas sofridos em 2005, o estudo aponta que as secas podem gerar ainda combustão espontânea, redução de produtividade agrícola e na geração de hidreletricidade. Esses impactos combinados contribuíram, em 2005, com a redução do PIB brasileiro, principalmente em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Somente nos dois últimos, estima-se que as perdas tenham chegado a US$ 16 milhões. Em 2004, Paraná e Rio Grande do Sul detinham 17,8% do PIB brasileiro.

"E é preciso lembrar que os custos econômicos são apenas uma parte da conta. Os possíveis impactos socais e ambientais são incalculáveis. O preço de mudar a economia do país e do mundo para uma economia de baixa emissão de carbono é muito menor", afirma Carlos Rittl, coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil. "Esperamos que as metas de redução de emissões anunciadas recentemente pelo governo federal se transformem em um plano de ação de baixo carbono," acrescenta.


Pelo mundo

Também segundo o documento, haverá derretimento das massas de gelo da Groenlândia e do Escudo de Gelo Antártico Oeste - West Antarctic Ice Shield (WAIS) - o que poderia elevar o nível do mar em 0,5 metro até 2050. O relatório aponta também que o aumento do nível dos oceanos irá afetar a costa leste dos EUA e poderá transformar a Califórnia em uma região de clima árido. Além disso, distúrbios nas monções indianas de verão na Índia e no Nepal podem afetar centenas de milhares de pessoas e custar bilhões de dólares.

"Como seguradores e investidores, devemos preparar nossos clientes para esses cenários, enquanto ainda temos margem de manobra. Definir os prêmios de forma adequada e sustentável é de interesse vital de todos os envolvidos, porque essa é a única maneira de garantir que as soluções de cobertura continuem a existir", diz Clemens von Weichs, secretário-geral da Allianz Reinsurance.

O setor de seguros hoje aprendeu muito a partir das suas experiências com os sinistros de porte causados por furacões como Andrew (1992), Ivan (2004) e Katrina (2005). Modelos melhores ajudarão as pessoas a entenderem a frequência e a força dos desastres naturais. "Porém, modelos melhores não serão suficientes para proteger o clima", explica Michael Bruch, da Allianz Global Corporate & Specialty, a seguradora industrial do Grupo Allianz. "O componente humano tem desempenhado um papel cada vez maior na redução do risco decorrente de desastres naturais, tanto em termos de gestão de risco, como de combate às causas humanas da mudança climática".

Para mais informações:
Allianz Seguros:
Lucila Lopes, assessora de Comunicação da Allianz Seguros: lucila@communicabrasil.com.br
tel: 11 3868-0300

WWF-Brasil:
Mariana Ramos, assessora de Comunicação: marianaramos@wwf.org.br, tel.: 61 3364 7404, 61 8175 3788


WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Allianz Seguros
No país há 105 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1400 funcionários e com o apoio de 14 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. Nos segmentos de Property & Casualty, a Allianz SE é lider global. O grupo possui 180 mil funcionários que atendem cerca de 80 milhões de clientes em mais de 70 países. É líder global em serviços financeiros e figura no 20º lugar na lista atual da revista norte-americana Fortune. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apóia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).

PATÊ MAISON


PATÊ MAISON APRESENTA QUATRO NOVOS SABORES EM SUA LINHA DE TERRINES E PATÊS DE CORTE

Coloridos e cheios de sabor, os pratos são diferentes e têm iguarias especialmente selecionadas que vão dar água na boca; práticos, podem ser servidos em quaisquer etapas da refeição: da entrada ao prato principal

As terrines e patês foram criadas na época da revolução francesa, quando havia escassez de alimento. Durante um dos períodos mais famosos da história, os franceses resolveram adaptar e utilizar as carnes disponíveis da caça. Para as receitas, as iguarias foram picadas, marinadas, condimentadas, envoltas em gordura animal para mantê-las preservadas e acondicionadas em peças de terracota.

Patê Maison é o nome de uma receita de terrine francesa a base de presunto e fígado de ave e que deu o nome ao buffet dirigido por Olga Vieira Pinto há mais de 25 anos. Para o final de ano para as ceias de Natal e Réveillon, o buffet Patê Maison lança quatro novos sabores em sua grife de produtos para o varejo baseada apenas nesses pratos.

Tendo sempre como elemento base a proteína animal, as quatro novas receitas são misturas de temperos e iguarias muito apreciadas pelos mais exigentes paladares. Frango, salmão com purê de ervilhas, presunto e a tradicional Campagne – carnes suína e bovina, ervas e especiarias -, prometem sucesso total.

Para ter a especialidade em sua mesa durante as festas de Natal e Réveillon, o Patê Maison aceita encomendas até segunda-feira, dia 21 de dezembro. O preço é de R$ 96,00 o quilo e os pedidos devem ser feitos por telefone (11) 3031-6987 (encomendas a partir de 300g).

Terrinas e patês

Pouco difundidas no Brasil, as terrines ou patês (não há diferença na França entre terrines e patês. Naquela região o patê não é só um alimento pastoso) são pratos extremamente versáteis, e que podem ser servidos em qualquer etapa da refeição.

Deliciosas e multicoloridas, as terrines podem ser servidas como aperitivo, como entrada guarnecidas de salada ou até mesmo como prato principal, tamanha suas possibilidades. Os ingredientes podem variar, tornando as receitas ainda mais saborosas.
*
*
*
Publicidade:
Preços e produtos sujeitos à alteração mediante disposição em estoque:

4º Concurso Avistar Itaú BBA - Fotos de Aves

4º Concurso Avistar Itaú BBA abre inscrições dia 25 de novembro para premiar fotos de aves brasileiras


Concurso de fotos para amadores e profissionais começa a receber inscrições na próxima quarta-feira; candidatos podem enviar até 6 fotos digitais para o site www.avistarbrasil.com.br/concurso; prêmio "Vox Populi", que permite a participação dos internautas, é a grande novidade deste ano; R$ 62 mil serão distribuídos em prêmios; prazo termina em 22 de fevereiro de 2010


São Paulo, 23 de novembro de 2009 – Rede de fomento à observação de aves, a AvistarBrasil anuncia o 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias “Aves Brasileiras”. Os interessados podem enviar suas fotos digitais a partir do dia 25 de novembro, próxima quarta-feira. Nesta edição, Guto Carvalho, organizador, introduz o voto popular pela Internet Prêmio “Vox Populi", a grande novidade do concurso, que em pouco tempo já chamou a atenção do público e de profissionais do exterior que participam do júri.

Qualquer pessoa pode se inscrever no site www.avistarbrasil.com.br/concurso, explica Carvalho, também birdwatcher, nome em inglês que significa observador de aves. Fotógrafos amadores poderão concorrer com o uso de máquinas digitais compactas (modelos de câmara SLR não serão aceitos na categoria “Primeiras Aves”). Profissionais da fotografia também poderão concorrer, claro.

São aceitas até seis fotos digitais por candidato. Cada foto deverá ser enviada com o máximo de 1 Megabyte.

A regra para todos é que as aves nativas clicadas estejam em liberdade e em território nacional. Tanto brasileiros quanto estrangeiros têm direito a se inscrever. Com patrocínio do Banco Itaú BBA, o concurso vai distribuir R$ 62 mil em prêmios. O prazo termina em 22 de fevereiro de 2010.

O organizador informa que serão distribuídos até 35 prêmios, além do prêmio especial “Vox Populi”, escolhido pelo júri entre as 10 fotos melhor qualificadas pelos internautas que enviarem seus votos.

O sistema de qualificação do “Vox Populi” é inovador e usa avançadas técnicas de “data-mining”. Depois de disponibilizado no site, o internauta poderá escolher a melhor entre duas fotos apresentadas a cada vez. Dessa maneira a decisão é facilitada e o sistema se encarrega de estabelecer os parâmetros estatísticos. O início do “Vox Populi” será anunciado posteriormente pela AvistarBrasil.

“O concurso Avistar Itaú BBA é uma prova que as atividades de preservação do meio ambiente, incentivo à educação referente ao conhecimento da avifauna, e simplesmente a observação de pássaros já estão sendo bastante praticadas no Brasil”, afirma Carvalho. Ele lembra que o birdwatching tem cerca de 15 mil adeptos no país.

Os interessados, adultos ou mesmo crianças, poderão inscrever até 6 (seis) fotos em cores, digitais _ou convencionais digitalizadas. São três as categorias do concurso: “Melhor Fotografia” (escolhida pela qualidade fotográfica), “Melhor Registro” (serão considerados a raridade da espécie e o momento especial da foto) e “Primeiras Aves” (específica para iniciantes).

O fotógrafo deve escolher a categoria, sendo excludentes entre si as categorias “Melhor Foto” e “Primeiras Aves” _ele ressalta, novamente, que na categoria “Primeiras Aves” não serão aceitas imagens feitas com câmara SLR _aquelas câmaras profissionais de lentes intercambiáveis.

O participante deve enviar as fotos em formato .jpg no tamanho de até 1 Megabyte para o site www.avistarbrasil.com.br/concurso. Se a foto for convencional, deve ser scanneada na mesma resolução dos arquivos digitais.

Detalhe importante: os arquivos originais serão exigidos em caso de premiação. Por este motivo, ele recomenda que os originais estejam preferencialmente no formato raw.

Close
Serão três vencedores para cada categoria e até 24 menções honrosas além do prêmio “Vox Populi”. As fotos premiadas serão expostas na AvistarBrasil 2010 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, de 13 a 16 de maio próximo.

No último concurso, perto de 7,3 mil fotos foram enviadas. Este ano ele acha que o total poderá chegar a 30% a mais. “A cada ano temos novidades e o nível dos participantes fica realmente melhor. Mesmo entre os amadores tivemos fotos que nos surpreenderam em vários aspectos. Foi uma seleção trabalhosa mas que nos deixou extremamente satisfeitos”, complementa.

O júri para o 4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografias “Aves Brasileiras” é formado por pelo brasileiro Roberto Linsker, publisher da editora Terra Virgem, especializada em natureza, e o editor espanhol Josep Del Hoyo, publisher da “Handbooks of the Birds of the World”, enciclopédia de aves do mundo da Lynx Edicions, de Barcelona, além de Arthur Morris, fotógrafo norte-americano mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves, entre outros.

Com patrocínio do Banco Itaú BBA, realizado pela AvistarBrasil o concurso tem apoio da BirdLife/SAVE Brasil e do site O ECO.

4º Concurso Avistar Itaú BBA de Fotografia - “Aves Brasileiras”:
* Aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros ou não;
* Tema: ave(s) brasileira(s) em liberdade fotografada(s) em seu habitat natural, em qualquer lugar do Brasil;
* As fotos devem ter até 1 Mb, em cores, resolução mínima de 3,6 Mpixel e ser enviadas em arquivos na extensão jpg;
* Os escolhidos para premiação deverão apresentar o arquivo original.
* Inscrições: 25 de novembro de 2009 a 22 de fevereiro de 2010 no site www.avistarbrasil.com.br/concurso
* Categorias: “Melhor Fotografia”, “Melhor Registro”, “Primeiras Aves” (iniciantes);

Prêmios:
“Melhor Fotografia” e “Melhor Registro”:
1º lugar R$ 8 mil
2º lugar R$ 5 mil
3º lugar R$ 2 mil

"Primeiras Aves" (Iniciantes):
1º lugar R$ 5 mil
2º lugar R$ 2 mil
3º lugar R$ 1 mil

Menção honrosa: R$ 500

Prêmios especiais a critério do Júri: R$ 4 mil
Prêmio Especial “Vox Populi” : R$ 4 mil

Comissão julgadora:
* Arthur Grosset, fotógrafo escocês especializado em aves reconhecido internacionalmente;
* Arthur Morris, fotógrafo norte-americano mundialmente reconhecido como um dos mais importantes fotógrafos de aves - http://www.birdsasart.org/;
* Edson Endrigo, fotógrafo brasileiro especializado em aves e autor de livros sobre pássaros;
* Josep Del Royo, editor e criador do Handbook of Birds of the World e integrante do Conselho Mundial da BirdLife International;
* Luiz Fábio Silveira, professor do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo e curador associado do Museu de Zoologia da USP;
* Pedro Ferreira Develey, biólogo e diretor de conservação da BirdLife/SAVE Brasil;
* Roberto Linsker, fotógrafo e publisher da Terra Virgem Editora, premiado com o “Picture of the Year 2002”, da revista National Geographic, e com 31º Prêmio Abril de Jornalismo na Categoria Cultura (2006).
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque

Rejuvenescidos, com medidas reduzidas e felizes da vida

São estas as premissas do Programa Verão da Clínica Horibe criado pelos cirurgiões plásticos Dra. Edith e Kose Horibe - expoentes em Gestão Anti Envelhecimentos e pioneiros da Estética Médica- que viabiliza a realização do do sonho de homens e mulheres que já podem fazer as pazes com o corpo, inclusive dar "tchau" a um visual triste e envelhecido, com o músculo do tchauzinho firme.
Para tanto, é necessário investir três meses em procedimentos estéticos associados, que de forma personalizada e individual conseguem melhorar o tônus da pele, deixando o rosto rejuvenescido e o corpo mais firme, sem o acúmulo localizado de gordura que ajuda a deixar mais longe a celulite e estrias. Segundo a cirurgiã, Dra Edith Horibe, "Ninguém merece passar as festas de final de ano com o semblante triste, devido as maças do rosto estarem caídas, com vincos ao redor dos lábios e olhos, sem falar na flacidez do pescoço e do contorno facial".

A médica explica que após avaliação do paciente é possível recorrer aos preenchimentos, peelings, ao fio lifting e ao botox, entre outras opções para o rejuvenescimento facial mesmo nesta época do ano. Segundo Dra. Edith, os fios de polipropileno, inclusive o Happy Lift que é absorvível, são ideais para resolver problemas de flacidez no rosto, nos braços, glúteos, interno de coxas, e para deixar o abdômen ficar mais charmoso.
Gordura localizada, estrias e celulite são os pontos altos do Programa Verão da Clínica Horibe que não economizou em recursos quando uniu tecnologia, massagens, ativos e a experiência de profissionais que são referência na área, ainda mais depois do sucesso do Programa Gestão de Idade elaborado pelos respectivos médicos, que estruturaram a viabilidade da longevidade com saúde e produtividade em 6 pilares fundamentais: 1- Bem Estar mental e espiritual através de técnicas e orientações da física quântica e meditação, 2- Otimização hormonal- modulação com hormônios bioidênticos, 3- Suplementação nutricional, 4- Alimentação Antienvelhecimento com alimentos funcionais, 5- Exercícios físicos regulares, e 6- Tratamentos Estéticos.
O Programa Internacional de Gestão da Idade da Clínica Horibe é certificado pela Cenegenics (EUA), e formatado para manter seu corpo dentro dos padrões biológicos da melhor performance, adequando o relógio biológico para uma idade específica, para recuperar a vitalidade, o equilíbrio e a saúde, prevenindo doenças crônicas e retardando o envelhecimento. Visa estimular novos hábitos e ampliar a consciência para uma vida com saúde, qualidade e produtividade durante toda a existência. " Temos consciência de que podemos ajudar as pessoas a conquistarem não só um corpo e rosto mais firmes, assim como um estado de espírito renovado e confiante", conclui Dra Edith.


Currículo Dra. Edith Horibe
Cirurgiã Plástica com Doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Coordenadora e Professora do Curso de Pós-Graduação lato Sensu sobre Gestão Antienvelhecimento na Universidade Cruzeiro do Sul
Professora de Pós Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo-EPM de 1999 à 2005.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Membro da International Confederation for Plastic Reconstructive Aesthetic Surgery
Presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (ABMAE)
Autora de Livro e inúmeras pesquisas científicas publicadas em revistas internacionais
Pesquisadora e Conferencista Nacional e Internacional
*
*
*
Publicidade:
Produtos e preços sujeitos à alteração de acordo com disponibilidade no estoque



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fique de perfil: Rinoplastia dá um up para a vida

Embora não tão lembrado quanto as rugas e flacidez, o nariz também é um forte indicador dos sinais do tempo no rosto. Com a idade, sua ponta fica mais caída, as cartilagens mais aparentes, os poros abrem, cooperando bastante para uma aparência mais “envelhecida”.

Assim, a rinoplastia também é uma boa aliada das cirurgias plásticas de rejuvenescimento, com procedimentos simples que ajudam a dar uma aparência bem mais jovial, aumentar a auto-estima, causar sensação de bem-estar, além de, muitas vezes, fazer com que a pessoa respire melhor.

Um nariz bem modelado, mas com aparência natural, pode ajudar não só nas questões estéticas e funcionais, mas até psicológicas, recuperando o “ar de confiança”, ao conferir um conjunto mais harmonioso e jovem, diz Alexandre Barbosa, titular da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

O nariz, além de importante estrutura do aparelho respiratório, tem um apelo estético muito importante. Localizado na região central da face, está intimamente ligado à maneira como a pessoa se percebe, muitas vezes refletindo na sua própria personalidade e qualidade de vida.

A rinoplastia procura redimensionar a forma do nariz, diminuir ou aumentar seu tamanho, em busca de um rosto mais harmonioso. É uma das cirurgias maus freqüentemente realizadas, porém uma das que mais existe técnica e senso artístico do cirurgião.

Alexandre Barbosa recomenda que a técnica seja feita com cirurgiões plásticos que já tenham realizado bastantes rinoplastias, pois é ainda uma das cirurgias estéticas que mais preocupa quanto ao resultado. Além de ser cirurgia de muitos detalhes, se não realizada com profissional ou técnica adequados, o resultado pode não corresponder à expectativa do paciente é muito importante para que o especialista saiba o que o cliente deseja e o que é possível ser realizado.

Como é:
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou geral e dura, em média, duas horas. É necessário deixar um curativo nas narinas por 24h para prevenir sangramentos. Após sete dias, o paciente poderá ver seu novo nariz, ainda que inchado. Entretanto, o resultado definitivo será visível em três ou quatro meses.

Quem pode?
Nariz grande e dorso muito alto, de ponta muito grossa, de ponta pendente ou de ponta alta tipo “pinóquio’, de ponta achatada e larga, de dorso torto, pequeno e de dorso insuficiente... para cada uma das deformidades existe um tipo adequado de técnica cirúrgica, o que torna a rinoplastia um procedimento muito minucioso.

Segundo o Dr. Alexandre, a rinoplastia, assim como todos os procedimentos estéticos, pode trazer bem estar ao paciente, porém nenhum tratamento de beleza é completo se não for dirigido à melhoria da beleza interior.

Serviço:
Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo
Tel: (11) 3887 0100

Sobre o Dr. Alexandre Barbosa:
Dr. Alexandre Barbosa formou-se em Medicina pela PUC Campinas, em 1991. Fez residência em cirurgia geral e plástica no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e se tornou especialista em cirurgia plástica em 1996. Atualmente, é sócio-proprietário da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo.

*
*
*
Publicidade:
(Preço e estoque por tempo limitado)

Esterilização do bisturi à roupa do dentista

Solução à base de ácido peracético, o Proxitane pode ser utilizado na desinfecção e esterilização em consultórios odontológicos. Biodegradável, o produto tem baixa toxidade e não causa alergias.

O Brasil registrou 374,8 mil casos de hepatites A, B, C e D na última década, segundo o Ministério da Saúde. A doença está entre as mais transmitidas dentro dos consultórios dentários, principalmente as hepatites B e C. As clínicas odontológicas também estão expostas à contaminação de gripe A, herpes, tuberculose, sífilis e outras doenças infecto-contagiosas. Para proteger a saúde dos profissionais e dos pacientes é necessário cumprir à risca os protocolos de esterilização e desinfecção em equipamentos, utensílios e vestimentas.
O desafio dos dentistas reside ainda na escolha dos produtos mais indicados para a tarefa, uma vez que o uso do glutaraldeído foi restrito em alguns Estados e proibido em outros, como no Rio de Janeiro; e o álcool tem baixo espectro de ação, além de danificar superfícies pintadas. "Foi atestado que o glutaraldeído é cancerígeno e ele está saindo do mercado. Temos o quaternário de amônia, mas que age em poucos tipos de bactéria", conta o dentista Sílvio Sakuno.
Para desinfecção de utensílios e de bancadas uma das opções mais indicadas é o Proxitane, uma solução pronta para uso à base de ácido peracético. De baixa toxidade, o Proxitane não causa alergias, é biodegradável e apresenta compatibilidade com a maioria dos materiais presentes em um consultório: aço-inox, ligas de alumínio, plástico, borrachas, porcelanas, tecidos, etc. "O produto é reconhecido internacionalmente como o mais rápido esterilizante químico. Depois de 10 minutos de imersão no Proxitane, os utensílios podem ser enxaguados com soro fisiológico estéril para serem utilizados novamente", explica o mestre em Microbiologia e diretor-técnico,

Carlos Henrique Christo.
O produto tem ainda poder de esterilização (conforme a aplicação) e é eficaz sobre a Micobacterium chelonae, umas das bactérias mais resistentes. Se comparado com sistemas de autoclave, o Proxitane tem custo mais baixo, age em menor tempo e não escurece ou oxida.
*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)



Certificação na área da saúde aumenta a segurança dos pacientes e diminui riscos de atendimento

Como a implantação de processos de qualidade com Sistemas de Acreditação pode contribuir positivamente para o cenário da saúde no Brasil
A certificação de qualidade nos serviços de saúde oferecidos no Brasil é um tema que começa a ser discutido pela população. Na maioria dos hospitais da Europa, dos Estados Unidos e Canadá, o principal parâmetro utilizado para a escolha de um serviço de saúde pela população é a Acreditação Hospitalar. Antes de tudo, é preciso entender o que é acreditação e difundir este conceito à população brasileira.
Acreditação é a metodologia utilizada mundialmente que certifica a qualidade no atendimento e gestão de instituições de saúde. O IQG (Instituto Qualisa de Gestão), empresa líder do setor no Brasil e na América Latina (com mais de 160 instituições certificadas), aplica duas metodologias de certificação: a brasileira da Organização Nacional de Acreditação - ONA e a internacional Canadense.
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) emprega padrões de desempenho voltados aos processos de cuidados ao paciente e à gestão de serviços. A Acreditação Canadense (Accreditation Canada) tem como foco a segurança do paciente e boas práticas no atendimento.
Acreditação é mais que um diferencial competitivo de mercado, seu direcionamento está na implantação de uma ferramenta de gestão que visa a profissionalização das instituições de saúde, associada à utilização de boas práticas em prol da segurança do paciente, o que resulta em um uso balanceado e eficiente dos recursos, diminuindo riscos e atos não seguros no atendimento.
Neste cenário, o prestador de serviços, as fontes pagadoras e o paciente estão inseridos em um ambiente mais adequado. 'O Sistema de Saúde Mundial passou do objetivo de evitar somente riscos financeiros institucionais para o de tornar o atendimento mais seguro. Estamos trabalhando para que a população possa compreender este conceito e poder ter a Acreditação como mais um critério de escolha dos serviços assistenciais', explica Dr. Rubens J. Covello, CEO do IQG.
Segundo a Associação Médica Americana, estima-se que cerca de 100 mil pessoas morram nos EUA vítimas de eventos adversos. Esta alta incidência resulta em uma taxa de mortalidade maior que as atribuídas a AIDS, câncer de mama ou atropelamentos, por exemplo. Uma instituição acreditada trabalha com metas e prazos. Por exemplo: o objetivo é diminuir em 50% o número de pneumonias causadas por ventilação em UTI até dezembro de 2010. 'Não adianta implantar um sistema de qualidade sem metas, prazos e mensuração. O foco deve ser sempre no paciente', finaliza Dr. Rubens.

Sobre o IQG
Empresa líder no mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde. Em 15 anos de atuação, o Instituto está presente em 19 Estados brasileiros e possui 75% do mercado nacional de acreditação, tendo acreditado 85% dos hospitais, 90% dos bancos de sangue e 100% dos Serviços de Oncologia. Nos últimos 3 anos, realizou 166 certificações e 161 cursos de educação continuada com foco em gestão da qualidade e programas de segurança do paciente.

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)


O Quebra Nozes > 13, 19 e 20/12 no Teatro Bradesco

Com Thiago Soares, Marianela Nuñes e Cia Brasileira de Ballet

Uma das mais importantes peças da dança clássica de todos os tempos, o famoso conto de natal ocupa o palco do Teatro Bradesco em dezembro, reunindo estrelas do Royal Ballet de Londres e a companhia carioca que é considerada o maior celeiro de novos talentos da dança no país

Entre todos os grandes balés do repertório clássico existente, “O Quebra Nozes” continua a ser até hoje um dos que mais seduz e atrai o público. Dançado por todas as grandes companhias de dança do mundo, “O Quebra Nozes” é um conto de natal que estreou no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, na Rússia, em 1892, e é considerado hoje uma das obras primas do compositor Peter Tchaikovsky e do coreógrafo Marius Petipa.

Considerado o espetáculo ideal para esta época do ano – não só pela beleza de sua música (a Suíte Quebra Nozes é considerada a música clássica mais gravada de todos os tempos) e pela envolvente história, mas também por seu apelo junto ao público de diferentes faixas etárias, “O Quebra Nozes” volta aos palcos paulistas em dezembro, reunindo no recém inaugurado Teatro Bradesco duas grandes estrelas da dança internacional na atualidade – o brasileiro Thiago Soares e a argentina Marianela Nuñes, ambos astros do Royal Ballet de Londres e a Cia Brasileira de Ballet, instituição que com pouco mais de 10 anos de atividade já se destaca no panorama da dança nacional, tendo lançado diversos novos talentos exportados para grandes companhias internacionais.

As apresentações de “O Quebra Nozes” em São Paulo acontecem nos dias 13 de dezembro (domingo), às 16 horas, dia 19 de dezembro (sábado), às 21 horas e dia 20 de dezembro (domingo), às 16 horas. O espetáculo também terá outras apresentações fechadas, destinadas ao público do shopping.

O Quebra Nozes



A ação se passa em Nuremberg, no princípio do século XIX. Narra-se a história de Drosselmeyer, um velho e misterioso fabricante de relógios e brinquedos mecânicos. Quando trabalhava no Palácio Real, Drosselmeyer inventou uma armadilha que matou metade dos ratos. Para se vingar, o maldoso Rei dos Ratos resolveu raptar o sobrinho de Drosselmeyer e o enfeitiçou com uma maldição, de modo que seu tio não mais o reconhecesse, fazendo com que o menino se transformasse num feio boneco Quebra Nozes nas noites de Natal. Para que Drosselmeyer volte a reconhecer seu sobrinho, é preciso quebrar o feitiço. A única maneira de Quebra Nozes desfazer a maldade do Rei dos Ratos é matá-lo e, mesmo com uma aparência ruim, conseguir ser amado por uma bela jovem.

Durante o Natal o médico e prefeito da cidade Jans Stahlbaum e sua esposa, fazem uma linda festa para seus parentes, amigos e crianças do orfanato Frone Kinder. A nobre e tradicional celebração é esperada com ansiedade pelos filhos do casal, Clara, Fritz e Louise. Para Clara, este será um Natal ainda mais especial.

Enquanto todos se divertem, Clara passa a prestar atenção num menino diferente que está entre os convidados. O que ninguém sabe é que trata-se do sobrinho do Dr. Drosselmeyer, padrinho de Clara e que todos os anos entrega presentes na festa. Drosselmeyer chega ao salão e rapidamente entretém a todos com seus bonecos mecânicos dançantes e de aspectos humanos. Clara recebe um presente muito especial: um encantador Quebra Nozes, que parece um soldado. Clara fica encantada com o brinquedo mas seu irmão, com inveja, deixa o boneco cair. O estranho menino do orfanato pede a Drosselmeyer que conserte o boneco para ela. Em forma de agradecimento, Clara dá um beijo no novo amigo.

Quando chega a noite Clara vai para o quarto, mas sem conseguir dormir, volta para a sala. De repente, em um misto de sonho e fantasia, a árvore começa a crescer, os bonecos-soldados tomam vida e travam uma batalha com os ratos. O Quebra Nozes também ganha vida e defende Clara. Depois de uma batalha feroz, o Quebra Nozes mata o Rei dos Ratos e cai no chão. Desesperada, Clara se põe a chorar por achar que o boneco está morto. O feitiço é quebrado, o Quebra Nozes volta a ser o menino e Drosselmeyer reconhece seu sobrinho.

Drosselmeyer envia Clara e seu sobrinho a uma mágica viagem pelo Reino das Neves, onde eles encontram o Rei e a Rainha. A dança dos Flocos de Neve deixa os dois encantados. Seguindo viagem, chegam até o Reino dos Doces, a bordo de um lindo trenó, onde a Fada Açucarada é a rainha. Ao saber da chegada de Clara e de seu acompanhante, a Fada e seu Príncipe convocam todo o povo do Reino para um grande espetáculo em honra aos visitantes. Ao fim da apresentação, todos se despedem de Clara. Dr. Drosselmeyer reaparece para, enfim, levar seu sobrinho de volta para casa.



Cia Brasileira de Ballet

Criada em 1967 pelo industrial Paulo Ferraz, incentivado por sua esposa, a bailarina Regina Ferraz, a Cia. Brasileira de Ballet teve sua estréia no Teatro Novo (antigo Teatro República, hoje sede da TVE). A CBB surgiu para cultivar a arte da dança e colaborar na descoberta de novos valores artísticos. O elenco de estréia, em grande parte, foi constituído por bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e teve como coreógrafos Tatiana Leskova, Dennis Gray, Eugênia Feodorova, Davi Dupré e outras pessoas que também se tornaram grandes nomes da dança no mundo inteiro. A CBB se desfez logo depois e em 2001, por indicação de grandes personalidades da dança, teve seu nome cedido ao professor Jorge Texeira, em reconhecimento a sua luta pela divulgação do balé clássico e pelo trabalho técnico e artístico desenvolvido por ele e seus alunos.
Formada por alguns dos mais talentosos jovens bailarinos da atualidade, a CBB vem trabalhando com a mesma garra e determinação vivenciadas em 1967. Um dos principais objetivos é resgatar o interesse do público em geral pelo balé clássico. Também é motivo de orgulho ter em seu repertório balés neo-clássicos e contemporâneos, criados por talentosos jovens coreógrafos da atualidade, nomes como Henrique Talmah, Heron Nobre, Mário Nascimento, Ramon Reis, Ricardo Scheir e Sergio Lobato , entre outros.
Atualmente a CBB se destaca no cenário das grandes companhias de dança nacionais, fazendo apresentações ao lado de diversas personalidades como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Cláudia Mota, Áurea Hämmerlli, Marcelo Misailidis e Vitor Luís, todos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Roberta Marques e Thiago Soares, do Royal Ballet, Renata Pavan e Herman Cornejo, do American Ballet Theatre, Jaun Pablo Ledo, do Teatro Colón, Aidos Zakan, do Ballet Teatro Michailov.
O brilhantismo e a técnica de seus bailarinos têm levado a CBB a diversas apresentações fora do Brasil, como na Argentina, Estados Unidos, Suíça, China, e em Mônaco, onde em março do próximo ano será a representante oficial da América Latina no "Monaco Dance Forum 2010", e ainda em 2010, na Espanha e República Dominicana. No Brasil tem sido convidada para se apresentar em diversas cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Belém do Pará, Recife, Ourinhos, Olinda, Barbacena, Vitória, Camaçari, Santos, Cabo Frio, Macaé, Juiz de Fora, Petrópolis, Friburgo, Joinville, Florianópolis, além do Rio de Janeiro, onde se apresenta constantemente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro João Caetano, Teatro da UERJ e Vivo Rio.
Dentre os muitos prêmios conquistados pela Direção da Cia estão a Medalha Pedro Ernesto, Moção de Congratulações, da Câmara Municipal do RJ, pelo trabalho desenvolvido pela CBB; Prêmio de Melhor Espetáculo do Ano, em 2006, dado pela Prefeitura de Cabo-Frio; Premio Dedicadión, em 2007, concedido pelo XIII Certamen Internacional de Danzas – Danzamérica, em Córdoba, Argentina; Prêmio Cultura Nota 10, concedido pelo Instituto Cultural Cidade Viva, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e UNESCO; Prêmio de Melhor Grupo do Festival de Dança de Joinville em 2008 e 2009; além de diversos prêmios internacionais que foram conquistados pelos bailarinos da CBB nos Estados Unidos, Austrália, Argentina, Suíça e China.
Site: http://www.conservatoriodanca.com.br/1024x768pt.htm


Thiago Soares e Marianela Nuñes



O niteroiense Thiago Soares é hoje um dos grandes nomes da dança mundial. Primeiro bailarino da conceituada Royal Ballet de Londres, posição alcançada em apenas dois anos de companhia, em 2004, Thiago traçou uma carreira meteórica graças ao seu talento incomum, descoberto quando ainda se dedicava ao street dance. Tudo começou na Escola de Circo, no Rio de Janeiro, onde entrou quando tinha dez anos de idade. Lá, aprendeu técnicas de acrobacia e controle corporal. Aos 16, ingressou no Centro de Dança do Rio, para estudar jazz e dança moderna. Sua professora o incentivou a estudar balé clássico. Os prêmios rapidamente se sucederam: Medalha de Prata no Concurso Internacional de Niterói, Medalha de Ouro e Prêmio melhor Partner, no Festival Tápias; Primeiro lugar na Categoria Profissional do XVI Festival de Dança de Joinville; Prêmio Aldo Lotufo e Melhor Bailarino do Conselho Brasileiro de Dança. Em 1998, com apenas 18 anos, recebia sua primeira grande premiação – a Medalha de Prata no Concurso Internacional de Dança de Paris.

No mesmo ano, ingressou no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde em pouco tempo se destacou. Em 2001, nova consagração: ganhou a Medalha de Ouro no Concurso Internacional de Ballet do Teatro Bolshoi. O feito lhe valeu um convite do Kirov Ballet para integrar seu quadro de aprendizes por uma temporada. Em cem anos de história, Thiago foi o segundo estrangeiro a participar da mítica companhia. Antes dele, houve apenas o cubano Manuel Carreño, atualmente no American Ballet Theater. Em 2002, apresentou-se para a rigorosa diretora artística do Royal Ballet, Monica Mason. Aprovado, foi convidado a integrar a companhia inglesa, inicialmente dançando em papéis pequenos, mas em pouco tempo ganhou a posição de primeiro bailarino da companhia. Em 2005 ganhou o prêmio de ‘Artista revelação masculino de dança clássica’ (Outstanding Male Artist – Classical), conferido pela Associação dos Críticos Internacionais de Dança, considerado o Oscar da categoria. Além da elogiada “técnica poderosa e refinada”, suas qualidades como ator contribuíram para sua impressionante presença de palco.

Marianela Nuñez nasceu em Buenos Aires e iniciou aulas de dança com 3 anos de idade. Aos 8 entrou no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, onde estudou até ser convidada a integrar o corpo de baile da Companhia, com apenas 14 anos de idade. Foi selecionada para participar em uma excursão como solista, com o Ballet Clasico de la Habana, Cuba. Em 1997, Maximiliano Guerra a escolheu como partner para dançar com ele no Uruguai, Espanha, Itália e no Festival de Ballet do Japão. Foi então convidada para excursionar com a companhia de balé do Teatro Colón na Europa e nos EUA como bailarina convidada.


Em setembro de 1997, sem falar uma palavra em inglês, entrou para o Curso de Pós-Graduação do The Royal Ballet School e no final do ano dançou o papel principal no Soirée Kenneth MacMillan Musicale bem como o papel-título do III ato de Raymonda. Entrou para o The Royal Ballet no início da temporada 1998/99 e foi promovida a Primeira Solista em 2001 e Primeira Bailarina em setembro de 2002.



Ficha técnica


Ballet com Prólogo e 2 Atos

Música – Piotr Ilitch Tchaikovsky

Libreto Original – Marius Petipa

Direção, Remontagem, Adaptação e Coreografia – Jorge Texeira

Assistente de Direção – Saulo Finelon

Cenário – Carlos Alberto Delarmelino e Glauco Bernardi

Figurinos – Tânia Agra

Iluminação – Deise Calaça

Ensaiador – Tadheo de Carvalho

Assistente de Coreografia – Henrique Talmah

Direção Técnica – Deise Calaça e Elinah Jacqueline



Serviço



Datas: 13, 19 e 20 de dezembro

Local: Teatro Bradesco
http://www.teatrobradesco.com.br
Endereço Teatro: Piso Perdizes do Bourbon Shopping São Paulo - Rua Turiassu, 2100, Pompéia

Vendas: 4002-0019 (Disque DellArte Nacional) 11 2063-5087 (Cia dos Ingressos) 11 3670-4121 (Bilheteria) e 4003-1212 (Ingresso Rápido)

Abertura vendas: 28/nov
www.ingressorapido.com.br

Censura: Livre

Data: 13 de dezembro (domingo)
Horário: 16h

Data: 19 de dezembro (sábado)
Horário: 21h

Data: 20 de dezembro (domingo)
Horário: 16h

Preço: R$ 80,00

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Reciclagem de óleo de cozinha é destaque em projeto no interior paulista

Dar um destino ecologicamente correto para o óleo de cozinha usado. Esse é o objetivo do Projeto Reviva o Óleo, uma iniciativa da Brejeiro, empresa brasileira que atua nos mercados de soja e arroz. A ação promove o reaproveitamento do óleo para a produção de combustível renovável, o Biodisel, além de possibilitar a redução dos impactos no meio ambiente, estimular a não-geração de resíduos e promover a reciclagem de garrafas pet, evitando assim, a geração de passivos ambientais.
De acordo com Michelle Miele, gerente do projeto, a Brejeiro visa manter a produção de óleos vegetais, mas com o diferencial de oferecer a seus clientes a conscientização da importância do descarte adequado depois de utilizado.
O Projeto atende prefeituras, escolas, empresas da Alta Mogiana (região nordeste do estado de São Paulo). O lançamento ocorreu em 2008 na cidade de Orlândia, onde se localiza a matriz da Brejeiro. Atualmente atinge ainda Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Ituverava, Aramina, Guairá, Pontal, Cristais Paulista, Itirapuã, Buritizal, Nuporanga. Até o final do ano, Franca, Batatais, Igarapava, Miguelopolis , Pedregulho e Guará também vão aderir ao projeto.
A estimativa para 2010 é atingir todos os 29 municípios da Alta Mogiana. A empresa pretende a longo prazo expandir o projeto para todo o estado de São Paulo e para a região de Anápolis, em Goiás, onde a Brejeiro tem uma unidade fabril.
Para participar, as prefeituras devem assinar um convênio e, as empresas, um contrato de participação. Nas escolas é implantado um programa chamado Atitude Solidária. Os alunos são orientados a armazenar o óleo usado em garrafas pet de dois litros e são agendados dias de coleta. Todo óleo arrecadado nas escolas é convertido em créditos de produtos Brejeiro para entregar ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social dos municípios.
Pelo projeto a Brejeiro vai receber o Prêmio Responsabilidade Ambiental 2009 do município de São Joaquim da Barra em nome de todas as cidades da Alta Mogiana. “Para a empresa, essa homenagem demonstra a responsabilidade, consciência, comprometimento e compromisso ambiental da Brejeiro para com a sociedade, comprovando engajamento nas Leis Sociais e Ambientais estabelecidas no país”, afirma Michelle.


Sobre a BrejeiroA Brejeiro opera em todo o Brasil por meio dez unidades, sendo três no estado de São Paulo, duas em Minas Gerais, duas no Rio Grande do Sul e três em Goiás. A Brejeiro foi a primeira empresa brasileira a empacotar o arroz e colocar o produto “com marca” em supermercados e mercearias. Atualmente, além do tradicional arroz Brejeiro, a empresa oferece também óleo refinado de soja, gordura vegetal hidrogenada “low-trans”, farelo de soja, lecitina, tocoferol, sementes de soja, farinha de soja e proteína de soja. São 65 anos de sucesso no mercado.


*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

BID aprova doação para promover o protagonismo político das mulheres

Fundos financiarão diversos projetos durante um período de três anos, incluindo a facilitação de redes de contato e pesquisas acadêmicas

O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou um financiamento não reembolsável de alcance regional de até US$ 2,25 milhões para apoiar iniciativas que ampliem o protagonismo político das mulheres na América Latina e Caribe, em especial das afrodescendentes e indígenas.

A doação, proveniente do novo Fundo de Multidoadores para Gênero e Diversidade do BID, criado em maio de 2009, financiará várias iniciativas para alcançar esse objetivo em países da região durante um período de três anos. Serão realizadas convocatórias para selecionar e financiar as iniciativas que melhor impulsionem a igualdade de gênero e o acesso da mulher ao âmbito político.

A doação também poderá financiar iniciativas que ajudem a criar redes de intercâmbio, facilitem a transferência de ideias, estratégias e recursos e promovam a conscientização da importância de contar com a participação das mulheres nas instâncias decisórias. Os fundos poderão financiar também pesquisas acadêmicas sobre a liderança das mulheres, a modernização do Estado e apoiar mecanismos para fortalecer a liderança e participação das mulheres por meio das políticas públicas e das operações do Banco.

O projeto, chamado “Novos Horizontes: Para uma maior participação política das mulheres”, é aprovado pelo BID em um momento em que as mulheres avançam vigorosamente para os cargos políticos mais altos na região. Michelle Bachelet foi eleita presidente do Chile em 2005, no ano seguinte os jamaicanos levaram Portia Simpson Miller à posição de primeira-ministra e, em 2007, Cristina Kirchner chegou à presidência da Argentina por voto popular.

Em apenas dois anos, de 2005 a 2007, o número de mulheres em cargos de ministério na América Latina subiu de 15% para 24% do total e o Chile tornou-se o primeiro país das Américas e o terceiro do mundo, atrás de Espanha e Suécia, a ter igual número de mulheres e homens no ministério.

A presença feminina também cresceu continuamente no poder legislativo, em parte porque 12 países da região adotaram um sistema de cotas que estabelece uma representação mínima de mulheres nas chapas eleitorais. O número de mulheres parlamentares na América Latina e Caribe aumentou de 7% em 1990 para 19% em 2009.

Apesar dos avanços, a igualdade de gênero ainda está muito longe de ser uma realidade, conforme comprova um estudo recente do BID que encontrou grandes defasagens salariais entre homens e mulheres e entre diferentes grupos étnicos na região. De fato, o crescimento da participação feminina em cargos públicos não inclui as mulheres indígenas ou afrodescendentes, mesmo nos países em que a população dessas origens é numerosa.

“O projeto permitirá financiar intervenções estratégicas destinadas a fortalecer a participação efetiva da mulher nos espaços de decisões que afetam a sua vida e a de suas famílias”, explica Gabriela Vega, chefe de equipe do projeto no BID.

http://www.iadb.org/

*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)

Comunicação na liderança


*Márcia Dolores Rezende

Muitos líderes acreditam que falar e se comunicar são a mesma coisa. Mas há uma
diferença que faz a diferença! Um líder pode falar muito e não comunicar praticamente nada.

Existem varias distorções de que ser falante seria o mesmo que se comunicar bem é ai que temos às vezes uma armadilha que distancia o líder do seu objetivo de ser um bom comunicador. Quem fala muito às vezes está envolvido no próprio discurso e esquece-se de perceber se a platéia está de fato absorvendo e compreendendo o que está sendo transmitido.

O sucesso da comunicação ocorre quando o interlocutor ajusta seu comunicado ao seu ouvinte e verifica se o que foi comunicado foi compreendido, desta forma temos o processo de comunicação que pode ser aprimorado de acordo com o feedback.

Um líder pode ter em sua equipe pessoas que compreendem a informação de uma forma mais emocional com envolvimento o que chamamos de comunicação cinestésica, onde existe uma forma adequada de falar e palavras interessantes para se utilizar.

Mas como podemos estimular os colaboradores a contribuírem livremente com idéias, feedbacks e sugestões? Estimular uma equipe é uma excelente oportunidade para o líder comunicar-se com os seus subordinados. Basta ter objetivo e definir tempo para essas reuniões para que cada um possa ser o mais produtivo e criativo possível. Uma equipe que tem poucos dados do que é importante realizar fica perdida e sem saber a quem recorrer o que interfere diretamente no desempenho.

Com o avanço da tecnologia o e-mail , a vídeo conferencia, tele conferencia tudo isso modifica enormemente a forma de se comunicar, hoje há uma agilidade na informação e naturalmente na comunicação. Agora é importante demarcar a forma de utilizar essas ferramentas e torná-las facilitadores para a comunicação, o que é diferente de tê-las como única forma comunicar.

A Programação Neurolinguistica(PNL) pode contribuir com o diálogo. A ferramenta mais efetiva da PNL para ampliação de uma comunicação produtiva é o processo de Coaching Eficaz que pode ser desenvolvido sob medida para cada líder e para os seus colaboradores desenvolverem novas estratégias de relacionamento interpessoal.

*A psicóloga Márcia Dolores Rezende possui experiência profissional em desenvolvimento humano há 25 anos. A frente do Instituto Saber, empresa que é líder e inovadora no desenvolvimento de alta performance em recursos humanos tanto no Brasil como no exterior, desde que se tornou advanced trainer em PNL, a psicóloga passou a ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis à conquista de objetivos. Especializada em RH e T&D, com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), é Trainer Advanced em PNL.

*
*
*
Publicidade:
BRINDES ESCOLARES PARA FESTAS INFANTIS
Acesse: www.kidbrinde.webnode.com.pt

Inscrição para programa de trainee da ALE termina neste fim de semana

Companhia recebe inscrições até domingo (22 de novembro); profissionais serão contratados em janeiro de 2010 e terão salário de R$ 4 mil em Natal, Belo Horizonte e São Paulo

Termina neste domingo, 22 de novembro, o prazo para a inscrição no Programa Trainee 2010 da ALE (quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil em número de postos revendedores). A empresa irá selecionar 10 novos talentos para atuar nas unidades administrativas ou filiais da companhia em Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever pelo site www.ale.com.br. O salário é de R$ 4 mil.
Os trainees serão contratados em janeiro de 2010 e, durante 12 meses, passarão por treinamentos e práticas em todas as áreas da empresa: operações, administrativo/financeiro, comercial/marketing e jurídico. “Ofereceremos oportunidades de crescimento a esses novos talentos, que estamos buscando para ampliar nosso quadro de colaboradores”, afirma o gerente executivo de RH da ALE, Vladimir Barros. Ele destaca que, após o processo de fusão que deu origem à companhia em 2006, essa é a primeira edição do programa de trainees na ALE. “Como temos registrado um processo acelerado de crescimento nos últimos anos, optamos pela contratação de trainees com perfil empreendedor, visão estratégica de negócio, comprometimento, capacidade de inovar, trabalhar em equipe, potencial de liderança e foco no cliente”, afirma.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído, entre junho de 2006 e dezembro de 2009, graduação em administração de empresas, marketing, economia, engenharia, direito, tecnologia da informação (e correlatos) ou ciências contábeis. É preciso ter domínio do pacote Office e disponibilidade para trabalhar em horário integral. Pós-graduação e conhecimentos de inglês são qualificações desejáveis.
O processo seletivo será conduzido pela empresa Grupo Foco e terá testes on-line, dinâmicas de grupo e painel com “business case”. A ALE irá oferecer aos selecionados remuneração compatível com o mercado, programa de participação nos lucros e resultados, previdência privada, assistência médica e odontológica, alimentação e seguro de vida.

Sobre a ALE
A ALE é a quarta distribuidora de combustíveis do Brasil em número de postos, filiada ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes). Com uma rede de cerca de 1.700 postos em 22 Estados brasileiros, a companhia fechou 2008 com faturamento da ordem de R$ 6,2 bilhões e deve chegar a R$ 7,7 bilhões neste ano. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 350 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.
Em 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.



*
*
*
Publicidade:
(Preços e estoque por tempo limitado)