FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CHARLES GUEDES realiza o Projeto "UM NATAL PARA TODOS"



O Professor e Músico Charles Guedes fez brilhar os olhos de pessoas em situação de rua, no último 20/12. Idealizador do Projeto "UM NATAL PARA TODOS", com dificuldades, conseguiu sozinho, reunir alguns amigos e realizar o seu sonho de proporcionar uma noite de Natal aconchegante no Albergue Zancone, localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo.
Inicialmente, o projeto teria como colaboradores a Ação da Lapa e as Faculdades Integradas Rio Branco, que após perceberem que precisariam colaborar monetariamente para a aquisição dos produtos para a festa, não se manifestaram, causando alguns transtornos de última hora.
"...Fora até me sugerido que cancelasse o projeto e o refizesse no ano seguinte. Minha resposta: NÃO! OS POBRES NÃO PODEM ESPERAR ENQUANTO VOCES SE FARTAM NAS SUAS CEIAS, REUNIDOS COM SUAS FAMÍLIAS, ENQUANTO ESSES ALÉM DE NÃO TER CEIA, NEM TEM COM QUEM SE REUNIR... Devido a minha determinação comecei a fazer os contatos e a "garimpar" os R$2.400,00 necessários para a realização do projeto." Afirmou o músico.
Após vários contatos, Guedes conseguiu o apoio de diversos amigos da faculdade e da Igreja, juntamente com o desembargador Antônio Carlos Malheiros, a bibliotecária Alice K. Matsumoto, a jornalista e professora Clara Corrêa e a doutora em filosofia Ivana Maria Franco Ribeiro e alguns jornalistas amigos da imprensa que divulgaram o evento, entre eles: Claudia Souza (Revista Músico);Eduardo Efiora e Maria Isabel (Jornal da Gente).
O Albergue Zancone, acolhe diariamente, 24 horas por dia, diversas pessoas em situação de rua, provenientes de várias regiões da cidade de São Paulo.
Em média 100 homens são residentes na instituição, permanecendo por um período de
até seis meses na unidade. Além destes, 50 homens utilizam os serviços de banho, lavagem de roupa e almoço e 20 homens, usam a unidade para banho e pernoite de modo temporário.
Os interessados em somar esforços com Guedes para futuros encontros beneficentes, podem entrar em contato no e-mail: charllesguedes@hotmail.com
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SAMPRAZER na virada em Guarulhos


Samprazer em dose dupla na virada do ano

Grupo de pagode que já fez parcerias com nomes como ExaltaSamba, Pixote e Jeito Moleque marca presença em dois grandes eventos organizados pela prefeitura de Guarulhos, dia 31/12/09

Samprazer que lançou recentemente o CD ‘Símbora Meu Povo’ marca presença em dois eventos organizados pela prefeitura de Guarulhos para celebrar a virada do ano novo, próxima quarta-feira, dia 31/12, a partir das 18h. A expectativa é que mais de 140 mil pessoas participem desta grande festa no Parque Continental (avenida Transguarulhense, entre os parques Continental I e II) e no Parque da Universidade (avenida Juscelino Kubitschek, Pimentas, próximo ao campus da Unifesp).
No palco também Turma do Pagode, que já possui quatro CDs gravados e uma média de 30 shows mensais. Estão previstas ainda apresentações do grupo Pagode do Cebola e da Banda Dandara.
Haverá também no Parque Transguarulhense exibição da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, terceira colocada no Carnaval deste ano, com um samba-enredo sobre o Centenário da Imigração Japonesa.
Para finalizar Pouco antes da meia-noite, haverá a contagem regressiva para a entrada de 2009, que contará com a presença do prefeito Elói Pietá e do prefeito eleito Sebastião Almeida. Em seguida, haverá uma queima de fogos de artifício.

Mais Sobre Samprazer e o recém lançado “Símbora Meu Povo”:
O segundo àlbum da carreira desse grupo de pagode que está na estrada há mais de 15 anos e é formado por Billy SP no vocal e banjo, Nassor Alvim no cavaquinho, Renato Marinho no tantan, Júnior Bolacha no repique e Rapha dy Souza no pandeiro é composto por 15 faixas, sendo 13 delas inéditas, foi produzido por Peu Cavalcante e pelo próprio grupo.
O Samprazer detém grande parte das canções do álbum, o repertório foi escolhido de forma bem criteriosa e fala de coisas do cotidiano, alegria amor, protesto, mas sempre de uma forma descontraída e positiva como a Vira Casaca (A Sogra) com os versos “Arrumei um dinheirinho, já comprei nosso cantinho. A sua mãe falava esse pagodeiro, sem futuro e sem emprego (...) Agora chega sorridente no pagode” ou a Coisas da Vida “Todo mundo perdeu um amor, Todo mundo também já ganhou (...) são coisas da vida”. “Qualquer uma das 15 faixas do CD pode ser de trabalho, ou seja, não entra música só para completar o CD”, explica Billy SP.
As grandes novidades deste novo trabalho fica por conta da sonoridade, já que o grupo teve mais autônomia e tempo para trabalhar letras e arranjos musicais, além disso contaram com a parceria do Edi Rock, do Racionais MC`s, na música Pé no Chão. “Foi maravilhoso, pois temos uma proximidade muito grande com o movimento Rap e tivemos a felicidade de ter a participação dele”, comenta.
Este CD vem para consagrar esse grupo de pagode que já fez parcerias com grandes nomes do gênero como ExaltaSamba, Pixote e Jeito Moleque, leva muitos fãs fiéis por onde passa e o principal vem conquistando mais e mais espaço, além de ter muitos sucessos do primeiro trabalho espalhados por aí, como: Tá Chovendo Mulher, Saudade do Amor, Deixa Rolar e Pára.
O Samprazer prepara mais novidades. Vem aí o DVD!

Faixas do CD:
1 – Fazendo as Pazes – 2`37” – Pézinho / Riquinho;
2 – Isso é Caô – 3`19” – Felipe Silva / Nenem Chama;
3 – Não Beba com Moderação – 3`58” – Billy SP / André Lemos;
4 – Vira Casaca (A Sogra) – 3`10” – Billy SP / Pézinho;
5 – Dieta do Chá – 3`35” – Carlos Caetano / Moisés Santiago / Kallango;
6 – Chora – 3`38” – Billy SP / André Lemmos;
7 – Pé no Chào – 3`33” – André Renato / Marquinhos PQD / Carlito Cavalcante
Part. Especial Edi Rock (Racionais MC`s);
8 – Te Quero Pra Mim – 3`13” – Billy SP / Pelezinho;
9 – Mal Acostumada – 3`13” – Carlos Caetano / Adriano Ribeiro;
10 – Símbora Meu Povo – 2`59” – Nassor Alvim / André Lemos;
11 – Saia Rodada – 3`09” – Billy SP / Nassor Alvim / Xande de Pilares;
12 – Até Quando – 3`33” – Billy SP / Nassor Alvim / Carlos Caetano;
13 – Subita Paixão – 3`26”- Alexandre Pezão / Dney do Gueto / Mario JP;
14 – Gostosa – 3`59” – Felipe Silva;
15 – Coisas da Vida – 3`45” – Billy SP / Nassor Alvim;

Acesse: http://www.samprazer.com.br

Clique e faça download da canção VIRA CASACA (A SOGRA)
www.samprazer.com.br/viracasaca.zip


Serviço:
Locais: Parque Continental - Avenida Transguarulhense (entre os parques Continental I e II) e no Parque da Universidade - Avenida Juscelino Kubitschek, Pimentas (próximo ao campus da Unifesp).
Data: 31/12/09
Horário: 18h
Informações: http://www.guarulhos.sp.gov.br/
Telefone: 0800 551715

*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

sábado, 26 de dezembro de 2009

Quebrada Cultural fecha com chave de ouro a celebração dos 323 anos de Itaquera

Ed Jones
Foi um banho de boa música e celebração que lavou a Praça Brasil, no Conjunto José Bonifácio, entre 28 e 29/11. Numa parceria de sucesso, a Subprefeitura de Itaquera e a Secretaria Municipal de Cultura trouxeram um evento que já fez barulho em diversos cantos da Capital, a Quebrada Cultural. Mesmo com a chuva os moradores ganharam um belo presente ao ver ao vivo e gratuitamente grandes nomes como Leci Brandão, Farufyno, Doce Encontro, Samprazer, Da Gama e Vanessa Jackson.

Grupo Samprazer
A chuva bem que tentou atrapalhar as apresentações, mas a população dos quatro
distritos que compõem a área da subprefeitura de Itaquera: José Bonifácio, Cidade Líder, Parque do Carmo e Itaquera apareceu em bom número para conferir as atrações. O sábado foi inteiramente dedicado ao pagode, e o grupo Revista do Samba abriu os trabalhos com muito astral. O Refla veio na sequência preparando a galera para o Pedindo Bis, que balançou o público mesmo debaixo de bastante água.

Banda Farufyno
Para deixar tudo mais suave, o Doce Encontro embalou a turma, assim como o Samprazer, que fez bonito para os fãs. Juliana Silva da Costa chorava enquanto falava sobre a apresentação do Samprazer "Estou super feliz, muito bom", desabafou. "Foi maravilhoso e mesmo com a chuva o pessoal não desistiu", sintetizou Diney, do grupo Pedindo Bis.

A veterana Leci Brandão esbanjou carisma ao cantar grandes sucessos, como "O show tem que continuar", "Zé do Caroço" e "Canta, canta, minha gente", de Martinho da Vila. O público não arredou pé da Praça Brasil e cantou junto todos os refrões.
Leci Brandão
Domingo começou cedo com apresentações dedicadas às crianças, com os grupos Bonecos Ritmo e Música, o Girasonhos e a Banda Gigante, que tem palhaços experientes, que fazem parte do respeitado grupo Jogando no Quintal.

Depois foi a vez de Ed Jones e seu violão poderoso animarem a galera com sucessos de Alceu Valença, O Rappa e Bob Marley. E aproveitando o gancho do rei do reggae, as bandas Divindade Ras e Medida Salvadora dominaram o palco com excelentes canções e covers no melhor estilo jamaicano. "Adorei o evento, tudo com qualidade, técnicos muito bons. É uma festa para todo mundo, até para a gente mesmo. 323 anos não é pra qualquer um", explica Renato Ras, da Divindade.

Vanessa Jackson, que ficou famosa ao vencer a primeira edição do programa Fama, da TV Globo, em 2002, mostrou definitivamente porque está até hoje entre os artistas de destaque. Com sua voz afinada, porém potente e sofisticada, junto a uma banda competente, conseguiu dar uma nova roupagem a clássicos de Tim Maia e outros ícones da black music. Vanessa, que cresceu na COHAB Raposo Tavares, estava muito à vontade tocando na periferia. "Para mim foi muito gostoso, pois vendo esse público jovem e animado é gratificante. A chuva atrapalhou, mas o pessoal não parava de chegar", contou entusiasmada.

Com o fim do Cidade Negra, o guitarrista Da Gama partiu para uma carreira solo e mostrou que os 20 anos com o grupo formaram um músico sério e um regueiro devotado, que tocou canções da ex-banda, como "Aonde você mora" e "Querem meu sangue", assim como "Wait in vain", de Bob Marley. "Estar na periferia é importante, porque eu mesmo sou de Bolford Roxo, na Baixada Fluminense e poder trazer cultura para uma área carente e falar a mesma língua, é estimulante", lembrou ele.

Para encerrar a maratona, o pessoal do Farufyno mandou muito samba rock com hits próprios e versões de Jorge Ben e Simonal, fechando com um recado para todos, ao entoar o "hino" "Não deixe o samba morrer", de Alcione. E o público já foi dispersando, por volta das 23h, porque afinal já era domingo e a segunda-feira se anunciava no horizonte.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Prefeito Kassab inaugura AMA Especialidades em Itaquera

A AMA Especialidades Itaquera será referência em sete áreas da medicina: urologia, neurologia, cardiologia, endocrinologia, ortopedia, cirurgia vascular e reumatologia. Sua capacidade de atendimento é de aproximadamente 6.550 pacientes por mês

A Zona Leste ganhou mais um equipamento de referência no atendimento à Saúde. Trata-se da 9ª Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades da cidade, inaugurada nesta segunda-feira, 7/12, pelo prefeito Gilberto Kassab. Agora, os médicos especialistas atenderão pacientes encaminhados pelas UBSs e AMAs de sua área de referência. A nova unidade fica na rua Américo Salvador Novelli, nº 265, Zona Leste da capital.

"Este tipo de equipamento é fundamental no atendimento de especialidades clínicas que são identificadas, de forma preliminar, nas AMAs comuns, onde o atendimento tem caráter mais genérico, e nas UBSs", explica o Subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira. De acordo com o administrador local, ele contribuirá para agilizar o atendimento das áreas específicas. "Queria do fundo do coração agradecer ao Prefeito pela atenção que tem dado a Itaquera", concluiu.

Além do prefeito Kassab e do Secretário Municipal de Saúde Januário Montone, várias personalidades da região e da política municipal e estadual prestigiaram o evento. Entre eles, o vereador Paulo Frange; o Secretário de Articulação Metropolitana, Jorge Tadeu Mudalen; e o presidente da Obras Social Dom Bosco, Pe. Rosalvino.

"Com certeza, Itaquera é a região da cidade que mais tem AMAs. Não há nada mais importante do que transferir o coração para a ponta dos dedos e atuar clinicamente", defendeu o médico e vereador Paulo Frange.

"Quem disse que Noel não existe está deixando de acreditar; se nós espalharmos carinho e amor pela cidade ninguém vai poder dizer que papai Noel não existe. É hora de Itaquera, da Zona Leste, abraçar e humanizar", disse Padre Rosalvino.

Ao demonstrar a importância de Itaquera para a atual gestão, o secretário Jorge Tadeu lembrou de outro fato especial à região. "Vamos inaugurar a árvore de Natal em parceria com o Clube de Lojistas de Itaquera (CDLI). Itaquera é um bairro muito importante para essa administração", afirmou.

A capacidade de atendimento da AMA Especialidades Itaquera é estimada em 6.550 pacientes por mês. A unidade, que atende de segunda a sábado, das 7h às 19h, foi instalada no prédio onde funciona a UBS de mesmo nome, e conta com consultórios para cada especialidade e local para realização de mapeamento de pressão arterial (MAPA), eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, holter (dispositivo que monitora a atividade cardíaca), ultrassom, ecocardiografia e doppler.

A AMA Especialidades será gerenciada pela Casa de Saúde Santa Marcelina, parceira da Prefeitura. "Estamos abertos a parcerias que melhorem de fato a vida da população." Rosane Guedin, do grupo Irmãs Marcelinas.

"A maior dificuldade em dar mil passos é dar o primeiro, dizia um provérbio chinês. Na área da saúde, o dia seguinte sempre tem que ser melhor que hoje. A secretaria é altamente motivada e mobilizada, os parceiros não vieram para substituir, mas para multiplicar. Buscamos sempre o ideal, hoje com essa unidade estamos melhor que a semana passada", esclareceu o secretário da pasta, Januário Montone.

Para finalizar as intervenções e agradecimentos, o prefeito Gilberto Kassab defendeu que "a saúde de São Paulo vive um momento mágico, um momento muito feliz! Laert é um companheiro antigo, foi adotado por Itaquera. Posso afirmar que até o fim da gestão vamos deixar normalizada a rede de saúde. Depois de muita luta, teremos 20% do orçamento para a saúde, isso significa 4 bilhões de reais", comemora o prefeito.

Modelo

As AMAs Especialidades cumprem uma função diferente das AMAs comuns. Elas atendem usuários, por meio de consultas agendadas, encaminhados pelas AMAs, hospitais e UBS, sempre que é identificada a necessidade de um atendimento mais específico. De acordo com a Agenda 2012, programa de metas da administração municipal, a Prefeitura pretende implantar, no mínimo, outras 10 novas AMAs Especialidades. Desde a inauguração da primeira AMA Especialidades, em 2008, até julho de 2009, já foram atendidas mais de 200 mil pessoas.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado

Coordenadoria de Educação de Itaquera e Unesco recebem projeto social da IBM


Principal programa global da IBM Brasil na área de educação é disponibilizado à comunidade de Itaquera e monitorado pela Unesco

A Coordenadoria de Educação de Itaquera recebeu da empresa de tecnologia IBM Brasil uma solução para educação infantil chamada "Kidsmart". O projeto, implementado em 26 escolas da região, conta com a contribuição da Unesco, responsável pela capacitação e avaliações de impacto junto aos educadores, alunos e voluntários participantes.

A funcionária do CEI Jacarandá, Sueli Batista dos Santos Purfino, que trabalha na área administrativa da escola, localizada no Conjunto José Bonifácio, adianta que a ferramenta foi instalada na brinquedoteca e já está sendo utilizada pelos alunos. "Inclusive, alguns professores fizeram um curso preparatório para potencializar o uso do software que faz sucesso entre a criançada", explica.

O equipamento é composto por um móvel que parece um brinquedo e possui um computador acoplado, com alguns softwares interativos com conteúdo sobre ciências, matemática e geografia. Seu objetivo é estimular o interesse e a compreensão de crianças pela tecnologia, oferecendo aos educadores uma ferramenta importante para despertar a motivação nos aprendizes.

Ao todo as escolas de Itaquera estão recebendo 150 unidades do Kidsmart. O programa foi implantado no Brasil em 2003. Desde então, a IBM já doou mais de 950 destes softwares, beneficiando mais de 187 mil crianças, de 37 cidades, em 14 Estados, e capacitando mais de mil educadores. Entre as instituições beneficiadas pelo Kidsmart, estão além de Secretarias de Educação, também Hospitais e Casas de Saúde.

Saiba as escolas que participam do projeto em Itaquera:

EMEI Profª Aparecida Ma. Mendonça
EMEI Sen.Carlos Jereissatti
EMEI Profª Denise Mercier R. Aguiar
EMEI Ernani Silva Bruno
EMEI Florinda Roberto Q. Castro
EMEI Prof. Leonardo Van Acker
EMEI Min. Pedro Chaves
EMEI Profª Sylvia Varoni de Castro
EMEI Najla Cury Izar
EMEI Miroel Silveira
EMEI Ronald de Carvalho
EMEI Dr. Bueno de Azevedo
CEI Araucárias
CEI Jacarandá
CEI Jardim São Pedro
CEI Vila Sta Teresinha
CEI Cristo Redentor (Conveniada)
CEI Eugênio Francisco de Santana (Conveniada)
CEI Garra Feminina (Conveniada)
José Bonifácio (CEI Bom Pastor II) (Conveniada)
CEI Maria Cursino (Bem Viver II) (Conveniada)
CEI Nogueira Sudeste (Conveniada)
CEI Pleno Viver (conveniada)
CEI Raio de Luz (Conveniada)
CEI São José Operário (Conveniada)
CEI Virtude da Criança (Conveniada)
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Subprefeito Laert recebe os heróis da Gincana SP Cidade Incrível

A equipe vencedora, na companhia do Supervisor de Esportes da Subprefeitura de Itaquera, Jefferson Lopes, e do diretor do Clube Escola Parque do Carmo, Gilberto Pacheco.

Gincana reuniu três mil paulistanos na “Cidade Incrível” e a equipe MCM, de Itaquera, foi vice campeã
Doze horas de atividades ininterruptas, passando pelas 31 subprefeituras da capital. Mais de 500 equipes, totalizando três mil participantes. Números que, somados à chuva incessante que caiu sobre a cidade no último domingo, 13 de dezembro, comprovam o fato de São Paulo ser, definitivamente, uma cidade incrível. E no meio dessa multidão de guerreiros a equipe MCM, da Subprefeitura de Itaquera, conquistou o segundo lugar e os cinco participantes levaram pra casa uma bicicleta novinha.
Em reconhecimento ao feito, o subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira recebeu os atletas na última quarta-feira em seu gabinete para cumprimentá-los pessoalmente. “O talento de vocês tem de servir de inspiração a todos os jovens da região, é um exemplo fundamental para formar cidadãos. Parabéns pela garra e por representar Itaquera tão bem”, agradeceu o subprefeito. Ainda este mês o esquadrão irá, na companhia do Supervisor de Esportes de Itaquera Jefferson Lopes e com o diretor do clube escola Parque do Carmo, Gilberto Pacheco, para um encontro no gabinete do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman.
A equipe MCM, formada pelos atletas de taekwondo Fabio Lozano, Diego Cordeiro, Rebbeka Carrafa, Gustavo Souza, Carlos Mariano, Karina Correia, Carlos Antonio Silva e pelo líder Manuel Marcos enfrentou diversos desafios pelo centro da cidade e foi superada apenas no final por uma equipe do Clube Escola Santo Amaro. “Foi mais difícil ser vice na gincana do que campeão dos Jogos Abertos de Londres. O fato de as provas serem sempre uma surpresa também deixou a competição mais emocionante”, contou o capitão do time.
Realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, com promoção da Adventure Club, a primeira edição da Gincana São Paulo Cidade Incrível começou às 8h da manhã de domingo, em toda a cidade, e terminou às 20h, no Vale do Anhangabaú. A subprefeitura de Itaquera foi seguida pelos times de Campo Limpo, Parelheiros e São Miguel Paulista.
“Achei a Gincana muito bem organizada e espero que seja a primeira de muitas outras”, disse a competidora Fabiana, da equipe Samba do Buraco, de Freguesia do Ó. E se depender dos organizadores, a Gincana veio para ficar. “A gincana não é só incrível, mas é histórica. É um exemplo para o Brasil, ao sugerir que as pessoas se mobilizem em diferentes locais da cidade, mostrando carinho pela sua região. Como já acontece há três anos, com a Virada Esportiva, queremos que a Gincana faça farte do calendário anual de eventos da cidade, já a partir do ano que vem”, disse Walter Feldman.
Durante o dia, equipes de todas as regiões puderam conhecer melhor a cidade em que vivem, participando de corridas por pontos estratégicos, e de provas e brincadeiras das gincanas à moda antiga como corrida de saco, arremesso de avião de papel, perna-de-pau e corrida de bolinha de gude na colher.

Na fase final, provas mais difíceis levaram 93 equipes (as três melhores de cada região) a uma eletrizante disputa pelo centro da cidade. Entre as tarefas, uma corrida cultural passando pela Praça Ramos de Azevedo, Sindicato dos Comerciários, Prédio dos Correios, Mosteiro de São Bento e Prefeitura de São Paulo. Em cada um desses pontos, os participantes precisavam responder corretamente uma pergunta para seguir em frente. Depois, o desafio foi percorrer, antes que as outras equipes, a escadaria de 14 andares do Edifício Joelma, além de uma corrida de revezamento em cadeira de rodas e, pra encerrar, um empolgante rapel no Viaduto do Chá.
“Pra mim, a maior dificuldade foi na prova com a cadeira de rodas. O piso estava escorregadio por causa da chuva e era preciso ter muita força nos braços. Estou muito feliz com o desempenho da minha equipe. Quase fomos eliminados em três provas, passamos pela repescagem e conseguimos vencer essa Gincana”, contou entusiasmado, Álvaro Leandro, de 17 anos, membro da equipe do Clube Escola Santo Amaro, a grande campeã da primeira edição da Gincana.
Para encerrar a noite, uma homenagem à cidade de São Paulo: foi apresentado um vídeo com a música “Sampa”, elaborado pelas equipes que participaram desta primeira edição da Gincana São Paulo Cidade Incrível.

Mais informações no site www.gincanasp.com.br
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO / 2010 / MÚSICA /TEATRO/DANÇA

Destaque do mês show
Céu
Em comemoração ao Aniversário de São Paulo. A cantora e compositora Céu apresenta o mais recente trabalho: “Vagarosa”. Tradutora da moderna brasilidade, criadora de uma ponte entre esta e a música jamaicana, com trabalho lançado no final do mês de agosto de 2009, a paulistana tem conquistado espaço entre as maiores artistas da atual geração. No repertório, ornamentado por saudável malemolência, ora na cadência do samba “Sobre o Amor e Seu Trabalho Silencioso”, “Vira Lata”, ora no balanço do reggae “Cangote”, “Cumadi”, “Cordão da Insônia”), ou com inspiradora e tênue letargia “Bubuia”, “Ponteiro”, “Espaçonave”, Céu trabalha as harmonias em arranjos elaborados e roupagens instrumentais que, associadas ao timbre, propiciam resultado instigante. Palco da Orquestra Mágica.
25/01. Segunda, às 15h.

TEATRO
espetáculos

O SAPO QUE DEU BANDEIRA
Com a Cia. Teatro do Espelho. Dramatização lúdica do poema Os Sapos, de Manuel Bandeira. Praça de Eventos.
03/01. Domingo, às 13h.

CONTANDO FLORES
Com a Cia. de Artes e Ofícios. Arabela e seu Jardineiro contam histórias sobre a flor amarela e a importância da natureza. Sede Social.
10/01. Domingo, às 13h.

DEIXA QUE EU CONTO!
Com o Grupo Ô, Minha Gente. Cortejo e alegria num espetáculo com pernas de pau e acrobacias. Praça de Eventos.
17/01. Domingo, às 11h.

OS APATRALHADOS
Com a Trupe Peripécias. Dois palhaços se apaixonam pela mesma mulher e precisam ajudar o pai da moça. Praça de Eventos.
20/01. Quarta, às 13h.

IRMÃOS BECKER DÃO VOLTA AO MUNDO
Com os Irmãos Becker Malabaristas. Espetáculo que mistura humor, pantomimas e malabarismos comparticipação do público. Praça de Eventos.
21/01. Quinta, às 13h.

CIRANDA
Com a Cia. Trem Bão. Um alegre cortejo de atores com brincadeiras e as tradicionais cantigas de roda. Praça de Eventos.
22/01. Sexta, às 13h.

CARNAVAL DOS ANIMAIS
Com o grupo Pocilgas & Cia. Baseado na suíte fantasia de Camille de Saint Saëns, o espetáculo narra o encontro com uma fauna exuberante. Praça de Eventos.
24/01. Domingo, às 13h.

RUA FLORADA, SEM SAÍDA
Com a Cia. Casa da Tia Siré. Toninho, Lila, Mônica e Lua, moradores da rua, brincam poeticamente em uma àrvore que não existe. Praça de Eventos.
28/01. Quinta, às 13h.

O PRESENTE
Com o Grupo Dolores Boca Aberta Megatrônica de Artes. Grupo Dolores Boca Aberta Megatrônica de Artes. Aparecida Flor, uma menina criativa e sapeca, descobre que vai ganhar um presente muito especial em seu décimo aniversário e quer descobrir o que será. Praça de Eventos.
29/01. Sexta, às 13h.

MÚSICA

shows
TODOS OS SONS
Difusão de todos os gêneros da cultura musical.

Marcos Borelli
Com Marcos Borelli (piano) e Pedro Macedo (Contrabaixo). O compositor Marcos Borelli apresenta o trabalho desenvolvido e registrado no CD Idàrúdápó. Retrato da preocupação constante com a fusão e pesquisa de linguagens, transita livremente entre estilos musicais; traduz imagens e histórias em música. Café Aricanduva.
03/01. Domingo, às 15h.

Renato Consorte e Carla Arnoni Duo
Com Renato Consorte (violão) e Carla Arnoni (piano). O Duo apresenta o perfeito casamento entre suíngue e brasilidade. Além de músicas de autoria de Renato Consorte, tais como: Arrisca a dança, Juquehy, Canção da espera, Pedro e Casa Verde, composições de nomes consagrados como Tom Jobim, Sivuca e João Donato. Café Aricanduva.
10/01. Domingo, às 15h.

Rinaldo Vitorinni
Com Rinaldo Vitorinni (violão), Caio Ignácio (percussão) e Igor Thomaz (Flauta). O músico compositor busca em pesquisa, estilos musicais de diferentes culturas que agregam novas sonoridades e ritmos ao trabalho, como a linguagem jazzística, os ritmos nordestinos e as técnicas de guitarra flamenca. Café Aricanduva.
17/01. Domingo, às 15h.

Leonardo Padovani e Diogo Carvalho
Com Leonardo Padovani (violão) e Diogo Carvalho (violino). Os músicos pesquisam novas possibilidades para a formação. No repertório, obras de Claude Debussy, Astor Piazzola, Egberto Gismonti, Heitor Villa-Lobos, Chick Corea, além de composições próprias. O resultado é inesperado e inovador. Café Aricanduva.
24/01. Domingo, às 15h.

Céu
Em comemoração ao Aniversário de São Paulo. A cantora e compositora Céu apresenta o mais recente trabalho: “Vagarosa”. Tradutora da moderna brasilidade, criadora de uma ponte entre esta e a música jamaicana, com trabalho lançado no final do mês de agosto de 2009, a paulistana tem conquistado espaço entre as maiores artistas da atual geração. No repertório, ornamentado por saudável malemolência, ora na cadência do samba “Sobre o Amor e Seu Trabalho Silencioso”, “Vira Lata”, ora no balanço do reggae “Cangote”, “Cumadi”, “Cordão da Insônia”), ou com inspiradora e tênue letargia “Bubuia”, “Ponteiro”, “Espaçonave”, Céu trabalha as harmonias em arranjos elaborados e roupagens instrumentais que, associadas ao timbre, propiciam resultado instigante. Palco da Orquestra Mágica.
25/01. Segunda, às 15h.

LITERATURA
especial
BIBLIOSESC
Proposta de fomento à leitura a partir da biblioteca volante do SESCSP o caminhão de livros fica aberto em janeiro somente na unidade. Praças de Eventos.
De 13/01 a 31/01. Quarta a sexta e domingos, das 10h às 16h.

contação de histórias

O PASSARINHO RAFA
Com a Cia. Teatro do Grande Urso Navegante. Baseado no livro homônimo de Regina Drummond. As aventuras de um passarinho que saiu da gaiola para conhecer o mundo. Sede Social.
03/01. Domingo, às 11h.

O CÃO E O LOBO
Com a Cia. Teatro do Grande Urso Navegante. Baseado no conto homônimo de Esopo. As diferenças entre a liberdade e o conforto. Sede Social.
10/01. Domingo, às 11h.

POR QUE MENINOS TÊM PÉS GRANDES E MENINAS TÊM PÉS PEQUENOS
Com a Cia. Teatro do Grande Urso Navegante. Baseado no livro homônimo de Sandra Bianchi. Um questionamento sobre a identidade e lugar dos pés no mundo. Sede Social.
17/01. Domingo, às 11h.

CONTOS AFRICANOS - HISTÓRIAS DO LADO DE LÁ
Com a Cia. Luarnoar. Por que o cachorro se tornou um fiel amigo do homem? Por que a girafa não fala? Respostas para estas e outras divertidas perguntas. Sede Social.
24/01. Domingo, às 11h.

SERVIÇO: SESC ITAQUERA
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000.
Telefone para informações: 11 2523-9200
Preços de Portaria: R$ 1,50 a R$ 7,00 (acesso à unidade de Quarta a Domingo)
Estacionamento: Preço Único R$ 7,00
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220
ou acesse o portal www.sescsp.org.br
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Hemonúcleo Regional de Jaú precisa de doadores com urgência

Número de doações cai quase 40% no período de festas; demanda só aumenta

Com a chegada das festas de final de ano, o Hemonúcleo Regional de Jaú faz apelo especial aos doadores de sangue e plaquetas. Para atender os nove municípios e 11 hospitais da região, o hemocentro necessita de doações em caráter de urgência de todos os tipos de sangue principalmente os de RH negativo.
De acordo com Maicon Fernando Mussio, do Hemonúcleo de Jaú, as doações diminuem cerca de 40% nesta época do ano. Em contrapartida, a demanda só tende a aumentar. "Muitos de nossos doadores vão viajar, por ser uma época de férias. E, pelo mesmo motivo, ocorrem mais acidentes e emergências, situação típica no final do ano", diz.
O Hemonúcleo Regional de Jaú também atende o Hospital Amaral Carvalho, que necessita constantemente de sangue e plaquetas devido ao atendimento prestado aos pacientes internados no Transplante de Medula Óssea, Pediatria e enfermarias. "E para agravar a situação, os dias de comemoração das festas deste ano prolongaram o final de semana, o que irá dificultar ainda mais a captação de sangue dos doadores", enfatiza Maicon.
Cerca de 50% do estoque do Hemonúcleo do Amaral Carvalho é mantido por doações internas, de pessoas que se deslocam até o hospital para contribuir. Os outros 50%, por meio de campanhas na região.
Mensalmente, cerca de 1.600 bolsas de sangue são doadas. O número ideal para o atendimento da região e a manutenção dos estoques é de 2 mil bolsas.

Horários especiais
As doações podem ser feitas em horários especiais até o final do mês. Nos dias 23 e 30 de dezembro, o atendimento será feito das 7h30 às 20h. Nos dias 24 e 31, das 7h30 às 12h. Na segunda-feira, 28 e terça-feira, 29, o Hemonúcleo irá funcionar das 7h30 às 16h. Não haverá expediente nos dias 25 e 26 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro.

Como doar?
Doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até três pacientes diferentes.
Os homens pode doar seu sangue até quatro vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes, com intervalo de 90 dias. Já no caso da doação de plaquetas por aférese, tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72h entre cada doação.

Alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
* Estar em boas condições de saúde e descanso;
* Ter entre 18 e 65 anos;
* Pesar no mínimo 50kg;
* Estar alimentado (mas evite ingerir alimentos gordurosos);
* Apresentar documento oficial de identidade com foto;
* Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
* Não utilizar medicamentos;
* Não estar resfriado ou com gripe;
* Não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS;
* Quem não fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses;
* Se for mulher, não estar grávida ou amamentando.


*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

domingo, 13 de dezembro de 2009

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O MISS ITAQUERA

clique na imagem para ampliar:

40 milhões de brasileiros não têm dentes!

O Brasil vai mal dos dentes
Pesquisas comprovam a má qualidade da saúde bucal dos brasileiros

Dados do Ministério da Saúde apontam que 58% dos brasileiros não faz uso da escova de dentes e um terço da população nunca fez tratamento dentário. Atualmente, cerca de 40 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes, e os números aumentam com a idade. A incidência de casos de doenças periodontais e perda de dentição é muito maior em pessoas acima dos 65 anos. Entre os jovens os números também são alarmantes: 40% dos brasileiros com faixa etária entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente e o principal motivo – 93% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde, é a cárie.

Especialistas e profissionais da rede de Clínicas Odontológicas Sorridents concordam que a soma dos dados alavancados nestas pesquisas mostra que o principal motivo da má qualidade da saúde bucal dos brasileiros é resultado da falta de cuidados básicos de higiene. “São problemas simples, que podem ser resolvidos em uma sessão com o dentista e um acompanhamento junto a um profissional, com visitas regulares duas vezes ao ano, mas a maioria das pessoas coloca a saúde bucal em último lugar na escala de prioridades”, conta Dra. Carla Renata Sarni, cirurgiã-dentista e fundadora da rede Sorridents.

Mas estes problemas “simples”, como as cáries, por exemplo, podem ser agravados se não tratados no início. “O mais alto grau de consequência desta falta de cuidado é a perda definitiva dos dentes”, completa Dra. Carla.

Uma das principais justificativas quanto ao tratamento odontológico é o alto custo, mas Carla Renata explica “os tratamentos acabam se tornando caros, pois as pessoas postergam cada vez mais o início do processo e quando chegam de fato à cadeira do dentista, o que era uma simples cárie se transformou em um canal ou até mesmo em um caso de implante de um novo dente, quando não é possível a recuperação do antigo”.

A periodontista da rede Sorridents, Dra. Eliene da Silva Santos, afirma que problemas como cáries, placa bacteriana e doenças nas gengivas só podem ser identificados por um profissional especialista, e ressalta a importância das visitas regulares ao dentista, além da higiene bucal. Abaixo Dra. Eliane explica algumas das principais doenças bucais.

A periodontite é uma doença infecto-inflamatória que ocorre nas gengivas ou nos tecidos de sustentação dos dentes e pode levar à perda de alguns destes elementos, acúmulo de tártaro e inflamação das estruturas bucais. “O primeiro sinal da doença é o aparecimento do sangramento gengival. Como o progresso da doença não causa dor, o paciente não procura tratamento”, explica a doutora.

Outro caso bastante comum é a cárie, que pode acontecer a partir do nascimento do primeiro dente e é bastante comum entre crianças e adolescentes, por conta do alto consumo de açúcares. A cárie, de acordo com a Dra.Eliene, é caracterizada pelo enfraquecimento da estrutura dental e causa dor e sensibilidade acentuada no dente afetado. Em casos mais graves, o dente ganha tons escuros e surgem odores.

Por fim, outra doença comum aos brasileiros é a gengivite. Causada pela placa bacteriana, a gengivite consiste em uma inflamação dos tecidos gengivais, podendo ser aguda ou crônica.

De acordo com a Dra. Eliene Silva, estas doenças bucais mais comuns podem acarretar problemas e complicações à saúde geral dos pacientes. “Há estudos que comprovam que doenças periodontais e cáries são portas de entrada de bactérias na corrente sanguínea. Quando isso acontece, o paciente fica vulnerável a doenças pulmonares e cardíacas, complicações dos quadros de diabetes e aumento da incidência de nascimento de bebês prematuros ou com sobrepeso”, alerta. “Tais bactérias apresentam alto grau de atividade e a probabilidade de que causem outros danos à saúde é considerável”, completa.

Para evitar as doenças bucais mais comuns, a Dra.Eliene recomenda manter a higienização bucal em dia. Para isso, é necessário conhecer as técnicas adequadas para a escovação e uso do fio dental. As visitas periódicas ao dentista para manutenção da limpeza bucal são essenciais.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado

SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO NA ADOLESCÊNCIA

Nem sempre aquelas indesejadas espinhas são ocasionadas por um problema de pele, e aqueles quilos a mais também podem não ter ligação com o refrigerante da cantina da escola. Estes problemas, tão comuns na adolescência, podem ser ocasionados pela síndrome do ovário policístico.

Calma, essa disfunção é mais comum do que se possa imaginar. Uma em cada cinco mulheres apresentam sintomas desta síndrome. Irregularidade menstrual, problemas na pele como acne, queda de cabelo, oleosidade na pele, aumento de peso, aparição de pelos, inclusive na face, e dificuldade de ovulação, são fortes indícios de ovários policísticos.

Geralmente os sinais aparecem na puberdade, e são bastante confundidos com problemas dermatológicos, porém apenas um ginecologista, a partir de uma ultra sonografia, é capaz de fazer um diagnóstico preciso.

O tratamento é simples, pode ser feito a base de anticoncepcionais, que melhoram o sistema hormonal, diminuindo os problemas de pele, regularizando a menstruação e controlando o aumento excessivo de peso. E quando a paciente não pode tomar pílulas, outros métodos são avaliados, como exercícios e reeducação alimentar.

Um tratamento multidisciplinar nesse quadro, que une ginecologia, endocrinologia e dermatologia é de grande importância, pois possibilita a paciente compreender e cuidar de todos os aspectos da síndrome. A Athesis, clínica de medicina estética holística, tem essa preocupação e realiza um trabalho conjunto que compreende diversas áreas da medicina, e até acumputura. Todo o corpo de profissionais trabalha em conjunto para encontrar um tratamento completo.

“A visita ao ginecologista deve ser plano na vida das adolescentes mesmo antes da primeira menstruação, pois a falta de cuidado com a síndrome do ovário policístico pode causar hipertensão arterial, diabetes e hipercolesterolemia, que chamamos o conjunto de síndrome metabólica, com isso, aumentando a incidência de problemas cardiovasculares”, afirma Dra. Daniella Curi, ginecologista da clínica Athesis.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Supervisor de Esportes de Itaquera conquista título inédito no Brasileiro de Karatê


Supervisor de Esportes de Itaquera conquista título inédito no Brasileiro de Karatê
Jefferson Lopes teve muita garra e agora buscará o Campeonato Mundial
Afastado do tatame há dois anos, o carateca Jefferson Campos Lopes, que também é Supervisor de Esportes da Subprefeitura de Itaquera, voltou com tudo ao esporte ao vencer o II Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação Esportiva e Educacional, realizado em Praia Grande. Com a vitória, o atleta conquistou título inédito em sua carreira, o de campeão brasileiro na categoria Master (35 a 40 anos), no Kumite individual e por equipes.
Na categoria individual, Jefferson fez seis lutas e o confronto final foi com outro paulista. Foram outros três confrontos defendendo o time regional contra os representantes do Estado do Ceará. Doze estados, totalizando 700 atletas de várias categorias, estiveram representadas na competição, sediada no ginásio Falcão pela Confederação Esportiva e Educacional, que é vinculada a World Union Karate-do Organizations (Wuko).
A história de Jefferson no karatê já dura mais de 25 anos. Ele já atuou como atleta, técnico e dirigente, e há algum tempo vinha programando o retorno às competições. "Estava esperando uma oportunidade, então fui convidado para o brasileiro e aceitei o desafio", contou. "Treinei durante uma semana, mas não tinha pretensão alguma. Fiquei muito satisfeito com o resultado", contou no final da competição.
Com as vitórias em Praia Grande, Jefferson ampliou seu currículo, que soma dois títulos de vice-campeão mundial, bi campeão pan-americano, campeão sul-americano. Além disso, já competiu internacionalmente em países como Cuba, Curaçao, Itália e Inglaterra. Foi bicampeão do Festival Olímpico de Verão e Inverno, octacampeão brasileiro, 12 vezes campeão paulista, 12 vezes campeão dos Jogos Regionais, tetra-campeão brasileiro e paulista universitário, melhor atleta profissional do Estado de São Paulo, além de ter recebido medalhas de honra ao mérito em Santos, São Paulo e Caçapava.
De volta às lutas, Jefferson busca agora conciliar o tempo para os treinos, pois trabalha como Supervisor de Esportes na Subprefeitura de Itaquera, é professor universitário e consultor empresarial. "Para 2010 espero treinar mais, especialmente, agora, com os apoios da Subprefeitura, da Data Falcon e do cemitério Memorial, visando buscar mais um título inédito em minha carreira, o de campeão mundial master", afirmou.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

CASA SUSTENTÁVEL DO PAPAI NOEL 2009

Foto: Jefferson Pancieri

GRUPO ECOPLANO É PARCEIRO NO DESENVOLVIMENTO DA CASA SUSTENTÁVEL DO PAPAI NOEL 2009

A iniciativa é inédita no País e faz parte do projeto Natal Iluminado 2009, idealizado pela Prefeitura de São Paulo


No período de 10 de dezembro/2009 a 06 de janeiro/2010, o público poderá conhecer a primeira Casa Sustentável do Papai Noel na capital Paulista, um espaço idealizado pela REM Construtora, Ateliê Brasil e São Paulo Turismo e que faz parte do projeto Natal Iluminado 2009 criado pela Prefeitura de São Paulo. O Grupo Ecoplano formado por empresas com grande experiência no setor da construção civil com foco principal em água, energia e sustentabilidade colaborou com o fornecimento de sistemas e produtos para a economia de água e energia e mão-de-obra qualificada para a instalação dos mesmos.
Por isso, algumas ações que incentivam a preservação do meio ambiente estarão disponíveis para o conhecimento do público na Casa Sustentável do Papai Noel 2009, localizada no Parque Trianon, na Avenida Paulista. Os monitores que estarão presentes desenvolverão atividades lúdicas para transmitir conceitos de responsabilidade ambiental. A principal finalidade da Casa Sustentável do Papai Noel, além de ser um ponto turístico para os paulistanos, é despertar entre as pessoas que é importante cada vez mais evitar o desperdício dos nossos recursos naturais contribuindo para a existência das gerações futuras na Terra.
O chuveiro, como todos sabem gasta muita energia. Para chamar a atenção e mostrar que há uma alternativa, além do uso da energia convencional, a Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel 2009 mostrará ao público, um sistema solar à vácuo para aquecimento da água. Essa tecnologia é formada por um sistema inovador e aquece a água a temperaturas de até 90 graus Celsius. A eficiência do equipamento é de 91% da energia solar incidente. Neste sistema as perdas são reduzidas, devido ao vácuo entre os tubos de vidro. Pode proporcionar de 4 a 6 banhos quentes e confortáveis. Não há possibilidade de congelamento da água interna, devido ao isolamento ser feito através do vácuo entre os tubos de vidro. A troca de calor ocorre por convecção natural dentro dos tubos de vidro. Sendo assim, não existem motores para circulação da água, evitando o consumo de energia elétrica e gastos com manutenção do motor elétrico. Nas pias da cozinha e do banheiro, será possível ver alguns exemplos de produtos economizadores, assim como as duchas e torneiras econômicas.

Ao redor da casa, postes de iluminação pública com bateria e iluminação à LED (diodo emissor de luz) que consomem menos energia fazem parte dessa iniciativa. Na parte interna da casa, foram instaladas lâmpadas de altíssima eficiência que têm baixas perdas, alta durabilidade, garantia de 3 anos e vida útil de 50 mil horas. Além disso, as tomadas podem ser abastecidas por energia fotovoltaica. Todos eles funcionam com equipamentos de geração de energia elétrica a partir da energia solar. As células fotovoltaicas captam a energia solar e a transformam em energia elétrica. Podem ser utilizadas em locais remotos, onde há necessidade de energia elétrica, sem os custos de instalação de uma rede própria. Os módulos solares podem funcionar individualmente, em série ou paralelo.
No que se diz respeito à preservação dos recursos hídricos, teremos um exemplo que pode ser seguido por cada brasileiro. Na Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel 2009 será possível conhecer bem de perto um exemplo de sistema para a captação e utilização da água de chuva. Sua principal função é reduzir o consumo de água da rede pública e do fornecimento da mesma. Além disso, evita a utilização de água potável em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos e carros.
Serviço: Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel
Aberto ao público a partir do dia 10/12/09 até 06/01/10
Segundas-feiras às sextas-feiras - 19:00 às 23:00
Sábados e domingos das 14:00 às 23:00
Parque Trianon – Em frente ao MASP na Avenida Paulista – São Paulo


Sobre o Grupo Ecoplano – O Grupo Ecoplano foi fundado através da experiência adquirida por engenheiros experientes na construção civil com foco principal em água, energia e sustentabilidade desde 2001. Atualmente, comercializa produtos e desenvolve soluções completas, desde o projeto até a implantação do sistema. Sua principal missão é selecionar, divulgar e comercializar produtos de baixo impacto ambiental para a construção civil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além disso, oferece atendimento técnico de venda, incluindo o dimensionamento mais correto e eficiente dos sistemas, integrando todas as etapas do processo construtivo com especificação e cotação de seus itens.

*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

Trote Legal dá selo de incentivo para universidades

Projeto de Resolução aprovado na Câmara Municipal de São Paulo prevê criação de selo para instituições que comprovarem ações organizadas de recepção aos calouros

Com o intuito de evitar a violência e promover a construção da cidadania nas universidades paulistanas, o vereador Gabriel Chalita (PSB) criou um projeto de resolução que institui o selo "Trote legal" para entidades de Ensino Superior que comprovem uma recepção pacífica aos novos estudantes.
O selo será atribuído anualmente no mês de maio pela Câmara Municipal dos Vereadores da capital paulista em sessão solene.
O objetivo é reconhecer e fortalecer o ambiente universitário como núcleo de cidadania na cidade de São Paulo, além de incentivar a prática de atividades que promovam a convivência saudável entre as universidades e a comunidade.
A iniciativa foi tomada depois dos diversos casos de violência registrados nos últimos anos em decorrência do tradicional trote nas faculdades.
Com o selo, Gabriel Chalita espera estimular a prática dos valores humanos como centro das relações acadêmicas: "Estudar e trabalhar são atividades coletivas que constituem um mundo social que ultrapassa o âmbito da decisão individual. Assim se destina o ambiente acadêmico, para que além da formação profissional, o aprendizado da convivência se desenvolva com responsabilidade e compromisso em seu exercício cotidiano", afirma.
De acordo com a proposta, será constituída uma comissão especial para a aprovação do regulamento e classificação das universidades que se cadastrarem no selo "Trote Legal". Qualquer instituição de ensino superior com atividades na cidade de São Paulo estará apta a se inscrever.
A Câmara Municipal também publicará um relato de práticas solidárias desenvolvidas pelos participantes do selo "Trote Legal". As iniciativas contempladas abrangem desde ações instituídas propriamente pela instituição de Ensino Superior até as que facilitam, auxiliam ou financiam as entidades estudantis em ações que promovam a cultura de paz no meio acadêmico.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado

Exposição de Rodin é prorrogada e fica em São Paulo até janeiro

Quase 90 mil pessoas já visitaram a mostra organizada pela Base7 Projetos Culturais

A mostra Rodin: Do Ateliê ao Museu - Fotografias e Esculturas, com 194 imagens fotográficas originais que retratam o processo criativo do artista francês em seu ateliê, de 1880 a 1917, está disponível ao público, no MASP, São Paulo (SP). A exposição, que desde sua inauguração, tem um público médio diário de 2,3 mil visitantes, terminaria dia 13 de dezembro e foi prorrogada para 03 de janeiro de 2010.
Com o patrocínio da Fiat, a exposição foi trazida ao Brasil pela Base7 Projetos Culturais, que organizou a vinda das obras e produziu o evento. “A importância da mostra vai além de uma viagem profunda pelas obras de Rodin. O ineditismo de algumas esculturas, pela primeira vez exibidas fora do Museu, também enriquece ainda mais o cenário”, explica Maria Eugênia Saturni, diretora da Base7.

Serviços:
Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1.578
Telefone: (11) 3251-5644
Acesso a portadores de necessidades especiais
Horário: de terças-feiras a domingos e feriados, das 11h às 18h; às quintas-feiras, das 11h às 20h
Dias 24, 25, 31 de dezembro e 01 de janeiro (Fechado)
Ingressos: R$ 15,00; estudantes pagam R$ 7,00 e crianças de até dez anos de idade e idosos com mais de 60 anos não pagam
Às terças-feiras a entrada é livre
Classificação etária: Livre

Sobre a Base7 Projetos Culturais
A Base7 Projetos Culturais foi fundada em 2002 por três experientes administradores culturais que, na época, dirigiam o Itaú Cultural: Ricardo Ribenboim (designer e artista plástico), Arnaldo Spindel (administrador de empresas e sociólogo) e Maria Eugênia Saturni (museóloga e especialista em formatação de projetos). A empresa tem pautado suas ações pelo rigor metodológico nas questões de pesquisa e museologia, sempre aliado à valorização das ferramentas de planejamento e ao controle na administração dos projetos. Tem como diferencial a construção de espaços expográficos contemporâneos, com a utilização intensiva de novas mídias.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:


Teatro Para Pássaros reestreia no Teatro Sérgio Cardoso


Paulistanos têm nova chance de assistir a primeira montagem brasileira do texto do argentino Daniel Veronese.

Depois do sucesso da temporada de Teatro para Pássaros na Funarte São Paulo, sob direção de Roberto Lage, o público paulistano terá mais uma oportunidade para conferir esse texto de Daniel Veronese, um dos maiores e mais respeitados dramaturgos e diretores argentinos da atualidade. A peça ficará em cartaz na no Teatro Sérgio Cardoso, na Sala Pachoal Carlos Magno, de 8 a 28 de janeiro de 2010. Além disso, no mês de fevereiro, atores da companhia, o diretor Roberto Lage e o crítico Fausto Fuser, conduzirão encontros em que compartilharão com o público interessado seus conhecimentos.

A peça questiona com muito humor o próprio fazer teatral por meio de personagens que são atores. Assim, apresenta uma atriz (Luciana Rossi) que passa por um momento transformador e quer se tornar dramaturga; uma alma rebelde (Bete Correa) que recita poemas de Emily Dickinson e se recusa a tomar banho, e seu namorado apaixonado (Diego Monteiro), que só quer ir ao cinema; o egocêntrico produtor teatral (Daniel Gaggini) que carrega consigo, como um troféu, uma atriz bela e fútil (Ana Fuser); e o grande “conciliador” da casa (Mario Condor). Na calçada, ainda está o corpo do segundo porteiro a morrer em menos de uma semana, o que leva os moradores do edifício a fazer uma reunião de condomínio no meio da madrugada ao mesmo tempo em que a trama se desenrola.

A obra pode ser lida em vários níveis, pois, atrás do conflito da superfície, podemos encontrar reflexões ou perguntas sobre a representação e a própria atuação, sobre como ser ator e fazer teatro e não morrer na tentativa, e também sobre o teatro como meio conceitual e concreto de comunicação e expressão criativa. Os personagens representam para o público e para eles mesmos, e a noção de o que é teatro aparece e desaparece no ir e vir das subtramas. O espectador, então, pode participar ativamente do jogo entre os personagens e se perguntar: o que é o teatro? Por que fazer teatro no meio de tantas dificuldades? E, ao mesmo tempo, pode indagar: em que medida nós também não atuamos e às vezes, orientados por um fim determinado, representamos o que não sentimos?

Os encontros, que acontecerão em fevereiro, aos sábados, às 19h, antes das apresentações, serão os seguintes: Crítica Teatral (Fausto Fuser) - 05/02; Direção Teatral (Roberto Lage) - 12/02; Kung Fu e Tai Chi Chuan na Preparação do Ator (Mario Condor) - 19/02; e Produção Teatral (Daniel Gaggini e Flavia Tonalezi) - 26/02.

Sinopse: Com muito humor o texto de Veronese retrata quatro atores que estão reunidos em um apartamento, em Buenos Aires, e que recebem a visita de um produtor teatral e sua namorada. Nesse ambiente, os três casais mostram o pequeno mundo do teatro, que existe por trás das coxias em meio a encenações, as trocas de máscaras e os egos inflados. Ninguém parece se preocupar com a recente morte do porteiro do prédio, o segundo a morrer em menos de uma semana. Ao questionar as relações entre atores, produtores, diretores e dramaturgos, Teatro Para Pássaros aponta algumas características da vida cotidiana em sociedade e que podem ser identificadas em qualquer grupo social.

Ficha técnica
Espetáculo: Teatro Para Pássaros
www.teatroparapassaros.wordpress.com
Texto: Daniel Veronese
Direção: Roberto Lage
Tradução: Luciana Rossi
Elenco: Ana Fuser, Daniel Gaggini, Luciana Rossi, Mario Condor, Bete Correia e Diego Monteiro.
Trilha sonora: Ana Fuser e Luciana Rossi
Desenho de luz: Aline Santini
Cenário: Rodrigo Paz
Figurino: Ed Mendes e Luiz Parisi
Assistente de direção: Flavia Tonalezi
Designer gráfico: David Galasse
Fotos: Cacá Bernardes
Preparação corporal: Mario Condor
Preparação vocal: Ana Fuser
Realização: Cia. Bravos Atores
Serviço
Reestreia/convidados: 8 de janeiro – sexta-feira – às 21h30
Reestreia/público: 9 de janeiro – sábado – às 21 horas
Local: Teatro Sérgio Cardo – Sala Paschoal Carlos Magno
Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista - SP – Tel: (11) 3288-0136
Temporada: sexta (21h30), sábado (21h) e domingo (19 horas) – Até: 28/02/10
Ingressos: R$ 20,00 (¹/2 entrada: R$ 10,00) - Bilheteria de quarta a domingo a partir das 15h
Gênero: Comédia – Duração: 80 min – Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 144 lugares - Reservas: (11) 8152-1598
Cartões Visa e Visa Electron - Ar condicionado e acesso universal.

Roberto Lage - diretor

Com mais de 30 anos de carreira, é um dos nomes mais importantes e premiados diretores da cena teatral do Brasil. Ao lado de Celso Frateschi, criou, em 1999, o Ágora – Centro para Desenvolvimento Teatral, cujo objetivo é desenvolver, num nível mais elevado, técnicas de interpretação de atores, fomentando discussões nesse sentido.

Dentre os prêmios que já recebeu em sua carreira, destaque para: Prêmio Molière de melhor direção em À Flor da Pele, de Consuelo de Castro, em 1976; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes - APCA de melhor diretor, com o espetáculo de clowns, Clips e Clops, em 1998. É defensor do que chama "teatro do essencial", ou seja, peças nas quais elementos como a cenografia, sonoplastia, ou até a pirotecnia existem apenas para complementar a atuação do ator, mas nunca para se sobrepujar a ele.

Suas últimas produções foram: Madame Sade, de Yukio Mishima, uma produção do Centro Cultural Banco do Brasil; Pente Fino, de Christopher Welzenbach; Ricardo III, de William Shakespeare; Horácio, de Heiner Müller; O Cachorro, de Dea Loher; A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart; Sonho de um Homem Ridículo, de Dostoïevski; Don Juan, de Molière; e em Portugal, a convite do Grupo Seiva Trupe, dirige o espetáculo Um Merlin, de Luís Alberto Abreu, que teve sua estreia do FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica.

Daniel Veronese – autor

Considerado um dos maiores dramaturgos e diretores de teatro contemporâneos em atividade na Argentina, já recebeu, nos últimos quinze anos, mais de 25 prêmios nacionais e internacionais. Participou dos principais festivais de teatro do mundo, como Theatre der Welt, Festival de Avignon, Kunsten Festival des Arts, Hebbel Theatre e Holand Festival, entre outros. Foi curador do Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires nas edições de 1999, 2001 e 2003. Teatro para Pássaros é sua primeira peça encenada em São Paulo.

Luciana Rossi – tradução

Formada em Letras pela USP, com habilitação em Alemão-Português. Especializou-se em Tradução e Interpretação em inglês e português, pela Associação Alumni e é tradutora juramentada de espanhol. Estudou em Oxford, na Inglaterra, e fez especialização em tradução na International House, em Buenos Aires, Argentina. Na área teatral, traduziu e adaptou, junto com Daniel Gaggini, a peça do norte-americano Christopher Welzenbach, Downsize, cujo título foi traduzido para Pente Fino em português. Em 2006, traduziu a peça Ricardo III, de Shakespeare, tradução utilizada por Celso Frateschi em sua adaptação dessa obra e que estreou em 2006 no Teatro Ágora, sob a direção de Roberto Lage. Em 2007, trabalhou ao lado do diretor André Piza na adaptação do texto Um Homem Célebre, de Machado de Assis, no projeto Machadianas, promovido pelo Teatro Ágora.

Elenco

Ana Fuser é formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Estudou Canto Lírico com Andrea Kaiser, Harmônicos da voz, com Silvia Pogetti, percussão corporal, com Carlos Bauzys, regência e canto coral, com Samuel Kerr, e clarinette, com Luiz Affonso Montanha. Como atriz, participou dos espetáculos: A Culpa é da Ciência?, de Alessandro Greco e Oswaldo Mendes, direção de Rachel Araújo; Jardim das Delícias, de Nanna de Castro, direção de Rachel Araújo; Pequenas Histórias que a História Não Conta, texto e direção de Luiz Carlos Moreira; O Burguês Fidalgo, de Moliére, direção de Bete Dorgam; Panos e Lendas, de Wladmir Capella; Puro e Impuro, de Mário de Andrade, direção de Pedro Pires; Homens de Papel, de Plínio Marcos, direção de Iacov Hillel; O Chá de Alice, inspirado em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrow, direção de Bete Dorgan, além de protagonizar o espetáculo Romeu e Julieta, de William Shakespeare, sob direção de William Pereira. Na TV, participou das novelas Amigas e Rivais, Minha Vida é Uma Novela e Os Ricos Também Choram. Apresentou e produziu o programa Canal Teatro do site www.mediacast.com.br da Editora Abril. Idealizou e produziu o espetáculo Jardim das Delícias, entre outros em desenvolvimento.

Daniel Gaggini formou-se em 1991, na Escola de Teatro Macunaíma. No mesmo ano, foi convidado a integrar a Cia. Os Satyros. Em 92, vai com o grupo para a Europa, quando atua e produz os espetáculos: Saló Salomé, Rusty Brow em Lisboa, A Filosofia na Alcova e De Profundis. Em quatro anos na Europa, teve a oportunidade de atura e produzir espetáculos em 12 países e participar dos principais festivais de teatro do mundo, entre eles: Edinburgh Festival e Festival D'Avignon. De volta ao Brasil, em 96, atuou e produziu os espetáculos: Pasolini de Zeno Wilde, Kecak, com o grupo Panti Pusaka Budaya (Indonésia - Bali), O Casamento do Pequeno Burguês de Bertolt Brecht, com direção de Lucinda Failde, Pacto de Sangue de Ramon Del Valle-Inclan, com direção de Rodolfo García Vasquez, Vidas Calientes de Luque Daltrozo, com direção de Fernando Peixoto e Pagarás com Tua Alma, de Gustavo Machado. Em 2001, funda a Cia. Bravos Atores e realiza os espetáculos O Ventre do Minotauro, de Dalton Trevisan, A Proposta, a partir da obra de Anton Tchekhov e Pente Fino de Chris Welzenbach.

Luciana Rossi participou do curso de preparação de atores do Teatro Àgora, ministrado por Celso Frateschi e estreou como atriz, em 2000, no Teatro Ágora, sob a direção do próprio Celso Frateschi, com o texto O Candidato, de Harold Pinter. Mais tarde, também sob direção de Celso Frateschi, trabalhou na peça Nulidades (2001). Em 2003, sob a direção de Marcelo Médici, atuou na peça Enquanto Não Fazemos Novela. Desde 2002, realiza pesquisas de textos teatrais contemporâneos de diversas nacionalidades (espanhóis, franceses, ingleses, norte-americanos, argentinos, chilenos, etc.) para o desenvolvimento de projetos de leituras e formação de repertório para a Cia. Bravos Atores, da qual faz parte desde 2003.

Mario Condor se formou, em 1993, no Teatro Escola Célia Helena. Desde 1997 é aluno de Kung Fu e Tai Chi Chuan de Marcos Hourneaux; em 2006, se graduou faixa preta, atuando como professor e artista marcial, sendo, desde então, presidente da Associação Fu Ka Wui de Fung Fu e Taichi Chuan. Participou de oficinas ministradas por Walter Lima Júnior, Raul Cortez, Roberto Lage, Renato Borghi e Célia Helena. Seus principais trabalhos no teatro são: Pente Fino (06) de Christopher Welzenbach, sob direção de Roberto Lage, Mata Burro (05) de Fabio Torres (indicado para o prêmio Shell), direção de André Garolli, Romeu e Julieta de William Shakespeare, com direção de William Pereira, Tio Vânia de Anton Tchecov, sob direção de Celso Frateschi, Drummond: Alguma Poesia, direção de Elias Andreato, Cárcere Privado de Leonardo Alkimin, sob direção de Daniel Chao Hu, Qualquer um de Nós autoria e direção Bosco Brasil, Verás que tudo é mentira, direção de Marco Antônio Rodrigues, entre outros.

Bete Correia é formada em Artes Cênicas pela Escola de Teatro Célia Helena, desde 1996. No teatro, atuou nos espetáculos: Dois Irmãos e Don Juan, ambos com direção de Roberto Lage; As Fidalgas e no monólogo A Ultima Chamada, com direção de Edna Ligieri, entre outros. No cinema, participou dos longas Good Bye de Sean Bradley, A Fronteira de Roberto Carminati e protagonizou os curtas Sintonia de Jaime Queiroz e Laurita de Roney Freitas.

Diego Monteiro formou-se na Escola de Teatro Célia Helena, em 2006. Participou de diversas oficinas de aprimoramento, como: Os Fundamentos do Método de Stanislavski, com Valentin Vassilyevitch Teplyakov; O Teatro de Grotowski, com Rena Mirecka; Preparação do Ator, com Robert Castle, do Strasberg Theatre Institute, entre outros. Com Antunes Filho, integrou o CPT, entre 2007 e 2008, e passou por uma residência com a Cia. Elevador, sob orientação da Marcelo Lazzaratto. Seu mais recente trabalho foi a montagem do conto O Caso da Vara, com direção de Beatriz Bolonha, dentro do projeto Machadianas, realizado pelo Ágora Teatro, com coordenação de Roberto Lage.

*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

Proteja-se do sol com FPS 100!

Tire suas dúvidas sobre proteção solar e curta o verão sem correr riscos!!!

Fonte: Dra Simone Sotto Mayor, dermatologista e diretora da área de cosmecêuticos da Biolab Farmacêutica.

Em meio aos questionamentos sobre a eficácia dos protetores solares disponíveis no Brasil surge no mercado uma alternativa 100% desenvolvida com tecnologia nacional e que oferece proteção mais duradoura, segura e eficaz contra os efeitos nocivos do excesso de exposição aos raios solares. O Photoprot FPS 100 é diferenciado e foi produzido à partir de diversos estudos e pesquisas conduzidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O produto possui em sua formulação os avançados recursos da nanotecnologia, essa característica confere melhor absorção do produto que permanece e age por mais tempo na superfície cutânea. Photoprot tem propriedades superiores aos produtos convencionais, oferecendo melhor proteção da pele contra as radiações UVA (vermelhidão) e UVB (envelhecimento), reduzindo riscos de enfermidades cutâneas, com mais segurança, estabilidade e eficácia. Entenda melhor as vantagens de se proteger com um produto desenvolvido com nanotecnologia e com fator de proteção 100.

1. O que significa o Fator de Proteção Solar (FPS)?

R: FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

2. Porque FPS 100? Dizem que acima de FPS 30 naõ existe diferença. Isso é verdade?

R: Photoprot foi desenvolvido para atuar em fotoproteção em pós-procedimentos médicos, cirúrgicos ou estéticos. Assim, é fundamental que ofereça e garanta proteção efetiva e prolongada ao ser receitado pelo médico. Para que um fotoprotetor seja efetivo e sua proteção corresponda ao fator indicado, é preciso que o produto seja aplicado seguindo determinadas regras estabelecidas pelo FDA (Food and Drug Administration) que determina uma aplicação de 2mg de produto por cm2 de pele e que seja reaplicado a cada duas horas. Tal recomendação normalmente não é seguida a risca pelos consumidores, assim é preciso que o fotoprotetor tenha o maior fator de proteção solar possível para que se “cubra” esse descuido natural do consumidor.

3. O que é Nanotecnologia? O que ela tem de diferente em relação aos produtos convencionais?

R: O termo nanotecnologia faz referência a uma sofisticada habilidade de controlar, utilizar e visualizar uma determinada matéria prima em uma escala nanométrica. Um nano é a bilionésima parte do metro. Produtos desenvolvidos à base da nanotecnologia têm, assim, componentes menores e são mais compactos. Um sistema nanoestruturado permite formulações com maior segurança, eficácia, estabilidade e melhores características sensoriais. PhotoProt possui nanocapsulas 100% biodegradáveis de 250 nanomêtros.

4. Qual o benefício das nanocápsulas de PHOTOPROT?

R: As características diferenciadas de Photoprot devem-se à exclusiva tecnologia Nanophoton, de nanoencapsulação de filtros químicos orgânicos, que permite a proteção efetiva da pele devido ao aporte garantido e mais seguro das substâncias. O produto utiliza o conceito de Drug Delivery System, um sistema de liberação lenta e controlada, o que permite prolongar sua ação, além de ir direto ao alvo, a primeira camada da pele (estrato córneo) que é onde o photoprotetor deve atuar.


5. Qual o perfil de segurança do PHOTOPROT? Há restrições de uso? Quais?

R: O principal aspecto relativo à segurança no uso da nanotecnologia é o tamanho da nanocápsula. Para uma nanocápsula atuar como um sistema de liberação de drogas ela precisa atingir o tamanho entre 200 a 1000nm. As nanocápsulas apresentadas no produto possuem um diâmetro de 250nm, estando contidas na faixa estabelecida como segura para administração tópica de substâncias ativas. Tal faixa de segurança estabelece que para que não haja absorção sistêmica, as nanocápsulas devem apresentar dimensões superiores a 100nm. Não há restrições de uso ao produto.

6. Quais as indicações do PHOTOPROT?

R: Photoprot é indicado para todos os tipos de pele. O produto da Biolab oferece segurança para quem precisa de fotoproteção efetiva e prolongada, proteção de cicatrizes recentes e de acne, pós-procedimentos dermatológicos e cirúrgicos e prevenção e terapia de melasma e cloasma (manchas na pele). Também é ideal para proteção solar diária.

7. Quanto custa o produto? Qual o preço sugerido? PHOTOPROT está disponível imediatamente? Se não, quando estará?

R: O preço sugerido é de R$ 66,00. O produto já está disponível no mercado. SAC 0800 724 6522

8. Além de utilizar um protetor solar, quais outros cuidados o consumidor deve tomar antes de se expor ao sol?

R: O uso de protetores solares é uma medida fundamental na prevencão do câncer de pele, mas não é a única. Outras medidas são: nunca se expor ao sol no período compreendido entre as 10hs e as 16hs, usar barraca, chapéu e óculos escuros. Além disso ressalto que cada vez mais, a escolha de um protetor solar adequado a cada pessoa deve ser tarefa delegada a um médico dermatologista.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

sábado, 12 de dezembro de 2009

VOLUNTÁRIOS FARÃO CEIA DE NATAL NO ALBERGUE ZANCONE

Os alunos dos cursos de Pedagogia, Direito, Relações Internacionais e Sistemas de Informação, além de professores e funcionários das Faculdades Integradas Rio Branco, realizarão em 22/12 no Albergue Zancone, localizado na Av.Imperatriz Leopoldina, 1335 - Lapa, o Projeto "UM NATAL PARA TODOS".
A iniciativa surgiu de uma ação realizada no ano passado na mesma entidade, onde o grupo ofereceu palestra motivacional, informações práticas sobre o mercado de trabalho, lanches e um pouco de diversão com a apresentação dos músicos Charles Guedes e Dorival Vargas.
Como a experiência foi enriquecedora para todos os envolvidos, este ano, o grupo vai repetir a dose oferecendo uma ceia de Natal.
O Albergue Zancone, acolhe diariamente, 24 horas por dia, diversas pessoas em situação de rua, provenientes de várias regiões da cidade de São Paulo.
Em média 100 homens são residentes na instituição, permanecendo por um período de
até seis meses na unidade. Além destes, 50 homens utilizam os serviços de banho, lavagem de roupa e almoço e 20 homens, usam a unidade para banho e pernoite de modo temporário.
Para quem tiver interesse em participar do grupo, eles estão aceitando doações de roupas e alimentos.
O ponto de encontro será na biblioteca das Faculdades Integradas Rio Branco as 18:00hs, situada na Av. José Maria de Faria, 111 - Lapa.
Mais informações no e-mail: charllesguedes@hotmail.com

Investir em tecnologias limpas é lucrativo

É o que confirma relatório da Rede WWF, divulgado hoje em Copenhague. Relatório lembra que Brasil lidera, por exemplo, a tecnologia de biocombustíveis.

Copenhague, Dinamarca - As tecnologias para a geração de energia limpa estão despontando como um caminho que traz inovação, sustentabilidade e lucratividade. Com isso, está em vias de se tornar o terceiro maior setor industrial mundial, segundo relatório da Rede WWF, divulgado hoje em Copenhague.

A construção de uma indústria forte em tecnologias limpas pode transformar um país em liderança mundial. Já é possível observar o pioneirismo de alguns países neste aspecto, como é o caso da Dinamarca, com a energia eólica, e do Brasil, com o biocombustível, que já lideram o conhecimento sobre essas tecnologias sustentáveis, além da Alemanha, que já vem desenvolvendo com sucesso iniciativas para a produção de energia eólica e solar.

O relatório da Rede WWF prevê que os ganhos das indústrias que desenvolvem essas tecnologias devem movimentar 1.600 bilhões de euros em 2020, atrás apenas da indústria de produtos eletrônicos e automóveis, ocupando o terceiro lugar no ranking industrial. Para se ter uma idéia comparativa, já em 2007, as tecnologias de energia limpa movimentaram 630 bilhões de euros, mais que a indústria farmacêutica.

A receita das vendas de produtos de eficiência energética em 2007 foi mais de cinco vezes a receita dos produtos de energia renovável. Porém, isso deve se alterar significativamente em 2020, com a taxa de crescimento das energias renováveis em 15% ao ano, que representa três vezes mais do que os ainda respeitáveis 5% das vendas de produtos e processos ligados à eficiência energética.

“Avaliando estes dados, chega-se à conclusão óbvia de que os governos e a iniciativa privada devem investir em tecnologias limpas – com subsídios e recursos diretos, respectivamente. Primeiro porque se trata da segurança energética do planeta. Segundo porque é lá, na energia limpa, onde estará o dinheiro. Claramente, a partir de uma perspectiva nacional, há muito a ganhar e nada a perder ao investir em energia limpa“, analisa Denise Hamú, secretária geral do WWF-Brasil.

Os bancos centrais podem ajudar, incentivando a inclusão do "risco carbono" no modelo financeiro. O acesso ao capital de risco também tem sido um fator para o sucesso da energia limpa nos países, que já estão buscando a liderança no desenvolvimento desse tipo de tecnologia. O relatório sublinha, também, a importância de se desenvolver um forte mercado interno para essas tecnologias. Isso permite às empresas experimentar, ganhar experiência e rapidez ao percorrer a curva de aprendizado, dando-lhes uma vantagem competitiva e dotando-as de referências e exemplos de projetos.

Os governos podem apoiar tais mercados domésticos com subsídios, energias renováveis, metas e políticas de contratos. Isso poderia beneficiar muitos países, como o grupo da União Européia, que se classificou em 18º lugar no ranking do PIB, atrás da Alemanha, mesmo em termos absolutos, e do Reino Unido, que ficou com a 19° posição. Ilustrando as oportunidades perdidas, a Austrália, que desperdiçou uma vantagem inicial de seus técnicos em energia solar, está classificada em 28°. A China é o quarto país classificado em termos de vendas absolutas e sexto em vendas relativas ao seu PIB.

Para o WWF-Brasil, renunciar a estas oportunidades por causa do velho hábito de se utilizar combustíveis fósseis poluentes, em razão das fortes pressões do lobby da indústria tradicional é uma demonstração de que se está agindo contra os interesses mundiais.

Sobre o WWF-Brasil
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

PRESENTES CRIATIVOS NO NATAL: VENÇA ESTE DESAFIO COM AS SUGESTÕES DA ARQUITETANDO


Data em que a criatividade é colocada à prova, o Natal exige superação todos os anos. Apostar em itens personalizados é a forma de surpreender e agradar. A Arquitetando (www.arquitetando.art.br) sugere uma maneira diferente de emocionar a pessoa que você ama, amigo secreto, colega de trabalho e pessoas da família com uma escultura de parede estilizada.

A Arquitetando é uma alternativa para quem procura bom gosto e estilo na arte moderna. Tudo isso com o perfil da pessoa que você quer agradar. “Imagine uma bela escultura produzida a partir de uma fotografia exibida na sua parede como o registro de um momento de vida”, assim o designer Hélio Miranda define sua criação, com base nos relatos que ouviu dos clientes.

Hélio Miranda, responsável pela criação da Arquitetando, busca inspiração para que suas criações sejam cada vez mais originais. O designer tem sugestões de presentes para este Natal que, certamente, decorarão todos os tipos de ambientes. Elaboradas em MDF de 9mm e com pintura automotiva, as esculturas de parede atendem a todos os estilos com o máximo de personalização.

Seguem exemplos de esculturas elaboradas a partir de foto; abstratas; para ambientes comerciais; estilizadas; infantil e logomarcas.

Mais detalhes dos trabalhos personalizados no site www.arquitetando.art.br . Caso tenha interesse em mais fotos, informações ou entrevistas, estamos à disposição.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado:

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lei antifumo protege até fumantes,diz pesquisa do Incor

Estudo inédito em 710 locais da cidade de SP aponta redução de monóxido de carbono no ar expelido por garçons que fumam

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas de São Paulo aponta que a lei antifumo, que entrou em vigor há quatro meses no Estado, ajuda a proteger até a saúde de pessoas que fumam, já que elas não estão mais expostas à fumaça do cigarro em ambientes fechados de uso coletivo.
O trabalho do Incor é o primeiro no mundo a utilizar a variável biológica, o monóxido de carbono, como indicador de redução de risco de exposição ambiental à fumaça do cigarro.
Foram realizadas medições de monóxido de carbono em 710 estabelecimentos da capital paulista, entre bares, restaurantes e casas noturnas, em dois momentos: antes de a lei entrar em vigor e ao final de três meses após o início da restrição, para avaliar as concentrações do poluente no ar dos ambientes, em garçons fumantes e em não-fumantes.
Os resultados apontaram o ar expelido por garçons fumantes, que apresentou nível médio de monóxido de carbono de 14 ppm (partes por milhão) antes da vigência da lei, passou para 9 ppm doze semanas depois, o que representa redução de 35,7%.
Para os garçons que não fumam, o impacto positivo foi ainda maior, passando de um índice de 7 ppm (equivalente ao de fumantes leves) para 3 ppm (nível de não fumante).
Já a medição realizada para verificar a poluição tabágica ambiental o nível médio de monóxido de carbono nos estabelecimentos caiu de 5 ppm para apenas 1. “Isso significa sair de um período de horas parado em um túnel congestionado de carros e ir diretamente para um parque arborizado”, afirma Jaqueline Scholz Issa, cardiologista do Incor e coordenadora da pesquisa.
Em ambientes parcialmente fechados e abertos, a medição apontou níveis médios de 4 ppm e 3 ppm, respectivamente, antes de a lei entrar em vigor. Doze semanas depois, os mesmos locais apresentaram registros médios de apenas 1 ppm de monóxido de carbono no ambiente. “Esses resultados enterram de vez o conceito de fumódromo. Não há ambiente seguro para o ser humano com qualquer concentração de fumaça do cigarro no ar”, ressalta a médica.
No organismo humano, o monóxido de carbono concorre com o oxigênio – isso significa menor oxigenação do sangue, células e tecidos e, consequentemente, maior oxidação no organismo. Aos poucos, essa condição metabólica acelera o envelhecimento do endotélio, que é a camada de células que formam a parede de vasos e artérias do corpo humano.
Num processo em cascata, surgem inflamações e obstruções dessas vias de passagem do sangue no organismo, que, nessa condição, não conseguem alimentar de oxigênio e nutrientes as células, tecidos e órgãos do corpo humano. Esse processo de envelhecimento acelerado dos vasos é conhecido como aterosclerose e sua evolução leva à ocorrência de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral, além de trombose em membros diversos.
“Esse estudo demonstra claramente os benefícios da lei paulista que restringe o cigarro em ambientes fechados, protegendo as pessoas da fumaça nociva do tabaco. Trata-se de uma vitória da saúde pública e um exemplo a ser seguido”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
*
*
*
Publicidade
Preços e estoque por tempo limitado:

CORRENTE DO BEM

Foto: Sheron Menezes, Daniella Sarahyba, Daniela Mercury, Cesar Cielo e Ana Furtado

A embaixadora do Unicef e madrinha da campanha Daniela Mercury, ao lado das atrizes Ana Furtado e Sheron Menezes, da modelo Daniela Sarayba e do nadador Cesar Cielo abrilhantaram o emocionante evento de lançamento da Corrente do Bem.

A Procter & Gamble e o UNICEF se uniram, mais uma vez, em prol dos direitos das crianças. Como parte da iniciativa, capitaneada pela marca Pampers, cada embalagem de fraldas vendida no período de dezembro de 2009 a março de 2010, contribuirá com o programa do UNICEF destinado ao desenvolvimento e à sobrevivência de crianças de até seis anos no Brasil. Cada pacote equivale a uma doação. Participam ainda da iniciativa as marcas Ariel, Gillette Prestobarba3 Feminino, Hipoglós Amêndoas e Pantene, que farão doações baseadas na estimativa de embalagens vendidas no mesmo período.

Os recursos obtidos com a parceria serão destinados às ações do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil do UNICEF no Brasil. Esse programa atua em duas diferentes frentes: o apoio às famílias e o fortalecimento da gestão municipal para o desenho e a execução de políticas que garantam direitos de crianças e adolescentes.
*
*
*
Publicidade:
Preços por tempo limitado: