FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 25 de março de 2010

Guarulhos comemora 10 anos do Orçamento Participativo

Durante esse período, a Prefeitura atendeu a 1.008 ações definidas pela população, com a participação de mais de 57 mil pessoas em 3,1 mil plenárias

A cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) realiza nesta sexta-feira, a partir das 19h, uma cerimônia para comemorar os 10 anos da adoção do Orçamento Participativo (OP) no município. O evento será realizado no Adamastor Centro, com homenagens aos conselheiros e representantes eleitos pela população nas plenárias realizadas na cidade. A comemoração dos 10 anos do OP em Guarulhos contará com a presença do Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Gilberto Carvalho. No final da cerimônia, haverá uma apresentação do sambista Dudu Nobre.
Desde 2000, o OP já reuniu mais 57 mil pessoas em 3.100 plenárias distribuídas por diversas regiões de Guarulhos. Isso permitiu à Prefeitura executar 1.008 ações voltadas à comunidade, um dos maiores índices registrados entre as cidades brasileiras que adotaram o Orçamento Participativo.
Várias obras saíram do papel graças às demandas levantadas em plenárias do OP, como os teatros Adamastor Centro e Pimentas, o Hospital Pimentas-Bonsucesso, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a construção de Estações de Tratamento de Esgoto, o Bilhete Único, a instalação de câmeras de monitoramento eletrônico, restaurantes populares, a construção de conjuntos habitacionais, pavimentação de vias, reforma do Bosque Maia, entre outros.
O Orçamento Participativo (OP) é uma ferramenta importante da democracia participativa, porque estimula os cidadãos definirem os investimentos públicos em suas regiões. A experiência do OP também é desenvolvida em diversas cidades do mundo, como Buenos Aires, Córdoba e Rosário (Argentina), Bruxelas (Bélgica), Caracas (Venezuela), Londres (Inglaterra), Toronto e Montreal (Canadá), Bobigny e Saint-Denis (França).
O trabalho em Guarulhos é reconhecido internacionalmente pelos altos índices de êxito obtidos nesses 10 anos. No início da semana, o prefeito Sebastião Almeida recebeu um prêmio no Fórum Urbano Mundial 5 (FUM 5), em reconhecimento às ações da Prefeitura em prol do desenvolvimento social e econômico, concedida pelo Instituto para a Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental da Nigéria.
A cidade também assumiu recentemente a coordenação da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, entidade composta por 54 municípios do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.