FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pediatria da UNICID oferece tratamento gratuito para obesidade infantil‏

Ambulatório de pediatria da UNICID oferece tratamento gratuito para obesidade infantil

Considerada o maior problema de saúde pública no mundo, a obesidade já atinge de uma em cada três crianças de 5 a 9 anos, no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a professora do curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Rita de Cassia Viegas Lins Soares, o padrão alimentar inadequado associado à inatividade física foram preponderantes para que a taxa nessa faixa etária tenha triplicado desde os anos 70.

Para orientar os pais sobre os riscos e tratamento da obesidade, o recém-inaugurado Ambulatório de Pediatria, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) oferece atendimento gratuito a crianças que estão acima do peso. O serviço é realizado no campus da Instituição, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Os pais interessados no atendimento para diversas especialidades, além de endocrinologia, podem obter mais informações pelo telefone (11) 2178-1240. As consultas são realizadas de segunda e quarta-feira, das 13h30 às 16h30 e são acompanhadas por uma equipe composta pelos professores Walter Perez Scaranto, Rita de Cássia Soares e Juang Horng Jyh, além de alunos do curso de Medicina. Podem participar crianças de 0 a 16 anos.
No primeiro contato, são realizadas entrevistas sobre os hábitos alimentares da família, a pratica de atividades físicas e se há existência de doenças freqüentes associada a obesidade (hipertensão, distúrbios lipídicos, diabetes, entre outras), além da rotina da família. Em seguida, o menor, sempre acompanhado de seu responsável, é submetido a um exame físico completo.
A partir daí, a equipe elabora em um gráfico padronizado para mensurar grau de obesidade, solicita exames laboratoriais para rastrear as complicações da obesidade e monta um cardápio individualizado para a criança seguir. “Tentamos reduzir a alimentação lentamente para que se obtenha uma reeducação alimentar, mostrando a importância de se alimentar de tudo, mas em menores quantidades”, explica a pediatra Rita de Cássia Soares. Segundo ela, é importante cuidar da alimentação desde cedo. “Uma criança gorda tem mais chances de se tornar um adulto obeso e desenvolver no futuro problemas ligados à obesidade, como doenças cardiovasculares”, explica.

SERVIÇO

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS - UNICID
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Endereço: Rua Melo Peixoto, 1.243, Tatuapé – São Paulo – SP.

Universidade Cidade de São Paulo
Rua Cesário Galeno, 448/475, Tatuapé – São Paulo – SP.
Tel.: 11 - 2178 1212 - http://www.unicid.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.