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terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Cuidados com a alimentação no final do ano

Aproveite as férias, mas não descuide da alimentação. Especialista dá dicas de como passar pelas festas de final de ano sem comprometer a sua saúde

O final de ano chegou e com ele as merecidas férias. Sol, praia, lazer, bem-estar. Tudo isso é muito bom, mas os cuidados com a alimentação não podem ser deixados de lado. A nutricionista Flávia Pinto Cesar explica que a hidratação no período de férias é importante para repor os nutrientes perdidos com a transpiração dada a alta temperatura e dá algumas dicas: ande com uma garrafinha de água e beba aos poucos durante o dia. Para quem curte uma praia, abuse da água de coco que é rica em potássio e é considerada um soro natural. Substitua refrigerantes por sucos naturais que hidratam e são excelentes fontes de antioxidantes.

O período de férias dá mais flexibilidade aos horários de refeição, sem tanta rigidez de horários. Ainda assim, faça tudo com organização para que tudo não vire um caos. “Estabeleça horários para as refeições, respeitando as principais como café da manhã, almoço e um jantar leve. Caso contrário, você acabará beliscando o dia todo e de forma não saudável. E nos intervalos coma alimentos mais leves”.

Mesmo em viagens você pode se organizar para fazer beliscos saudáveis. Evite frituras, excessos de alimentos gordurosos e açucarados. Sempre que possível coma frutas, cenoura palito, pepino, tomate, castanhas e frutas secas. “Prepare seu próprio lanche, garantindo a qualidade e evitando intoxicações. Faça um lanche com pão integral ou de cereais, folhas como alface ou rúcula ou agrião, cenoura ralada, pepino ralado ou fatia, ricota ou cottage. Para consumo de bolachas das crianças, opte pelas de aveia ou pelas sem recheio”, diz.

Coloque limite e horários para as refeições das crianças e deixe o refrigerante apenas para o final de semana e evite salgadinhos. Alimentos industrializados são ricos em sódio ou açúcares e cheios de corantes que podem desenvolver alergias. Flávia sugere que, ao preparar um macarrão instantâneo, exclua o tempero pronto e enriqueça com um molho natural de tomate ou faça um yakissoba acrescentando legumes. “Outra dica para ajudar na alimentação das crianças é selecionar alimentos saudáveis, dispor sobre a mesa e convidar as crianças a montarem seus próprios lanches”, recomenda.

Prefira alimentos refrescantes e de fácil digestão como saladas, sementes, frutas, carnes magras e preferencialmente brancas, carnes grelhadas ou ao molho. Na hora da sobremesa a dica é selecionar opções também refrescantes e de baixas calorias como salada de frutas ou frutas refrescantes como abacaxi, melancia, melão e uva ou picolés de frutas ou sorvete de iogurte em substituição ao sorvete de massa. A gelatina também é uma excelente opção.

Dicas gerais

A boa mastigação é um bom aliado que auxilia a não exceder na quantidade, além de facilitar a digestão. Procure alimentar-se a cada 3 horas. Descanse a mente e movimente o corpo com uma atividade física relaxante como alongamento e caminhada e que lhe traga bem-estar .

Você não precisa se preocupar em reduzir peso neste período de descanso, mas não confunda: não reduzir não significa adquirir peso. Então, tenha bom senso para não exceder nas quantidades e critério para comer com qualidade.

FLÁVIA PINTO CESAR é nutricionista, Coach de emagrecimento, Coach de saúde e vitalidade e Life Coach

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