PROGRAMA BALADA DA FADA

sábado, 22 de janeiro de 2011

COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

Cérebro Melhor traz 7 dicas nada convencionais de como estimular a criatividade

Por Cérebro Melhor*

Podemos dizer que todos somos criativos, ou seja, possuímos a habilidade de pensar em ideias e desenvolver conceitos originais. Mas e quando há momentos em que nos encontramos sem a menor inspiração, começamos a andar em círculos e nos vemos em um beco sem saída? Para tentar solucionar esses esporádicos bloqueios criativos, o portal Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br), referência em treinamento para o cérebro por meio de jogos online, traz a seguir sete técnicas nada convencionais, baseadas em pesquisas científicas, para turbinar a criatividade.

1) Mantenha distância psicológica

Quando nos encontramos em impasses criativos, as pessoas geralmente recomendam a separação física do problema, como fazer uma pausa, dar uma volta. Mas a distância psicológica pode ser tão útil quanto. Tente se imaginar distante do problema, desconectado do local em que você se encontra. Isto deve estimular o pensamento em nível mais elevado.

2) Projete-se no tempo

Assim como a distância psicológica, a distância cronológica também pode melhorar a criatividade. Quando pensamos em soluções em médio e longo prazo, incitamos nossa mente a pensar de forma mais abstrata e, consequentemente, mais criativa. Por exemplo, tente visualizar seu problema daqui a um ou dez anos.

3) Vá além, estimule o absurdo

A mente é desesperada para fazer sentido ou conexões com as experiências vividas. Quanto mais absurdos ela experimenta, mais duro ela tem que trabalhar para encontrar sentido. Leia livros que façam sua mente ficar lutando por explicações, como Alice no País das Maravilhas ou algum livro de Kafka. O absurdo desenvolve a habilidade subconsciente para reconhecer padrões escondidos.

4) Use o mau humor, junto com o bom humor

Estados emocionais positivos aumentam a resolução de problemas e o pensamento flexível, e geralmente são considerados mais condutivos para a criatividade. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, se canalizadas, as emoções negativas também têm o poder de turbinar a criatividade.

5) Busque o caminho mais difícil

Quando pessoas tentam ser criativas, elas geralmente vão pelo caminho de menor resistência, construindo sobre ideias existentes. Isto não é um problema, desde que você não ligue para variações sobre um mesmo tema. Se você quer algo com maior grau de ineditismo, entretanto, pode ser limitador você apoiar seu raciocínio no que já existe. O caminho de “maior” resistência pode levar a soluções mais criativas.

6) Pense no amor, de bem com a vida

Quando nossos pensamentos estão voltados para o amor, como quando vivemos um romance, nós sempre estamos mais felizes. Porém, esses sentimentos vão muito além da felicidade, as pessoas com pensamentos no amor são mais criativas. O amor nos faz ter pensamentos de longo prazo, então, nossa mente diminui o zoom e raciocinamos de forma mais abstrata e analógica.

7) Viva o agora!

Para aumentar a criatividade, sempre ouvimos sobre os benefícios de sonhar acordado para incubar as ideias. Isso não é necessariamente verdade! O benefício de incubar ou aguardar pode ser apenas o tempo para esquecer todas as nossas ideias iniciais ruins, para dar lugar a ideias melhores. Além disso, incubação só funciona se o inconsciente já tem muitas informações para incubar, em outras palavras, se você já dedicou muito trabalho ao problema. Pare de sonhar acordado e comece a agir!

* O Cérebro Melhor é referência em treinamento cerebral por meio de jogos online. Para saber mais, acesse: www.cerebromelhor.com.br

**Conteúdo autorizado para publicação apenas com citação da fonte

Sobre o Cérebro Melhor:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Cérebro Melhor é uma empresa licenciada do Grupo SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), com mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e uma equipe de cientistas reconhecidos no meio acadêmico. Com desafios online que estimulam as cinco principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial, o portal atende ao mercado corporativo que busca programas de desenvolvimento para aprimorar a capacidade cognitiva de seus colaboradores, e pessoas físicas que desejam exercitar o cérebro tanto para prevenir o declínio cognitivo natural como para melhorar a qualidade de vida dos que já sentem os efeitos deste declínio. O Cérebro Melhor é chancelado por Suzana Herculano-Houzel, consultora científica do portal e neurocientista com diversos livros publicados relacionados à neurociência e bem-estar. Para mais informações, acesse: www.cerebromelhor.com.br

* NICOLE BARROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.