FIQUE POR DENTRO

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ação Intersetorial de Saúde Mental no Centro Cultural do bairro

A Subprefeitura de Guaianases concedeu o Centro Cultural, situado ao lado do Mercado Municipal, para a realização de um significativo evento que objetiva comemorar o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil. Neste dia, está programado uma Ação Global para atender a comunidade.
Em visita à Subprefeitura, os organizadores solicitaram ao subprefeito, Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, mais atenção aos internos do Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Eles reivindicam que seja constituída uma rede de proteção após o tratamento, com cursos profissionalizantes e de alfabetização, no próprio CAPS.
O movimento pretende ainda montar uma Associação para atender melhor o público necessitado, mas para tanto carecem de um espaço para a concretizar ações que resultem em inclusão no mercado de trabalho e acesso à vida social, por meio de projetos, cursos e acolhimento aos familiares.
Outro objetivo é lutar pela descriminalização do dependente químico, considerado incapaz de exercer sua cidadania. O debate que será promovido pretende sensibilizar os dependentes a participar do evento que, além de oferecer oportunidades de inserção ao mundo do trabalho, à convivência familiar e social, disponibilizará serviços, como: tratamento, exames e cuidados com a saúde. O evento também contará com atividades culturais e musicais.

24 anos de luta e avanços

Em 18/05/1987 aconteceu a 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, na qual se elaborou um documento propondo a reformulação do modelo assistencial em saúde mental e conseqüentemente a reorganização do sistema, privilegiando o atendimento extra-hospitalar e equipes multiprofissionais. Neste período, começaram as discussões sobre os direitos de cidadania e da legislação em relação ao doente mental.

Esta luta resultou na extinção de mais da metade dos Hospitais psiquiátricos do país, considerados "depósitos de excluídos". E, a cada dia, aumenta o número dos Núcleos e Centros de Atenção Psicossocial (Naps e Caps).

Saiba um pouco mais sobre a Assistência a Dependentes de Álcool e Drogas

Dependentes de álcool e drogas recebem atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas/CAPSad. O CAPSad é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas. É um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção substitutiva à internação psiquiátrica, que tem como princípio básico a inserção social. Compreende ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar) na perspectiva da reinserção social, além de realizar ações de prevenção e capacitação de recursos humanos da rede básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.