FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

MAIORIA DE PACIENTES COM LINFOMA DESCONHECEM A DOENÇA ANTES DO DIAGNÓSTICO

Pesquisa com pacientes de linfoma aponta que 86% desconheciam a doença antes do diagnóstico

Estudo mostrou também que o linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer da presidente do Brasil, Dilma Roussef, e do ator Reynaldo Gianecchini , tem maior incidência: cerca de 62%

A partir de uma pesquisa realizada pela ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em 2010, com 1.455 portadores de linfoma, foi constatado que cerca de 70% destes pacientes demoraram mais de três meses para iniciar o tratamento.

O estudo aponta também falta de informação sobre a doença. Dos entrevistados, 86% nunca tinham ouvido falar do linfoma antes do diagnóstico.

Dividido em dois subtipos, linfoma de Hodgkin (maior incidência em adultos jovens de 25 a 30 anos) e linfoma não-Hodgkin (mais comum em crianças), seu principal sintoma é o inchaço indolor dos linfonodos (conhecido popularmente como íngua) no pescoço, nas axilas ou na virilha. Outros sinais também comuns ao linfoma são febre, suor (geralmente à noite), cansaço, dor abdominal, perda de peso, pele áspera e coceira.

O tratamento de ambos é baseado em quimioterapia, radioterapia e medicamentos chamados de anti-corpos monoclonais.. O transplante de medula óssea só é indicado quando o paciente não responde bem ao tratamento ou se já tem um doador compatível.

Com o objetivo de alertar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce, sintomas e tratamento, a ABRALE, em parceria com a IK Ideas, realiza pelo segundo ano consecutivo a campanha “Movimento contra o linfoma. Se toca. Quanto antes você descobrir, melhor”.

A importância do autoexame, por meio do toque, continua sendo o centro da campanha, já que os nódulos podem ser sentidos com as mãos e, dependendo do estádio da doença, serem vistos a olho nu.

Para obter mais informações sobre o linfo, acesse www.abrale.org.br ou ligue para 0800 773 9973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.