PROGRAMA BALADA DA FADA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

COPA VAI TRAZER 1,5 MILHÃO DE TURISTAS PARA SÃO PAULO

O prefeito Gilberto Kassab, participou na manhã desta segunda-feira, 12, do lançamento do projeto Se br ae 2014, uma iniciativa que, com base em estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai propor ações de fomento à micro e pequena empresa na região de Itaquera com a proximidade da Copa 2014. Durante o evento, o prefeito destacou as expectativas de expansão da microempresa na região de Itaquera.

"A cidade deverá receber, segundo o Ministério do turismo, 258 mil turistas estrangeiros e 1,2 milhão de turistas de todo o país. O evento trará para a cidade a geração de empregos, o que significa crescimento com responsabilidade o que beneficiará a todos", disse o prefeito.

Itaquera é o bairro que receberá o estádio candidato a sediar a abertura da copa 2014. Com 14 quilômetros de área, representa apenas 1% da área total do município de São Paulo e que tem o mais baixo IDH, mas que já está sentindo as mudanças por ocasião da chegada do mundial de futebol.

A maioria das micro e pequenas empresas de Itaquera estão no setor do comércio, que representam 49% do total de empreendimentos. Os setores de serviços a indústria aparecem em seguida, com 37% e 14% de participação, respectivamente.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Se br ae-SP, Alencar Burti, o mundial traz possibilidades únicas para micro e pequenas empresas conquistarem novos mercados. Até 2014, serão investidos R$ 80 milhões em iniciativas para possibilitar que os pequenos negócios aproveitem as oportunidades da competição.

Desde junho, o Se br ae vem fazendo uma série de eventos com empresários nas 12 cidades-sede para divulgar os números locais do estudo. Os encontros já foram realizados no Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Natal, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Manaus. São Paulo foi a última cidade-sede a receber o seminário.

Homenagem a Hamadoun Touré

Também nesta manhã, o prefeito Gilberto Kassab participou do almoço em homenagem ao secretário geral da União Internacional das Telecomunicações, Hamadoun Touré, na Futurecom, evento do setor de comunicações da América Latina.

O Futurecom é o maior e mais qualificado evento do setor de Comunicações da América Latina, e tem como objetivo reunir as forças de mercado, proporcionando às empresas e aos profissionais participantes um ambiente adequado e estimulante para o desenvolvimento de negócios, de relacionamentos e de conhecimentos.

Kassab participa em Itaquera do início da contagem regressiva de 1.000 dias para a Copa do Mundo no Brasil

Relógio foi instalado no canteiro de o br as do estádio do Corinthians, candidato a sediar a abertura do mundial em 2014
 Ronaldo Nazário e ex-jogadores consagrados
 foram homenageados na cerimônia - Foto:Fabio Arantes
 Prefeito na cerimônia da contagem regressiva para o início da Copa

O prefeito Gilberto Kassab participou na manhã desta sexta-feira (16), em Itaquera, da cerimônia que deu início à contagem regressiva dos 1.000 dias para a Copa do Mundo no Brasil. Do canteiro de o br as do estádio do Corinthians, candidato a sediar a abertura do mundial, também assistiram ao acionamento do relógio o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, os secretários municipais Gilmar Tadeu (Articulação da Copa) e Marcos Cintra (Desenvolvimento e Trabalho), o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, o ex-jogador Ronaldo Nazário, entre outras autoridades.

O prefeito falou das expectativas e do esforço para que São Paulo seja sede da abertura do evento. "Começa a contagem regressiva. A Copa do Mundo chegou no Brasil. Faltam 1.000 dias para termos, se Deus permitir, a abertura do mundial em Itaquera. Que possamos cada um de nós cumprir, a partir de agora, nossas responsabilidades e alcançar este objetivo. A Prefeitura e o Governo do Estado se esforçam ao máximo para que, no dia da decisão, a cidade de São Paulo seja escolhida".

Relógio em Itaquera faz a contagem regressiva para o início da Copa -
 Foto: Fábio Arantes/Secom
Um totem de 12 metros de altura passa a funcionar no terreno onde está sendo erguida a Arena de Itaquera. Nele, um relógio contará o número de dias que faltam para o início do torneio. O equipamento foi feito pela empresa Playcorp e será custeado por empresas patrocinadoras que estão comprando cotas de participação.

O secretário municipal de Articulação da Copa também destacou o empenho para a realização do mundial na capital paulista. "São Paulo estará à frente do esforço nacional para promover a melhor Copa do Mundo de todos os tempos", disse.

Qualificação profissional

Durante o evento, a Prefeitura , por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), firmou um termo de cooperação com a Construtora Ode br echt, para viabilizar a organização do Programa de Qualificação Profissional "Acreditar", desenvolvido pela construtora.

O objetivo do programa é capacitar 100 pessoas - residentes nas proximidades do Estádio - nas funções de carpinteiro de formas, armador de ferros e pedreiro assentador que, ao término do curso, com duração de dois meses, poderão ser convidados a trabalhar para atender às demandas geradas pela o br a do estádio do Corinthians, em Itaquera.

Ainda na cerimônia, foram homenageados os ex-jogadores que fizeram história no pentacampeonato mundial da seleção br asileira, Coutinho (campeão em 1962), Emerson Leão (campeão em 1970), Paulo Sérgio (campeão em 1994), Pepe (bicampeão em 1958/1962), Ronaldo Nazário (bicampeão em 1994/2002), Zito (bicampeão em 1958/1962), Roberto Rivellino (campeão em 1970) e Vampeta (campeão em 2002).







Desenvolvimento da Zona Leste

video
A Prefeitura e o Governo do Estado estabelecem parcerias para o desenvolvimento da Zona Leste. Itaquera receberá uma Fatec, o br a do governo estadual em área cedida pela Prefeitura . A região também será beneficiada com melhorias na infraestrutura viária, com o br as de prolongamento da Radial Leste, incluindo o viaduto Guainases, além de pontilhões, interligações viárias, canalizações de córregos, passarelas, alças de acesso e alargamento de vias.