FIQUE POR DENTRO

domingo, 15 de abril de 2012

Guaianases recebe programa de Coleta Seletiva


 Subprefeitura Guaianases, em breve, terá locais apropriados para a coleta de lixo reciclável. Por enquanto, foram indicados 14 pontos de fácil acesso à população, mas os munícipes também podem sugerir lugares para que os contêiners sejam instalados


Muita gente tem o hábito de separar, em suas casas, em sacos diferentes, o lixo reciclável do lixo orgânico. Acontece que na hora do descarte acaba colocando, lado a lado, os diferentes sacos. E o recolhimento é feito, três vezes por semana, pelos caminhões da coleta comum, que levam tudo para aterros.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Limpeza Urbana, na nova contratação dos serviços de varrição da Cidade, acrescentou a inclusão do consórcio São Paulo Ambiental que tem a responsabilidade de implantar 1.500 Pontos de Entrega Voluntária para Materiais Recicláveis – PEV’s em toda a Cidade, inclusive em nossos bairros. Trata-se de um complemento da Prefeitura em relação a outro programa já existente: o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva.

Os locais onde serão instalados os contêiners, com capacidade de até 2.500 litros, devem estar em lugares visíveis, de fácil acesso à população e ao caminhão da coleta seletiva, que fará a coleta uma vez por semana e levado para a central de triagem mais próxima.

Neste “grande cesto”, a população pode depositar somente os materiais recicláveis, como, por exemplo: objetos de ferro, plástico e vidro, como: caixas de pizza, vidros de conserva, caixas longa vida de suco, leite, garrafas, caixas de papelão, sacolinhas plásticas, jornais e revistas velhas, garrafas pet, vidros quebrados e folhas de papel em geral. Os materiais orgânicos, como, por exemplo, restos de comida, tecidos e papel higiênico, devem ser colocados no cesto de lixo em casa e colocados para a coleta comum, como de costume.

Guaianases já indicou 14 locais para a implantação dos PEV’s

A Subprefeitura Guaianases, com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, instituído em 1993, como um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, busca parceiros que possam ceder espaços para a instalação dos contêiners, com capacidade de até 2.500 litros.

Os locais, que podem estar sujeitos a alguma administração privada ou pública, como escolas, parques, telecentros e unidades básicas de saúde são, por exemplo, locais potencialmente adequados à instalação dos PEV’s pois são locais de fácil acesso aos usuários. Esta ação atende a Meta 80 da Agenda 2012 da Prefeitura de SP.

A Subprefeitura Guaianases, por meio da Supervisão Técnica de Limpeza, ligada à Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) já indicou 14 locais, onde poderão ser instalados os PEV’s na região. Veja relação abaixo:

Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura – Rua Otelo Augusto Ribeiro, 582
Parque Lajeado – Rua Antonio Thadeo, s/n
Parque Guaratiba – Rua Salvador Gianetti
Mercado Municipal de Guaianases – Praça Getúlio Vargas
Unidades de Saúde:
AE São Carlos – Rua Macabu, 35
CTA Guaianases – Estrada do LAgeado Velho, 96
UBS Fanganielo – Rua Francisco Nunes Cubas, 60
UBS Guaianases II – Rua Comandante Carlos Rhul, 189
UBS Jardim Robru – Av. Nordestina, 5593
UBS Prefeito Celso Daniel – Rua Jorge Maraccini Ponfilho, 210
UBS Vila Chabilândia – estrada do Lageado Velho, 96
UBS Vila Cosmopolita – Rua Aldeia Maria, 258
AMA Juscelino – Rua Utaro Kanai, 286.

O munícipe também pode sugerir locais para serem instalados os contêiners, basta se dirigir até a Subprefeitura Guaianases (Estrada Itaquera Guaianases, 2565), ou pelo telefone 2557-7099 e falar com a geóloga Stella.


Curso online de Avaliação de Impacto Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.