PROGRAMA BALADA DA FADA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA VIRADA CULTURAL


Programação infantil da 8ª edição da Virada Cultural oferece mais de 40 atividades para a garotada

Histórias por Telefone, da Cia. Dela de Teatro, e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do Grupo 59 de Teatro, são destaques no Pátio do Colégio

Centro Cultural de São Paulo repete a dose da Viradinha Cultural

Unidades do SESC e CEU oferecem programação variada

Pinacoteca do Estado, Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas, Shopping Light e Catavento Cultural também participam da programação

A Virada Cultural de 2012 será realizada entre as 18h do sábado (05/05) e as 18h do domingo (06/05). Realizada pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultural, conta com a Secretaria de Estado de Cultura e o SESC – SP como correalizadores. Nesta edição, a programação infantil conta com mais de 40 atrações espalhadas pela cidade. Parte da programação acontecerá nas unidades dos SESCs e CEUs, na Casa das Rosas, no Catavento Cultural e na tradicional Viradinha Cultural do Centro Cultural de São Paulo.

Um dos destaques da 8ª edição da Virada Cultural de São Paulo, Teatro no Pátio, acontecerá no Pátio do Colégio, no coração do centro da cidade. Será montado um palco ao ar livre, aonde serão apresentadas peças para todas as idades. Os espetáculos Histórias por Telefone, da Cia. Dela de Teatro, e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do Grupo 59 de Teatro, serão apresentados no domingo, 6/5, às 9h30 e 11h30, respectivamente. A trupe de palhaços Les Classiques, da Cia Absurda, se apresenta no mesmo dia, às 13h30.

Haverá também espetáculos de mágica concentrados na Rua Direita, a apresentação de um coro Infanto-juvenil na Pinacoteca de São Paulo, jogos, brincadeiras e contação de histórias no Museu da Língua Portuguesa, oficina de bonecos de corda, teatro e espetáculos musicais na Casa das Rosas, uma exposição de Gatos de Raça, na Sociedade Hispano Brasileira, a apresentação da peça Saltimbancos no Shopping Light, atividades variadas no Centro Catavento, a Viradinha Cultural, no Centro Cultural de São Paulo, com apresentações musicais, contação de histórias e as atividades noturnas com o Grupo Teatral Parlendas, além das atividades nas unidades SESCs e CEUs. Destaque para o novo show do grupo Palavra Cantada que acontecerá no SESC Itaquera.

A programação, totalmente gratuita, pode ser consultada no site www.viradacultural.org.br e também nos endereços eletrônicos dos respectivos locais. Confira abaixo a programação completa.




PROGRAMAÇÃO INFANTIL / VIRADA CULTURAL

TEATRO NO PÁTIO

Largo Pátio do Colégio, 2 / Sé - República.
A Virada Cultural tira o teatro tradicional das salas de espetáculo e apresenta em palco externo montado no Pátio do Colégio, centro de São Paulo, grandes atores, diretores e companhias teatrais.

Como chegar de metrô: Linha Azul, sentido Sé. Descer na estação Sé e seguir sentido Rua Boa Vista.


Histórias por Telefone / Cia. Delas de Teatro
Domingo, dia 06, às 09h30.
Um carrossel mágico, um caranguejo que queria andar pra frente, um nariz fujão. Histórias por Telefone é um espetáculo composto por pequenas histórias bem humoradas, repletas de espírito crítico, fantasia e delicadeza. Toda noite, às 9 horas, Senhor Bianchini liga para sua filha e lhe conta uma história inventada, mas não é só ela que aguarda ansiosamente o telefone tocar. Do outro lado da linha estão quatro curiosas telefonistas prontas para se ligar em mais uma história divertida do pai Bianchini.

Prêmio APCA 2011 – Melhor Espetáculo Infantil. Prêmio APCA 2011 – Melhor Direção (para Carla Candiotto). Indicado ao Premio FEMSA 2011 em seis categorias - melhor texto adaptado, melhor espetáculo, direção, produção, atriz e prêmio especial para a direção de arte.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá / Grupo 59 de Teatro
Domingo, dia 06, às 11h30.
Classificação etária: indicado para maiores de 6 anos.
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, o coletivo de atores assume personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma surpreendente história de amor e intolerância às diferenças.

Vencedora do 18º Prêmio Nascente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na categoria artes cênicas (2010) e indicada ao prêmio CPT de Teatro 2011 nas categorias melhor direção e melhor elenco.

A peça estreou profissionalmente em maio de 2011 no SESC Consolação, participou de vários festivais, entre eles o FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto e o Festival Internacional de Teatro para Infância e Juventude da Paidéia, realizou temporadas no TUSP, SESC Pompéia, SESC Santo André e apresentações em diversos SESCs no interior de São Paulo.

Les Classiques / Cia Absurda Confraria Les Classiques
Domingo, dia 06, às 13h30.
Através de um grande cortejo musical, a trupe de palhaços do “Grand Cirque Les Classiques” arma o seu picadeiro e realiza seu espetáculo. Quiprocós, grandes feitos, muita magia às avessas, desacertos e disparates interativos acontecem por onde a trupe apresenta o seu repertório. O apresentador, ao centro do palco, apregoa a chegada de um grande faquir e sua assistente. Eles realizarão um número mortal que sai pela culatra. Um tenor de renome internacional tenta organizar o seu recital e tudo dá errado, uma grande e famosa vidente é chamada para desvendar os mistérios do além e revela-se uma farsante de marca maior.

Os números são sublinhados pela ambiência musical de uma velha sanfona que lhes confere caráter ainda mais burlesco e dramático. A atuação dos palhaços possui em sua constituição a interatividade, jogos de improviso que convocam e mobilizam o público e, desse modo, integram-se ao espaço por onde passam, levando consigo a tentativa perene de realizar “O Melhor Espetáculo da Terra”.


MÁGICA
Rua Direita

Circolorido / Maga Mya & Palhaça Pimpinella
Domingo, dia 06, às 07h e 13h.
Circolorido é uma incrível viagem ao mundo mágico da infância.  Alegre, dinâmico e poético, apresenta a internacionalmente conhecida Maga Mya, em seu primeiro espetáculo, e a Palhaça Pimpinela, como sua ajudante atrapalhada. Em um cenário simples, Maga Mya transmuta o óbvio, surpreende e cativa crianças e adultos. Resgata a magia do circo e nos faz ver um mundo onde tudo é possível.

A Primavera em Desconcerto / Cia Circo Nosso de Cada Dia
Domingo, dia 06, às 10h e 16h.
A esquete se molda a partir do encontro entre a música clássica e dois simpáticos palhaços que ensaiam duro a fim de entreter o respeitável público com uma belíssima peça de Vivaldi. Enquanto o maestro Magosóvisck se dedica seriamente a realizar o número com perfeição, Kindym, o violinista-aprendiz, apenas quer se divertir com outras canções, convidando a plateia para uma verdadeira festa.

24 horas de Malabarismo
Vale do Anhangabaú – Praça do Correio
Durante a Virada Cultural dezenas de malabaristas participarão de uma competição para descobrir quem é o melhor. O ponto de encontro será o Vale do Anhangabaú e os espetáculos começarão no sábado, às 18h, e vão até as 17h30 do domingo.



PINACOTECA DO ESTADO

Praça da Luz, 2.
Telefone: 3324-1000

www.pinacoteca.org.br

Coro Infantil e Juvenil da Osesp
Domingo, dia 06, às 11h.

Histórias Contadas com Andi Rubinstein / Sala de leitura.
Domingo, dia 6, às 14h.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Praça da Luz, s/nº, Centro.
Telefone: 3326-0775

www.museudalinguaportuguesa.org.br

Jogos e Brincadeiras Educativas
Sábado, dia 05, às 17h.
Jogos e brincadeiras educativas ao longo do dia. Local: Espaço café.

Contação de Histórias de Assombrações
Sábado, dia 5, às 20h.

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705
Telefone: 3032-3727/ 3032-2564

www.mcb.org.br

Visita Orientada com Núcleo Educativo
Sábado e domingo, dias 05 e 06, às 0h30, 12h30, 14h30, 16h30.
Os educadores do MCB realizam visitas orientadas das exposições em cartaz: Casas do Brasil – Barraca Cigana, Patrimônio do Litoral Paulista e do Vale do Paraíba e Coleção MCB. O ponto de encontro é o hall  Museu. Cada visita pode ser feita com até 15 participantes.


CASA DAS ROSAS

Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 / próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
telefones: 3285-6986 / 3288-9447

www.casadasrosas-sp.org.br



Oficina de Bonecos de Corda
Domingo, dia 06, 10h30.

A oficina propõe a construção de bonecos tendo, como elementos principais, cordas, cordões, fios e lãs. A partir destes elementos serão feitos o corpo e os adereços dos bonecos com colagens, sobreposições e nós. As crianças poderão levar os bonecos para casa no final da atividade.

Com Paulo Farah André.



Teatro: A Bruxinha
Domingo, dia 06, às 00h e 13h.

A peça traz para os palcos a famosa personagem de Eva Furnari. No espetáculo, a Bruxinha se diverte inventando mágicas e conhecendo novos amigos com quem partilha suas aventuras: um engraçado Leão, o Dragão e, é claro, seu secreto admirador, Gregório. Porém, a brincadeira é interrompida pela chegada de um monstro muito desajeitado, que deseja "testar" a varinha de condão da Bruxinha. Com muita simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha nos cativa e encanta com suas pequenas manias, gestos e jeitos. Revela-nos outra face da realidade, carregada de fantasia.

Com Cia. Truks



Espetáculo Musical: Caixa dos Sons Imaginários
Domingo, dia 06, das 14h30 à 00h.

Será que tudo tem um som? Como é o som do vento? Que som faz um "desbuzifonelificador"? Como se faz som de instrumento musical sem o instrumento? E o que acontece quando o som resolve dormir? Com a ajuda de uma caixa colorida, o Batucantante estimula a imaginação das crianças com um repertório repleto de brincadeiras. Com Grupo Batucantante.


SESC INTERLARGOS

Av. Manuel Alves Soares, 1.100 / Parque Colonial
Telefone: 5662-9500

www.sescsp.org.br



Os Irmãos Becker
Domingo, dia 6, às 13h.

Dois malabaristas cômicos surpreendem com a criatividade de seus números de malabarismo e equilibrismo repletos de plasticidade, diversidade de materiais e alto nível técnico, em intervenções interativas.

Duração: 40 minutos. Local: Sede Social.

SESC BELENZINHO

R. Padre Adelino, 1.000 / Belenzinho
Telefone: 2076-9700

www.sescsp.org.br

Festa de Histórias
Domingo, dia 6, às 12h e 16h.

Contação de histórias com Giba Pedroza. Narrações, poemas, adivinhas, trava-línguas e canções. Local: Convivência.


SESC VILA MARIANA

Rua Pelotas, 141 / Vila Mariana
Telefone: 5080-3000

www.sescsp.org.br



Pop

Sábado, dia 5, às 17h.

Domingo, dia 6, às 16h30.
Inspirado na estética da pop arte, o espetáculo propõe uma celebração da infância e introduz o espectador mirim no mundo das artes. Através de esquetes, personagens e situações desvendadas sem uma sequência linear. Com a Cia. Noz de Teatro e Dança. Direção de Anie Welter. Local: Praça de Eventos.


SESC SANTANA

Av. Luiz Dumont Villares, 579
Telefone: 2971-8700

www.sescsp.org.br



Na Casa da Ruth
Domingo, dia 6, às 17h.
Show para toda a família, baseado no CD Na Casa da Ruth lançado pelo Selo SESC, com a cantora Fortuna e a participação do coral infantil do Centro de Música do SESC Vila Mariana. Regência da maestrina Gisele Cruz.

No repertório, poemas da escritora Ruth Rocha musicados por Helio Ziskind. O show tem direção geral de Naum Alves de Souza e coreografia de Luciana Gandolfo. Na banda: Beto Angerosa (bateria e percussão), Mario Aphonso III (flauta e sax), Gabriel Levy (direção musical, piano e acordeon) e Cesar Assolant / Jardel Caetano (violão, violão de aço e cavaquinho). Local: Ginásio.



SESC POMPÉIA

Rua Clélia, 93 / Pompéia
Telefone: 3871-7700

www.sescsp.org.br



Virando no Erê

Sábado, dia 5, às 18h/ Domingo, dia 6, às 16h.

Performances e brincadeiras de criança. Local: Rua Central.


SESC ITAQUERA

Rua Clélia, 93 / Pompéia
Telefone: 3871-7700

www.sescsp.org.br



Circo de Pulgas
Domingo, dia 6 às 13h.

Como fazer uma pulga pular de trampolins, andar na corda bamba ou ser atirada de um canhão? Essas questões cômicas deixam o público bastante curioso ao acompanhar a saga de dois artistas dedicados a treinar uma pulga com as peripécias da arte circense. Com o espetáculo, a companhia propõe resgatar o encantamento e a delicadeza do antigo Circo de Pulgas, ao mesmo tempo em que recria um espaço para a brincadeira, a fantasia e a imaginação.

Com Cia. Circo de Bonecos, o espetáculo recebeu o Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de 2010, e os Prêmios FEMSA 2010 de Melhor Espetáculo, de Melhor Ator (Cláudio Saltini) e Melhor Trilha Sonora (Kleber Brianez). Duração: 55 minutos. Local: Auditório. Retirada de ingresso individual a partir das 12h, na Central de Atendimento da Sede Social.

Brincadeiras Musicais / O Novo Show da Palavra Cantada
Domingo, dia 6 às 15h.

O mais novo show da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres é uma brincadeira de criança com cenário, figurino, roteiro e arranjos musicais de gente grande. O show contempla grandes sucessos da dupla, como Sopa e Criança Não Trabalha. Também com várias canções inéditas, entre elas Tá Combinado e O Caramujo e a Saúva, compostas especialmente para o trabalho.

O espetáculo é ainda melhor acabado em termos de roteiro, cenário, figurino e iluminação e é também o resultado da convivência da dupla Paulo e Sandra com os músicos que integram sua banda há 5 anos: Daniel Ayres, Julia Pittier, Marina Pittier e Estevão Marques. Para animar ainda mais, participação especial do guitarrista e programador Wem, com o mesmo espírito brincante dos outros. Local: Palco da Orquestra Mágica.

SESC IPIRANGA

Rua Bom Pastor, 822 / Ipiranga
Telefone: 3340-2000

www.sescsp.org.br

O Fio Mágico
Domingo, dia 6 às 14h.

Um garoto ganha de uma velha tecelã um novelo mágico capaz de controlar o tempo. A partir dali, o garoto passa a refletir sobre as questões que envolvem a dinâmica da passagem do tempo.

Com o Núcleo Trecos e Caca­re­cos. Local: Galpão.

Pé de Moleque
Domingo, dia 6 às 16h.

Enquanto cozinham em cena o doce que dá nome à peça, as atrizes partilham algumas histórias e convidam as crianças a narrar sua experiência. Todas estas histórias são encenadas através de improvisação. Histórias diferentes, espaço de épocas distintas se cruzam e são “cozidas” em “panelão cênico” onde cada vivência modifica a receita. Com a Cia. Nhemaria. Local: Praça Vermelha.

Histórias Inventadas

Domingo, dia 6 às 17h.

Baseada na obra O Livro dos Pontos de Vista, de Ricardo Azevedo. Mãe, pai, filho, filha e quatro animais de estimação: oito histórias, oito maneiras diferentes de ver a vida e avaliar as situações mais comuns do dia a dia. Cada um fala sobre o outro. E como se contradizem! Com o Grupo Histórias Inventadas. Local: Galpão.


SESC PINHEIROS

Rua Paes Leme, 195 / Pinheiros
Telefone: 3095-9400

www.sescsp.org.br
Filhotes da Amazônia
Domingo, dia 6, às 15h e 17h.

Contando com diversas técnicas de manipulação de bonecos, o espetáculo trata da relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação. Filhotes da Amazônia é um espetáculo de repertório da Pia Fraus.

Concepção e dramaturgia de Beto Andreetta.. Direção de Adriana Telg e Wanderley Piras. Elenco formado pelos atores e manipuladores Cristiano Bacelar, Ana Elisa e Ronald Liano.. Bonecos criados por Beto Lima, Dino Soto e Sidnei Caria. Figurinos de Adriana Telg e trilha sonora de Sérgio Bártolo e Carlinhos Antunes. Auditório. Duração: 50 minutos


CINESESC

Rua Augusta, 2075 / Cerqueira César
Telefone: 3087-0500

www.sescsp.org.br

A Magia das Fadas / Beings.
Paul Matthews, EUA, 1998. Aventura/Fantasia

Domingo, dia 6, às 11h.

Nancy, Rob e seus dois filhos mudam para uma antiga casa da família, onde descobrem uma mina de ouro. Todos os moradores da cidade pedem para que fiquem longe da mina porque uma lenda diz que há monstros malignos no local, mas a garotinha Evie insiste em falar que é o rei das fadas que está preso lá. Sua avó contava histórias de fadas e gigantes e a fez prometer que um dia libertaria as fadas. Quando descobrem que Rob está doente, as crianças dizem que só o rei das fadas poderia salvá-lo e querem provar isso para a família e para a cidade. Ingressos 1h antes.



CEU AZUL DA COR DO MAR
Av. Ernesto Souza Cruz, 2171 / Cidade A E Carvalho.
Telefone: 3397-9000


Show infantil

Domingo, dia 6 às 14h30.

Apresentação de dança contemporânea para valorização e protagonismo dos alunos do CEU.


CEU JARDIM PAULISTANO

R. Aparecida do Taboado, s/n – Brasilândia.
Telefone: 3397-5410

Contação de Histórias
Domingo, dia 6 às 10h.




CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Rua Vergueiro, 1000 / Paraíso
Telefone: 3397-4002

www.centrocultural.sp.gov.br




VIRADINHA CULTURAL
De sábado, 5, às 19h, até o domingo, 6, às 10h.
Espaço Missão e Anexo da Sala Adoniram Barbosa.
Lotação: 80 vagas.

Público: Crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas por responsável.



Acordando histórias

Com: Grupo Teatral Parlendas. Para encontrar caminhos é preciso percorrê-los. Você já dormiu longe de casa? Espaços que se tornam mundos, cheios de desafios e histórias. Reconhecer brincando, redescobrir, olhar de novo.

O local: um centro cultural; o cenário: lugares fantásticos. Precisamos construir nosso mapa! Por onde passar? O que fazer? O que carregar? Descobrir o caminho é nossa diversão! A Senhora, o Sr. Chaves, as irmãs Bibi e Teca – uma trupe de palhaços atrapalhados... A imaginação e a criatividade darão vida a todo o resto. Que tal fazer parte dessa expedição?



(80 vagas) - público: crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis - inscrições até o preenchimento das vagas - sábado para domingo, das 19h às 10h - Espaço Missão e Anexo da Sala Adoniran Barbosa.



EM CADA CONTO UM CANTO

Domingo, 6, às 14h30.

Local: Sala de Leitura Infanto-juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet.

A Cia. Conto em Cantos mostra seu trabalho Em Cada Conto um Canto. Com um repertório amplo e bem variado, a Cia. faz um bonito trabalho de pesquisa do folclore amazônico e, com muita graça, trará esse e outros folclores do mundo para nossas contações.


DOMINGO NA PRAÇA

Domingo, dia 6, às 18h30.
Local: Praça Mário Chamie (Bibliotecas).

SI DOLCE È IL TORMENTO: ÁRIAS E LAMENTOS DO SEICENTO ITALIANO

Com Marília Vargas (soprano) e Guilherme de Camargo (teorba). Uma viagem pela Itália do século XVII, quando ocorreu uma grande mudança na forma de pensar a música.

SHOW

Sábado, dia 5, às 20h.

Local: Praça Mário Chamie (Bibliotecas).

KARLHEINZ MIKLIN ENSEMBLE BRASIL

Com Sizão Machado, Bob Wiatt e Lupa Santiago. Karlheinz Miklin foi eleito diversas vezes como “músico austríaco do ano”. É artista da Academia Real de Londres e presidente da Associação Internacional de Escolas de Jazz. Tem 22 CD’s lançados e já se apresentou com músicos como Bobby McFerrin, Michael Brecker, Randy Brecker, Herbie Mann, Mel Lewis, Kenny Washington, entre outros.



SOCIEDADE HISPANO BRASILEIRA

Rua Portugal, 541 / Ipiranga / Vila Nova Monumento
Telefone: 2061-5293

www.sociedadehispano.com.br

Exposição Internacional de Gatos de Raça do Cbg
Sábado e domingo (05 e 06/05), das 10h às 18h.

A história das raças de gatos se confunde com a história e cultura da humanidade. O clube brasileiro do gato, com 40 anos de experiência, promove exposições abertas e gratuitas ao público, para divulgar o gato como animal de estimação e preservar as raças e a história das mesmas.



SHOPPING LIGHT

Rua Coronal Xavier de Toledo, 23 / Centro
Telefone: 3154-2299

www.shoppinglight.com.br



Saltimbancos

Domingo, dia 6 às 14h.

Quatro animais cansados de trabalhar e serem maltratados, resolvem fugir e montar um grupo musical.Uma grande aventura cheia de músicas e gargalhadas. Os Saltimbancos vão mostrar o quanto é importante trabalhar em equipe,assim o sucesso é garantido.

CATAVENTO CULTURAL

Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº / Parque D. Pedro II
Telefone: 3315-0051

www.catavantocultural.org.br

No domingo, durante a Virada Cultural 2012, a entrada no Catavento Cultural será gratuita. Além de conhecer o acervo interativo do Catavento, voltado para o público infantil, juvenil e adulto, os visitantes poderão participar do espetáculo da Banda Paralela, às 15h30.

Visita Gratuita ao Museu
Domingo, dia 6 das 9h às 17h.

No domingo, dia 6 de maio, a entrada será gratuita. O visitante poderá conhecer o acervo interativo do Catavento, voltado para o público infantil, juvenil e adulto.

Banda Paralela / Auditório do Museu
Domingo, dia 6 às 15h30.

Duração: 50 minutos

Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público.




Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.