PROGRAMA BALADA DA FADA

sábado, 21 de julho de 2012

Matrículas de estudantes no programa Rede Ensino Médio Técnico começam segunda-feira

Sorteio foi realizado na tarde de ontem (20/07) Alunos sorteados devem efetivar a matrícula até o dia 3 de agosto nas instituições de ensino Começam na segunda-feira (23/07) as matrículas para os 48 cursos técnicos do programa Rede Ensino Médio Técnico (Retec).

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realizou na tarde ontem (20/07) um sorteio, já que alguns cursos receberam um número de inscrições maior do que o de vagas oferecidas. No total, 9.906 estudantes se inscreveram. As aulas, sediadas em 88 municípios do Estado, estão previstas para começar no dia 13 de agosto, mesma data em que os outros 13 mil alunos recomeçarão os estudos iniciados em fevereiro deste ano. Os candidatos podem consultar o resultado do sorteio por meio do Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br).


 A ação foi necessária pois houve 365 inscrições para 20 cursos sediados em 16 cidades. Entre esses 365 alunos, 99 escolheram, no momento da inscrição, uma segunda opção de curso e terão vagas disponíveis. Os demais estudantes serão convocados apenas se houver postos remanescentes. A Retec é destinada aos alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais. 


Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros. É importante que os alunos que se inscreverem e foram sorteados efetuem até o dia 3 de agosto as matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas. 


 Rede Ensino Médio Técnico Lançado em julho de 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.


 A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.


Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.