FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 27 de novembro de 2012

INICIAM OS EDITAIS PARA AS OBRAS DO METRÔ PARA GUARULHOS


Gov. Geraldo Alckmin na entrega de trens do metrô em 15/10 - Foto: Du Amorin
Durante entrega de quatro novos trens modernizados para o Metrô, governador também anunciou a ampliação da integração gratuita entre Metrô e CPTM
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira (15/10), o lançamento do edital de pré-qualificação para contratação dos trabalhos de construção da expansão da Linha 2-Verde de Vila Prudente a região da Rodovia Presidente Dutra. O anúncio foi feito durante evento de entrega de mais quatro trens modernizados para o Metrô, na estação Tatuapé.
“A Linha 2, que para na Vila Prudente, vai ganhar mais 12 estações e 13,5 quilômetros. Vai integrar com a Penha, no Metrô, e vai até a Dutra, praticamente na porta de Guarulhos. Atualmente a Linha 2 transporta 600 mil passageiros/dia e passará a 1,1 milhão. Então todo mundo que vem, por exemplo, de Guarulhos e tem que ir até a Armênia para pegar o Metrô, já vai pegar o Metrô na Dutra”, explicou o governador.
O prolongamento, com 13,5 km de extensão, será mais uma opção para deslocamentos de passageiros da região leste e noroeste da capital e também de Guarulhos, já que o ponto terminal na região da Dutra fica próximo ao município.
O novo trecho, totalmente em subterrâneo, funcionará no mesmo padrão existente na Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Vila Madalena, em sistema de metrô convencional. A operação será realizada pela Companhia do Metrô e não por consórcios privados. A expectativa é que as obras deste empreendimento sejam iniciadas no segundo semestre de 2013.
O trecho Vila Prudente-Dutra terá 12 estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. A previsão é que, com a expansão até Dutra, a Linha 2- Verde passe a transportar diariamente 900 mil passageiros. Com o prolongamento, a Linha 2-Verde terá interligação com a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Penha, e com a futura Linha 6-Laranja de metrô (na estação Anália Franco) e também com três linhas da CPTM: 11-Coral, na estação Penha, 12-Safira e a futura 13-Jade, na estação Tiquatira.
Novos trens
Com a entrada em operação comercial de mais quatro trens modernizados, sobe para 12 o número de trens modernizados, sendo cinco na Linha 1-Azul e sete na Linha 3-Vermelha. As 90 composições restantes da frota original, 48 da Linha 1-Azul e 42 da Linha 3-Vermelha, receberão atualizações tecnológicas progressivamente até 2014. Os investimentos na modernização da frota do Metrô são da ordem de R$ 1,75 bilhão.
Os trens modernizados ganharam ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual, melhoria na audição das mensagens sonoras eletrônicas, entre outros aprimoramentos.
Novas integrações gratuitas Metrô-CPTM
Outra boa notícia foi o anúncio da transferência gratuita entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM. A partir do dia 22/10, quem pagava R$ 3 para fazer a integração nas estações vai poder fazer a transferência gratuita em alguns horários.
De segunda a sexta-feira, o benefício valerá das 11h às 15h e também à noite a partir das 21h. Aos sábados, a integração livre nestas duas estações acontecerá a partir das 15h. Já nos domingos e feriados, a integração gratuita está liberada durante todo o dia.
A nova medida proporcionará economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário.

*
*
*
Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.