PROGRAMA BALADA DA FADA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saúde pesquisará comportamento gay para aperfeiçoar prevenção à Aids

Pesquisadores vão aplicar 1.000 questionários rápidos e oferecer teste de HIV na região central da cidade

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá realizar, a partir deste mês, uma ampla pesquisa sobre o comportamento de gays, homens que fazem sexo com homens e travestis no centro de São Paulo sobre práticas sexuais e prevenção do HIV. Cerca de 1.000 pessoas deverão ser ouvidas ao longo dos próximos três meses.

Batizado de projeto SampaCentro, o estudo, realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tem como objetivo conhecer melhor os hábitos deste público e possibilitar o aprimoramento das ações de prevenção à Aids.

Dados epidemiológicos do programa estadual de DST/Aids, da Secretaria, apontam que a prevalência de HIV/Aids entre a população geral é de 0,6%, enquanto em gays e outros HSHs (homens que fazem sexo com homens) chega a 10,5%.

A pesquisa, coordenada pelo Centro de Referência em DST/Aids, da Secretaria, será realizada nos bairros da República e Consolação. Serão abordados frequentadores de bares, boates, academias, cinemas e outros espaços da região central. Quem aceitar colaborar voluntariamente com a pesquisa irá responder um questionário objetivo de caráter sócio-comportamental e será convidado a realizar um teste anti-HIV.

O teste de HIV será realizado em um posto itinerante do projeto, que pode funcionar em uma van ou dentro dos estabelecimentos onde os pesquisadores estiverem atuando. Os dias, horários, locais e até as pessoas que serão abordadas serão escolhidos por sorteio para garantir a representatividade do trabalho.

Identificação

Os entrevistadores usarão colete azul e prancheta para abordar o público. Todos são profissionais da área da saúde ou de ciências sociais e são altamente qualificados para o levantamento.

“É importante ainda salientar que todas as respostas fornecidas pelos participantes serão mantidas em sigilo, bem como suas identidades”, afirma a médica Maria Amélia Veras, uma das coordenadoras do projeto.

Para quem tiver dúvidas, é possível acessar o site do projeto (www.projetosampacentro.com.br) para consultar mais detalhes da pesquisa e até conversar com os entrevistadores, se considerar necessário.

Resultados

O resultado do exame anti-HIV não ficará pronto na hora da entrevista. Os voluntários poderão buscá-lo pessoalmente após em 15 dias no CRT (rua Santa Cruz, 81, na Vila Mariana).. A equipe do CRT entregará os resultados e dará orientações, além de disponibilizar outros exames. Nos casos em que o resultado for positivo, os voluntários serão convidados a fazerem a matrícula no centro para que passem a receber atendimento médico especializado.

O estudo foi idealizado porque foi constatada a necessidade de compreensão mais adequada das características pessoais e sociais dos diversos grupos, já que biologicamente, a prática de sexo desprotegida é que coloca os seres humanos em risco e, por isso, todos, independentemente da opção sexual, estão sujeitos à infecção por HIV.


Curso online de Assistência de Enfermagem ao Paciente com HIV

ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO PAULO ADOTA SISTEMA PARA REAPROVEITAR A ÁGUA DE CHUVA

Boa prática faz com que o recurso hídrico coletado seja usado para fins não potáveis..

A AcquaBrasilis foi a empresa escolhida para implantar projeto que armazena e reutiliza água de chuva para fins não potáveis, na Escola Municipal de Ensino Básico–EMEB Heitor Gloeden, em Ferraz de Vasconcelos (SP).

O sistema implantado no terreno atrás do estacionamento, sem atrapalhar a rotina dos alunos, é responsável pela coleta da água de chuva dos telhados e coberturas, que é encaminhada para a limpeza de bacias sanitária e mictória; irrigação de áreas verdes; e limpeza de áreas externas (quadro, pátios, paredes, etc), reduzindo o consumo de água em até 50%.

Boas práticas como aproveitar a água de chuva para fins não potáveis é uma ação que beneficia e muito, o meio ambiente. Para a diretora da AcquaBrasilis, Sibylle Muller implantar este sistema em uma escola de ensino fundamental é primordial para mantermos os recursos hídricos do nosso país. “Assim, desde cedo, as crianças estarão se conscientizando da importância de poupar a água e com certeza, levarão essa preocupação para as suas casas” - afirma.

Além deste serviço, a AcquaBrasilis é responsável pela implantação de Estações de Tratamento de Esgoto-ETES e Estações de Tratamento de Águas Cinzas-ETAS em empreendimentos diversos, como por exemplo no Complexo Penitenciário de Bangu, Rio de Janeiro, que abriga presídios de segurança máxima e no empreendimento coorporativo Brookfield Malzoni Faria Lima, da Brookfield Incorporações e Grupo Victor Malzoni.

Há 10 anos no segmento, com mais de 320 projetos realizados, 143 sistemas fornecidos e instalados, a empresa tem clientes como: Exto, Fortenge, Lucio, Tarjab, Construtora Porte, Tecnisa, Even, Gafisa, Trisul, Sobloco (Riviera de São Lourenço), MB Brookfield, Diálogo, Governo do Estado do Rio de Janeiro – Penitenciária de Bangu, MRV, Tenda, Petrobrás, São Carlos, Living, Mac, Camargo Correa, Queiroz Galvão, entre outros.

:: SOBRE A ACQUABRASILIS
Com tecnologia desenvolvida na Alemanha adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis é hoje, referência de atuação no mercado de reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.
Atuante no segmento desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com a proposta num período em que a preocupação com o meio ambiente torna-se cada vez mais evidente em projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, tornando um importante diferencial de compra para os consumidores. Hoje é tida como um referência no segmento, pois se diferencia por oferecer não somente o produto final, mas sim um projeto adaptado às necessidades de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte; a instalação e manutenção de todo o sistema; e consultoria no que diz respeito a certificados e normas dos órgãos ambientais.

:: VISITE A ACQUABRASILIS
www.acquabrasilis.com.br
www.twitter.com/acquabrasilis.com
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001552983195

Curso online de Auditoria Ambiental

Projeto de CrowdArt seleciona artistas de todo Brasil para expor na Urban Arts

Projeto CrowdArt de Quem Faz, iniciativa da Urban Arts com a ItsNoon, abre inscrições que escolherão 50 obras para exposição coletiva na galeria mais pop do país

Um projeto co-assinado pela galeria Urban Arts e pela rede criativa ItsNoon selecionará obras de artistas de todo o país para serem vendidas na galeria de arte digital mais pop do país. Trata-se do CrowdArt de Quem Faz, primeiro projeto de art crowd do Brasil.

O termo “crowd”, traduzido ao pé da letra, significa “multidão”. Dessa forma, o CrowdArt pode ser encarado como a arte de todos. É uma iniciativa que quer estimular e revelar a criatividade do brasileiro e possibilitar que qualquer um possa ter a sua arte na casa de outras pessoas.

Para participar, basta acessar o site da ItsNoon (www.itsnoon.net) e inscrever, até 09 de março, uma imagem de sua autoria na rede da ItsNoon. O tema da exposição CrowdArt é livre e não há limites para o envio de imagens. A postagem acontecerá virtualmente, e a ação culmina na exposição CrowdArt De Quem Faz, que será realizada de 17 a 28 de abril na Galeria da Urban Arts, localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo.. Ao todo serão selecionadas 50 obras para compor o acervo da exposição, das quais cinco serão escolhidas pelo voto popular.

Para celebrar o lançamento da exposição no dia 17 de abril, o projeto CrowdArt vai convidar dois selecionados para mostrarem sua arte no evento.

Sobre a Urban Arts

Inaugurada no começo de 2009, a Urban Arts (www.urbanarts.com.br) é a galeria de arte digital mais pop do país, com mais de 200 artistas. Seu objetivo é divulgar a diversidade da arte brasileira e comercializar trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento. Mantém o seu acervo em constante atualização e, toda semana, faz a curadoria de peças e novos artistas em seu site.

Além disso, uma vez por mês, a Urban Arts realiza uma exposição em sua galeria da Rua Oscar Freire. Uma oportunidade na qual o novo artista tem a chance de vivenciar uma experiência única.

Sobre a ItsNoon

A ItsNoon é uma rede criativa que nasceu no Brasil em 2009, com o objetivo de promover o trabalho em rede e possibilitar que as pessoas usem seu talento e criatividade para ganhar dinheiro, sem precisar sair das suas localidades. Uma rede aberta, que reúne pessoas de todos os estados do Brasil, capitais, interior, sertão, comunidades ribeirinhas.

Para outras informações acesse www.itsnoon.net.

Curso online de Desenvolvimento WEB com PHP e SQL para banco de dados MySQL

Subprefeitura Guaianases reconstrói passeio na Rua Jorge Maraccini com a Rua Utaro Kanai




A equipe de obras da Subprefeitura Guaianases trabalhou durante duas semanas na recuperação do passeio da Rua Jorge Maraccini com a Rua Utaro Kanai, em que o tráfego de pessoas era complicado por conta dos buracos.

Ao todo foram cerca de 16 metros de passeio reconstruído, que antes causava transtorno e desconforto, mas agora os moradores estão satisfeitos com a obra que principalmente ajudou na saída das crianças da escola.

Para o comerciante Hamilton Tomaz, que mora na região há bastante tempo, o bairro está melhorando bastante. Patrícia Renda, diz satisfeita com a obra, devido a rua ser bem movimentada, “Era restritamente complicado, pois corria risco de atropelamento devido a veículos que passam em alta velocidade, mas agora temos conforto ao caminhar”.

CONVITE - FESTA DE COROAÇÃO DA CORTE - UIRAPURU DA MOOCA