FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exageros na busca do corpo perfeito na adolescência pode resultar em baixa estatura e doenças

Exageros na busca do corpo perfeito na adolescência pode resultar em baixa estatura e doenças

Pesquisa norte-americana aponta que 40% dos adolescentes se exercitam visando aumento de massa muscular e 38% já recorrem à suplementação

A ditadura do corpo em forma, com músculos bem definidos, também é uma preocupação dos adolescentes. Mais de 40% dos meninos nesta faixa etária, aponta pesquisa publicada no Pediatrics com mais de 1.300 participantes, exercitam-se regularmente para ganhar massa muscular, sendo que 38% recorrem à suplementação e 6% já experimentaram esteróides anabolizantes.

Como o esporte está associado à saúde, muitos pais incentivam esse tipo de comportamento nos filhos, sem saber o perigo que estão expostos. As lutas (UFC, MMA, Jiu Jitsu, entre outras), hoje na moda, também despertam o desejo desses jovens - prova disso é o anuncio recente de que Ronaldo, 12 anos, filho mais velho do ex-jogador Ronaldo, está se lançando como profissional de MMA. Será que para ficarem fortes a ponte de enfrentar adversários, a musculação pesada é essencial?

Para esclarecer as dúvidas sobre o polêmico tema, o fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor - Hospital do Coração em São Paulo, responde as questões abaixo.

A partir de que idade é possível ingressar nas modalidades de lutas? E se for profissional, que exige treinamento pesado e alimentação específica? 

As lutas marciais são atividades recomendadas para crianças a partir de 6, 8 anos, nesta fase, a dominância lateral, força, velocidade e noção espacial começam  a se desenvolver de forma mais acelerada e estímulos do tipo serão de grande ajuda na maturação do equilíbrio e controle de movimentos. Na questão do treinamento  visando alto rendimento, não é recomendado até  que o desenvolvimento do adolescente esteja completo.

É indicado fazer musculação na adolescência?

A musculação feita de forma intensa, de hipertrofia pura, pode prejudicar o desenvolvimento físico do adolescente e interferir no seu crescimento, já que as epífises ósseas não estão "fechadas" e o treinamento de alta sobrecarga interfere nesta área, responsável pelo crescimento da massa óssea.

Quais atividades físicas são recomendadas para esses jovens?

As atividades de movimentação mais ampla e que trabalham diferentes capacidades físicas são as melhores, pois ajudam a desenvolver essas habilidades em um momento propicio, em que passam por um processo de transformação e formação do corpo. É preciso ter cuidado, no entanto, com atividades de altas intensidade e altas sobrecargas, que podem causar lesões e comprometer o crescimento.

Muitos adolescentes sonham com músculos e abdômen definido, é possível alcançar um corpo sarado nesta idade sem se machucar?

Não existe nenhuma razão lógica para querer se adquirir "músculos e abdômen  definidos" nesta idade. As crianças precisam fazer esporte e se divertir durante a pratica de exercícios e não procurar objetivos estéticos. É essencial que aprendem a importância dessas atividades na saúde e como forma de socialização, não para se tornarem musculosos.

Quais os riscos da ingestão indevida de suplementos?

Os suplementos são indicados para quem tem necessidades energéticas acima das convencionais e para aqueles que em sua dieta precisam de algum tipo de complemento. Quando se usa suplementos para acelerar o processo de ganho de massa muscular ou acelerar sua recuperação de algum treino mais intenso, devemos ter muito cuidado e o acompanhamento de um nutricionista. Quando a suplementação não respeita as características e reais necessidades podemos sobrecarregar alguns órgãos como rins e fígado, entre outros.

Por que é perigoso usar anabolizantes?

Como levam à maturação esquelética e puberdade precoce, o adolescente deixa de crescer, fica com baixa estatura. Além disso, aumenta as chances de lesão,  gera infertilidade, dores nas articulações, acne, retenção hídrica, disfunções renais e hepáticas, entre outras complicações. Ainda leva a alterações de humor, quadros depressivos e irritabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.