FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Gravidez pode aumentar ocorrência de distúrbios da visão


Gravidez pode aumentar ocorrência de distúrbios da visão

Durante a gravidez, a mulher passa por mudanças emocionais e físicas. Os olhos não costumam ser poupados, podendo sofrer distúrbios temporários e até mesmo permanentes. Sabe-se que a sensibilidade da córnea diminui em muitos casos, principalmente nos últimos três meses, voltando ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer. Também pode ocorrer o espessamento da córnea, bem como um aumento de curvatura e inclinação – prejudicando a visão e podendo resultar na falta de acomodação das lentes de contato. Em algumas gestantes, o problema persiste inclusive durante o aleitamento materno.

De acordo com o doutor Renato Neves, oftalmologista e diretor-presidente do Hospital de Olhos Eye Care, em São Paulo, os principais problemas oculares que podem ocorrer durante a gravidez são quatro: 1) olho seco; 2) visão embaçada; 3) desdobramentos da pré-eclampsia; e 4) desdobramentos do diabetes gestacional.

"Durante a gravidez, a gestante pode perceber que os olhos estão mais secos que o normal. A síndrome do olho seco, neste caso, pode provocar muito desconforto durante o uso de lentes de contato e até irritações nos olhos", diz o médico, indicando o uso de lágrimas artificiais para lubrificar os olhos durante o período. "Vale ressaltar que, dependendo do tipo de lente de contato que se usa, há uma marca de lágrima artificial apropriada e que não vai danificar o material. Também é importante que o médico oftalmologista indique uma substância segura para a gestante". 

O especialista também aponta a retenção de líquidos como um problema comum durante a gravidez e que pode alterar a espessura e o formato da córnea. "Mínimas mudanças desse tipo são suficientes para resultar em visão distorcida ou embaçada, sem foco. Apesar do desconforto, não é preciso se alarmar, já que o problema costuma ser transitório". Caso a gestante sinta uma mudança relevante na visão, seu oftalmologista poderá prescrever lentes apropriadas para o período em questão. "Também as cirurgias corretivas de visão deverão ser adiadas para depois de o bebê nascer, já que haverá uma acomodação natural do grau no período pós-parto", diz Neves.

Os desdobramentos da pré-eclâmpsia também merecem atenção especial e podem ser identificados através dos olhos em 5% a 8% das gestantes.  Na opinião do médico, dois fatores muito importantes da pré-eclâmpsia são o aumento da pressão sanguínea e a presença de proteína na urina. Diante desse quadro, é provável que a paciente grávida se queixe de perda temporária de visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou com formação de halos ou flashes. "Na presença desses sintomas, principalmente se a paciente tiver histórico de hipertensão, o médico responsável pelo pré-natal deverá ser imediatamente comunicado, já que essa condição progride rapidamente e pode resultar em sangramento ou outras complicações".

Também o diabetes gestacional costuma apresentar desdobramentos que são considerados graves quando não controlados a tempo. "Altas taxas de açúcar no sangue, quando associadas ao diabetes, podem danificar pequenos vasos sanguíneos que alimentam a retina. O risco, inclusive, aumenta durante a gravidez. Por este motivo, quer a gestante seja diabética, quer tenha adquirido o que chamamos de diabetes gestacional, sua visão poderá apresentar problemas relacionados a nitidez e foco. Sendo assim, é importante contar com um acompanhamento médico especializado durante os nove meses de gravidez, principalmente mantendo os níveis de açúcar no sangue dentro de parâmetros aceitáveis", diz Renato Neves.

Mais informações: Prof. Dr. Renato Neves, médico-oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo – www.eyecare.com.br

MAIS SOBRE O EYE CARE HOSPITAL DE OLHOS

Em 1991, o médico oftalmologista Renato Augusto Neves criou o Eye Care Hospital de Olhos.  Com o sucesso da iniciativa – que já acumula mais de 65 mil cirurgias a laser – dez anos depois resolveu aplicar o conhecimento adquirido na Harvard Medical School  (onde cursou pós-doutorado em Imunologia e se especializou em Córnea e Catarata) na criação da Fundação Eye Care – um projeto social que realizou 50 mil atendimentos gratuitos em sua primeira década de vida, com os projetos 'Meus Olhinhos' e 'Vi o vovô Ver'. Hoje, são principalmente as cirurgias personalizadas a laser que mantêm toda a estrutura da clínica e da fundação. Elas são resultado de um esforço internacional, envolvendo cientistas e oftalmologistas, para utilização da luz do laser na correção de erros refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.