FIQUE POR DENTRO

domingo, 26 de maio de 2013

Como estimular seu filho a comer melhor



Pediatra dá dicas para quem tem filhos com dificuldades na alimentação saudável

Não só de uma boa escolha de alimentos consiste uma alimentação saudável para as crianças. Muitos pais convivem com as dificuldades com relação ao comportamento dos filhos durante a refeição. Pensando nisso, o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, criador do portal Pediatria em Foco (www.pediatriaemfoco.com.br), listou algumas dicas para fazer desses momentos reuniões agradáveis em família:
“ Crianças que têm dificuldade para se alimentar bem costumam apelar para as birras, mas os pais nunca podem ceder para não prejudica-las no futuro. O exemplo dos pais é sempre o melhor remédio para essas situações e algumas atitudes simples podem fazer com que a situação seja melhor controlada”, destaca Reibscheid.
De acordo com o especialista, fazer as refeições em família, sempre longe da TV e outros equipamentos eletrônicos já será grande vantagem. Ao sentar-se a mesa, lembre-se que os filhos são muitos observadores e se não optarem por alimentos saudáveis as crianças também não o farão.
“Com relação ao gosto da criança, tente substituir os alimentos por outros que tenham os mesmos valores nutricionais como trocar o peixe pelo frango, por exemplo. Se o pequeno tiver grande dificuldade em ingerir legumes e verduras, tente camufla-los dentro de alguns alimentos como hambúrgueres caseiros, croquetes e almôndegas”.
Voltando ao item birras, as chantagens podem ser prejudiciais ao comportamento e alimentação dos filhos. Se os pais premiarem as crianças, ela vão entender que tem que ser assim sempre. Além disso, procure tolerar a bagunça e sujeira que a criança faz ao comer, porque essa fase também é importante no desenvolvimento infantil.
Para finalizar, o pediatra destaca:
“O ideal é oferecer pequenas porções dos alimentos, não confundindo qualidade com quantidade. E, se for o caso, ofereça o alimento recusado em outra oportunidade”, finaliza Dr. Marcelo.

Para mais informações, o pediatra Marcelo Reibscheid está à disposição para entrevistas.
Dr. Marcelo Reibscheid


O Dr. Marcelo Reibscheid é pediatra, formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo e especialista em Neonatologia e UTI Neonatal, com capacitação em controle de qualidade de Banco de Leite Humano. Faz parte da equipe neonatal da Maternidade São Luiz há mais de 10 anos, além de atender em seu consultório particular e em outros hospitais de São Paulo. É o pediatra que responde nossas dúvidas sobre saúde e comportamento e é apaixonado por crianças – em especial pelos seus dois filhos, Bruno e Théo frutos de seu casamento com a também pediatra Camila Lima Reibscheid. Você já deve tê-lo visto em programas de TV como Hoje em Dia, Eliana, Mulheres e vários outros, ou talvez na arquibancada de algum estádio, torcendo pelo seu time do coração, o Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.