PROGRAMA BALADA DA FADA

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação das férias de julho


Serão oferecidas 109 atividades e 3.536 vagas gratuitas
na capital e interior do Estado

A coordenação das Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, administradas pela POIESIS Instituto de apoio à Cultural, à Língua e à Literatura – informa que a partir de 20 de junho estão abertas as inscrições para as atividades programadas para as férias de julho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 109 atividades e 3.536 vagas para oficinas, workshops, debates, palestras, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Um dos destaques da programação do interior do Estado é o I Festival de Ópera de Ribeirão Preto, atividade que será realizada pela Oficina Cultural Cândido Portinari em parceria com a Cia. Minaz e Prefeitura de Ribeirão Preto. Integram a programação do Festival a Master Class de Canto Lírico, coordenada por Carlos Eduardo Marcos e Paulo Henrique Almeida, e o workshop O Recitativo na Dramaturgia Mozartiana, com coordenação de Maria de Lourdes Rodrigues Martins e Achille Picchi.

Outro destaque será projeto Anotasons: Encontros de Música e Ideias, que será realizado pela Oficina Cultural Grande Otelo, em Sorocaba. Este projeto tem como perspectiva o desenvolvimento de ações em diferentes modalidades e nuances da linguagem musical, para agregar e fortalecer os atores desse segmento por meio do intercâmbio de saberes, estimulando novas formas, novos olhares e novos criadores. Um dos participantes será Nuno Mindelis, nascido em Angola e radicado no Brasil. O artista obteve seu primeiro reconhecimento internacional quando, em 1994, a revista americana "Guitar Player", a bíblia mundial da guitarra, o comparou ao lendário Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin.

O destaque da Oficina Cultural Hilda Hilst, em Campinas, será o seminário Campo Expandido Lab_2013, que tem curadoria de Rogério Ghomes e apoio do MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas.

Na Capital, um dos destaques da programação da Oficina Cultural Oswald de Andrade será o Laboratório de Criação Teatral, que terá a coordenação da diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, premiada pelo Shell e pela APCA. Autora de “Amores Surdos”, “Por Elise” e “Congresso Internacional do Medo” – todos montados pelo Grupo Espanca!.

Outro destaque na Capital acontecerá Oficina Cultural Amácio Mazzaropi. O projeto Artistas dos Espetáculos das Feiras tem como proposta trazer à cena o universo e o espírito dos espetáculos populares itinerantes, dos saltimbancos medievais aos shows de aberrações dos séculos 19 e 20.

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.