PROGRAMA BALADA DA FADA

terça-feira, 23 de abril de 2013

A SUA PROFISSÃO É DE TIRAR O SONO?



Pesquisa americana revela as cinco carreiras mais privadas de sono e os riscos que um repouso de baixa qualidade pode causar à saúde

O que advogados, policiais, médicos, economistas e profissionais da saúde que trabalham em casa, como enfermeiros e cuidadores, têm em comum? Segundo a última pesquisa realizada pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção e Pesquisa Nacional de Saúde americanos, as cinco carreiras foram classificadas como as mais privadas de sono, com uma média em torno de sete horas de descanso por noite – uma hora a menos do que recomendam os especialistas.

Para a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, os turnos de trabalho irregulares ou muito longos, o acúmulo de tarefas, assim como as preocupações geradas devido ao exercício de atividades de risco, vão minando a regularidade do sono do indivíduo dia após dia. Com isso, os níveis de estresse crescem, vem o aumento de peso e a predisposição do organismo a algumas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras. “Quando há privação de descanso, ocorre uma série de alterações no organismo, que contribuem para o surgimento de estresse e dores no corpo, devido a diminuição na secreção de substâncias, como a serotonina e a endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar. Além disso, ter um sono escasso aumenta o risco de doenças, pois o sistema imunológico precisa de um descanso adequado para responder às ameaças com eficiência”, explica.

A consultora recomenda às pessoas que façam um balanço dos seus hábitos cotidianos a fim de garantir que, as inquietações próprias de cada profissão, não impactem negativamente na qualidade de vida e de seus relacionamentos. “Dormir em um ambiente escuro e arejado, corrigir sua postura e aumentar o seu conforto utilizando travesseiros adequados ao seu biótipo e ao gosto pessoal, reduzir o consumo de café e demais alimentos que contenham cafeína, praticar regularmente exercícios físicos, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o tabagismo, além de manter uma alimentação balanceada, são atitudes que ajudam a ter um sono realmente reparador, independentemente da sua ocupação. O sono desempenha um importante papel em nosso organismo, além disso, repousar de forma insuficiente afeta funções primordiais, como a atenção, a memória, a concentração e o humor”, finaliza.


Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há mais de 20 anos no mercado. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Site: www.duoflex.com.br

AGENDA SESI A.E. CARVALHO - ABRIL 2013

EUDÓXIA DE BARROS
Data: 26 (sexta) de abril / 20h

Eudóxia de Barros é uma das mais renomadas pianistas brasileiras e neste recital variado de solo de piano pretende enfatizar os 150 anos de Ernesto Nazareth, mas também em seu repertório estão obras de grande relevância, compostas por Zequinha de Abreu como Brejeiro (tango), Apanhei-te Cavaquinho (polca), mas tambem tocará compositores clássicos e contemporâneos como Mozart, Chopin, Debussy, Albeniz, Liszt, Oswaldo Lacerda e Lorenzo Fernandes.
L — Livre para todos os públicos
Erudito e Popular, 60 min
Piano: Eudóxia de Barros

CHICO TEIXEIRA
Data: 27 (sábado) de abril / 20h



Compositor e cantor, Chico Teixeira representa a nova geração da boa música brasileira. Nascido em São Paulo, criado no mato, sua música sobrevoa o campo. Canta sobre a vida e seu jeito de entender o mundo. Chico trás à tona sentimentos que de certa forma foram esquecidos nessa atmosfera saturada, que é o cenário cultural e artístico no Brasil. Descrever qual a sua linha musical e por onde navega as melodias de Chico, foi seu próprio pai, o músico Renato Teixeira, mestre conhecedor de sua trajetória que o fez em uma conversa informal. “Chico é Folk; brasileiro.
L — Livre para todos os públicos
Popular, 60 min
Voz e Violão: Chico Teixeira / Violão de sete cordas: Luciano Barros / Contrabaixo: Daniel Doctors / Percussão: Valquíria Plaza

SERVIÇO
Local: Teatro do SESI A.E. Carvalho - r. Deodato Saraiva da Silva, 110. Parque das Paineiras
Capacidade: 125 lugares e 04 para cadeirantes
Informações e agendamentos: (11) 2026-6021
ENTRADA GRATUITA – os ingressos serão distribuídos 60 minutos antes do início da apresentação. 



Senac Penha oferece vagas gratuitas para curso Organizador de Eventos



Interessados em atuar em eventos têm à disposição o curso Organizador de Eventos no Senac Penha. O título capacita o profissional a identificar oportunidades na área para realizar eventos com qualidade e alinhados ao desejo do cliente. Com início em 5 de junho, o curso que integra a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo recebe inscrições no site www.sp.senac.br/bolsasdeestudo até o dia 27 de maio ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.
O curso orienta os participantes a montar e interpretar propostas de acordo com aspectos jurídicos, financeiros e administrativos, além de considerar valores técnicos e operacionais para execução de eventos.
Interessados nas bolsas de estudo devem atender aos pré-requisitos: ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.356) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. Para efetuar a matrícula o candidato deve enviar os documentos por e-mail, via Correios ou pessoalmente na unidade.

Serviço:
Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo
Gratuito
Curso Organizador de Eventos
Local: Senac Penha – Rua Francisco Coimbra, 403 – São Paulo
Data: 5/6 a 1/8/2013; 2ª a 6ª
Horário: das 13h30 às 18 horas
Mais informações pelo site: www.sp.senac.br
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais