FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Condomínios iniciam 2014 elegendo novos síndicos e votando orçamentos


Até abril, maioria dos prédios promove a principal e mais importante assembleia do ano, que definirá as despesas para o próximo exercício e quem vai comandar a administração


    Nos quatro primeiros meses do ano a maioria dos condomínios residenciais de São Paulo promove a principal e mais importante assembleia do ano. É nesta época que os moradores debatem, votam e aprovam o orçamento do prédio para o próximo exercício.

    Segundo a Lello, empresa líder em administração de condomínios no Estado, uma previsão orçamentária adequada é fundamental para garantir o cumprimento do plano de trabalho do condomínio e a cobertura de todos os custos operacionais com funcionários, concessionárias de luz e água e prestadores de serviços, a exemplo de empresas de manutenção e conservação de bombas, portões e elevadores, entre outros itens.

    “Além disso, planejar o orçamento é muito importante para o controle da inadimplência no condomínio, evitando índices altos”, observa Angélica Arbex, gerente de Relacionamento da Lello Condomínios.

    Uma das recomendações da administradora é para que o síndico submeta à aprovação da assembleia o provisionamento das despesas extras de final de ano ao longo de 12 meses. Desta forma, evita-se que o valor da cota condominial paga mensalmente pelos moradores possa sofrer aumentos de até 15% nos últimos meses do ano em razão de obrigações sazonais.

    Também é comum no início deste ano que os condomínios aproveitem a assembleia de aprovação do orçamento para elegerem seus síndicos.

    Segundo dados da Lello, a reeleição de síndicos é predominante. Cerca de 70% das assembleias realizadas com esta finalidade acabam confirmando o mesmo síndico no cargo. O cenário, porém, vem mudando. Há 10 anos, por exemplo, areeleição acontecia em mais de 90% dos condomínios.

         Também é nesta época que os condomínios aprovam a prestação de contas do ano anterior e votam o orçamento do exercício seguinte. “É muito importante que os moradores compareçam à assembleia de início de ano, pois as principais decisões relativas a obras e melhorias são discutidas nesta oportunidade”, diz Angélica Arbex.
     Segundo ela, assim como em qualquer eleição, os moradores devem ter cuidado na escolha de quem irá comandar o dia-a-dia do condomínio, perguntar, por exemplo, sobre suas propostas, sobre o tempo que terá para cuidar das demandas do condomínio, as mudanças que pretende realizar na gestão e, principalmente, como fará para garantir segurança e comodidade aos moradores.

     O síndico pode ser proprietário, inquilino ou alguém de fora do prédio, conforme a decisão da maioria dos condôminos. Suas principais atribuições são representar o condomínio, zelar pelo cumprimento da convenção e do regimento interno, cuidar da conservação e da manutenção das áreas comuns e equipamentos, negociar com fornecedores e prestar contas aos condôminos sobre despesas efetuadas, entre outras responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.