FIQUE POR DENTRO

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Evangélicos no Ritmo da Copa do Mundo de 2014

Marcelo Rebello

Os meses que antecedem um grande evento como a Copa do Mundo, sempre são marcados pelo lançamento de campanhas publicitárias que exploram o tema, presente na mente dos consumidores de marcas que investem no esporte. E pela produção de produtos que trazem à flor da pele todo o patriotismo e orgulho de cada país representado. Esses sentimentos desfilam através de óculos, chapéus, camisetas, bandeiras, entre outras infinidades de produtos preparados apenas para essa ocasião. Mas nem só o futebol e venda de produtos são destaques na Copa do Mundo. Entre os evangélicos, o evento, além do apelo comercial, também é visto como uma oportunidade para evangelizar pessoas de todo o mundo. Dessa forma, igrejas lançam programação para a Copa do Mundo, como foi o caso da Igreja Assembléia de Deus, citada recentemente numa matéria do G1que, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, lançou uma programação especial para o período do mundial da Fifa. Durante todo o mês de junho e metade de julho, os fiéis vão aproveitar os dias de jogos para ações de evangelização, entrega de folhetos com dizeres cristãos e cultos nas ruas.

O evento de abertura ocorreu no Templo Sede nessa terça-feira, durante o culto de assembleia geral e foi marcado pela participação de fiéis, trajando camisetas estampadas com a bandeira do Brasil, e ainda crianças caracterizadas com trajes típicos de cada uma das 32 seleções participantes do mundial. Diz Wilson Dantas Ribeiro, pastor presidente responsável pela igreja: “É a primeira vez que a Assembleia de Deus na cidade adota o tema da Copa do Mundo para suas programações. Nós não podemos deixar de homenagear o nosso país, já que a Copa vai ocorrer no Brasil depois de tantos anos. Os olhos do mundo estão voltados para nossa pátria, as pessoas estarão reunidas para assistir aos jogos, então não podemos perder a oportunidade de anunciar Jesus”, explica o pastor.

Situação semelhante acontece com as editoras evangélicas representadas pela Associação dos Editores Cristãos (ASEC). Reiner Lorenz, diretor executivo, afirma que a associação também entrou em ritmo de Copa e que diversos associados preparam materiais e ações para essa ocasião. Exemplos não faltam: a Editora Luz às Nações que tem o livro “Personal Trainer Espiritual” de Philip Murdoch, que ensina que a alma deve ser exercitada da mesma forma que o corpo; a Editora Fôlego, que lançou a campanha “Minha família, meu time” ou a Editora Evangélica que criou a ferramenta “Evangecube” com o slogan “Entre em campo e ganhe almas para Cristo”; a Editora e Ministério RBC, que tem o projeto “Jogada Perfeita” que tem o objetivo de conectar pessoas por meio do esporte e transmitir valores e princípios cristãos. Só em 2013, foram distribuídos cerca de 300.000 livros em parceria com Coalizão Brasileira de Esportes, MPC, Jocum, Igrejas Batistas, Metodistas, Presbiterianas, Assembléias, Quadrangulares entre outras igrejas e ministérios na copa das confederações e ainda a Sociedade Bíblica do Brasil com o Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB), que ganhou uma nova linha de publicações, desenvolvida especialmente para que igrejas, atletas e organizações cristãs divulguem a mensagem bíblica e seus princípios durante a Copa do Mundo de 2014. A linha de publicações tem preço reduzido e é uma importante aliada em ações de evangelização. Lançado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em conjunto com a Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), AMME Evangelizar, Atletas de Cristo e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas) – que fazem parte do Comitê Gestor –, o movimento tem como objetivo promover e mobilizar a comunidade cristã para o entendimento entre as pessoas durante as grandes competições esportivas que estão ocorrendo no Brasil. Já em 2014, até junho mais de 1 milhão de livros ja haviam sido distribuídos. Parcerias com Mackenzie, Juventude Metodista do Brasil, Igreja Batista da Lagoinha, Compasion, Amme Brasil possibilitaram a distribuição de mais de 300.000 livros nos últimos 6 meses.

São de Erni Seibert, secretário de comunicação e ação social da SBB as palavras: “Disseminar a Bíblia e seus princípios durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 é um grande desafio para cristãos de todo o Brasil. A expectativa da SBB é que, munidos deste material bíblico, nossos parceiros do Joga Limpo Brasil sejam bem-sucedidos nas ações em busca da paz e do entendimento entre as pessoas”.

No meio musical, cantores evangélicos também produziram clipes e música com o tema da Copa do Mundo. Algumas repercutiram nas redes sociais e foram destaque até na mídia internacional. Jornais como o “The Guardian”, “BBC News”, “Canada.com” e “The Daily Star” noticiaram as ações.

Na opinião do teólogo Marcelo Rebello, idealizador do III Salão Internacional Gospel, feira que acontece agora De 18 a 20 de setembro de 2014, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo a mobilização para evangelizar nos dias da Copa é válida, importante e necessária. Ele declara: "Se alguns fazem protestos, outros festas, outros apostas, nós levamos a palavra de Deus. Como brasileiros torcemos pela vitória do nosso país, isso não é pecado! Como filhos de um Pai perfeito corremos contra o tempo para que vários corações sejam goleados com o amor de Jesus Cristo e sabemos que o grande prêmio é a vida eterna. Esse prêmio é o maior de todos que podemos ganhar aqui na Terra”, conclui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.