PROGRAMA BALADA DA FADA

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CURIOSIDADES DA COPA DO MUNDO

1930 - URUGUAI

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: ARGENTINA

Dois meses antes do início da primeira Co, nenhum país europeu tinha confirmado a participação por causa da viagem e navio até o Uruguai, longa e cara.
Apenas 13 países fizeram parte da primeira Copa do Mundo da FIFA

1934 - ITÁLIA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: TCHECOSLOVÁQUIA

Após o sucesso da Copa de 1930, muitos países se interessaram em participar da segunda edição.
A seleção do México chegou a viajar até a Itália, mas com a entrada repentina dos Estados Unidos, teve que disputar a vaga com os americanos, que frustaram a estreia dos mexicanos em uma Copa.

1938 - FRANÇA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: HUNGRIA

Foi o último grande evento esportivo antes da Segunda Guerra Mundial, que começaria em 1939. Essa edição da Copa teve apenas 15 seleções participantes.
Foi a estréia de um país da Ásia, as Índias Orientais Holandesas, hoje conhecido como Indonésia, que ficou em último lugar.

1950 - BRASIL

1º LUGAR: URUGUAI - 2º LUGAR: BRASIL

O Brasil foi escolhido para ser o país anfitrião da quarta edição da Copa do Mundo da FIFA. Para isso, construiu o maior estádio de futebol do mundo na época, o Maracanã.
Durante a guerra, por medo de que fosse roubada, a Taça Jules Rimet ficou escondida dentro de uma caixa de sapatos, debaixo da cama do vice-presidente da FIFA.

1954 - SUIÇA

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: HUNGRIA

A Alemanha venceu a quinta Copa do Mundo da FIFA, mas extraoficialmente a seleção da Hungria foi considerada a melhor do mundo. Foi campeã olímpica em 1952, venceu 23 partidas e goleou a Inglaterra por 6 a 3 em 1953. Foi a Copa com a maior média de gols: 5,4 por partida.

1958 - SUÉCIA

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: SUÉCIA

A seleção brasileira enfrentou uma seleção sueca fortalecida por jogadores profissionais, novidade na época, e acabou conquistando o mundial pela primeira vez.
Até o Rei da Suécia desceu ao gramado para parabenizar os brasileiros pela conquista.

1962 - CHILE

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: TCHECOSLOVÁQUIA

Em 1960, o Chile enfrentou o maior terremoto de sua história. Por pouco o país não sediou a sétima edição da Copa do Mundo da FIFA, mas conseguiu resolver os problemas, dar a volta por cima, sendo um excelente anfitrião e palco do bicampeonato brasileiro.

1966 - INGLATERRA

1º LUGAR: INGLATERRA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

Ano em que foi consagrado o país que inventou o futebol, a Inglaterra, que venceu pela primeira vez uma Copa. Durante o evento, a Taça Jules Rimet foi roubada enquanto estava em exposição. Dias depois, ela foi encontrada por Pickles, um simpático cachorro,  abandonada no Jardim de uma casa em Londres.

1970 - MÉXICO
  
1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ITÁLIA

A primeira Copa do Mundo da FIFA transmitida em cores para milhões de televisores do mundo s ó deixou mais bonito o tricampeonato do Brasil. A partir dessa Copa, foram permitidas as substituições de jogadores. Antes, todos os atletas que entravam em campo tinham que ficar até o fim da partida, mesmo contundidos ou sem condições de jogar.

1974 - ALEMANHA OCIDENTAL

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: HOLANDA

Pela primeira vez na história das Copas, a Inglaterra ficou ausente por não conseguir se classificar. Os holandeses foram o destaque, e mesmo não sendo campeões, exibiram um futebol de alto nível técnico e gracioso, recebendo o apelido de "Laranja Mecânica" pela cor do uniforme.

1978 - ARGENTINA

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: HOLANDA

Foi ainda durante a fase inicial do torneio que a Tunísia surpreendeu e derrotou o México por 3 a 1, tornando-se a primeira seleção africana a vencer uma partida de Copa, que teve o time da casa como campeão.

1982 - ESPANHA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

Nesse ano, a Itália conquistou o título de tricampeã mundial sobre o time da Alemanha Ocidental. Foi uma Copa com muitas mudanças, como o fim do uso das bolas de couro e o aumento do número de países participantes, de 16 para 24. Também foi a primeira Copa em um arbitro brasileiro apitou uma decisão.

1986 - MÉXICO

1º LUGAR: ARGENTINA - 2º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL

O México foi o primeiro país a ser anfitrião de uma Copa pela segunda vez, escolhido porque a Colômbia desistiu de ser o país-sede.
A seleção da Dinamarca foi o destaque, com um futebol forte e muito ofensivo, que deu origem ao apelido "Dinamáquina". Mesmo assim, a Argentina conseguiu conquistar o bicampeonato.

1990 - ITÁLIA

1º LUGAR: ALEMANHA OCIDENTAL - 2º LUGAR: ARGENTINA

Essa Copa teve a menor média de gols, apenas 2,2 por jogo. Mas a falta de gols foi substituída por outras fortes emoções. A Costa Rica derrotou a Escócia e a Suécia. E a Irlanda conseguiu ficar entre os oito melhores do mundo em sua primeira participação em uma Copa do Mundo da FIFA.

1994 - ESTADOS UNIDOS

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ITÁLIA,

Foi uma Copa muito quente, chegando aos 46ºC durante o jogo entre Alemanha e Coreia do Sul. Teve a maior audiência da história, com mais de 3,5 milhões de espectadores. E pela primeira vez uma final foi disputada nos pênaltis, entre Brasil e Italia, com o resultado de 3 a 2, garantindo o tetracampeonato para o Brasil.

1998 - FRANÇA

1º LUGAR: FRANÇA - 2º LUGAR: BRASIL

A pátria do criador da Copa do Mundo da FIFA, Jules Rimet, sediou o evento e também foi campeã mundial pela primeira vez. A Espanha gerou comoção ao perder para a seleção da Nigéria e ao empatar com o Paraguai, na primeira fase. E a seleção estreante da Croácia também espantou o mundo ao conquistar a terceira colocação.

2002 - CORÉIA DO SUL / JAPÃO

1º LUGAR: BRASIL - 2º LUGAR: ALEMANHA

Pela primeira vez, uma Copa foi realizada na Ásia e com dois países-sede: Coreia do Sul e Japão. A Coreia do Sul foi o primeiro país asiático a ficar entre os quatro melhores do mundo. E o Brasil venceu todas as sete partidas, sendo a quarta seleção a ter 100% de aproveitamento em uma Copa.

2006 - ALEMANHA

1º LUGAR: ITÁLIA - 2º LUGAR: FRANÇA

A Itália foi a campeã mundial com um time muito coeso. Dos 23 jogadores que foram até a Alemanha, 21 entraram em campo e 10 marcaram gols. Levou apenas 2 gols em todo o torneio, um deles por pênalti, e o outro, gol-contra. Em contrapartida, foi uma edição em que sete jogos terminaram sem gols.

2010 - ÁFRICA DO SUL 

1º LUGAR: ESPANHA - 2º LUGAR: HOLANDA

Fato inédito, a Copa do Mundo da FIFA aconteceu no continente africano e consagrou a Espanha como o oitavo país campeão mundial. E pela terceira vez na história das Copas a seleção da Holanda perdeu uma final.

2014 - BRASIL

O Brasil será o país sede de uma Copa do Mundo da FIFA pela segunda vez após 64 anos. Dois países finalistas mundiais da edição anterior, Espanha e Holanda, se enfrentarão na primeira fase, fato que nunca ocorreu nos mundiais anteriores. O único país novato nesta edição é a Bósnia-Herzegóvina.

Fonte: Informativo Mc Donalds