PROGRAMA BALADA DA FADA

sábado, 2 de maio de 2015

MDS participa de encontro sobre segurança alimentar em Teresina (PI)

28/04/2015 18:40

Foto: Ana Nascimento/MDS


Encontro é preparatório para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivo é auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional

Brasília, 28 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participa de encontros preparatórios para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em novembro deste ano, em Brasília. Organizados pelos governos estaduais e municipais, os eventos preparatórios são oportunidades para destacar o quanto o Brasil avançou no combate à fome e que o principal desafio agora é promover a alimentação saudável.

Nesta quarta-feira (28), a analista técnica de políticas sociais da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS Ana Flávia Souza fala sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no I Encontro de Conselheiros Estaduais e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí, em Teresina. "O objetivo é apresentar o Sisan e sensibilizar os municípios quanto à importância da segurança alimentar e nutricional para a população", afirma.

O evento é organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí (Consea/PI) e pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/PI). O objetivo é auxiliar gestores e sociedade civil a entender a importância das políticas de segurança alimentar e nutricional e de realizar as conferências locais. Também serão discutidas as responsabilidades legais e limitações e a intersetorialidade do Sisan. Além disso, os municípios vão apresentar suas limitações, conquistas, estratégias e planejamento de ações em segurança alimentar e nutricional.

Sisan – Criado em 2006, o Sisan coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação adequada. A adesão ao sistema reforça duas ações que ainda devem ser enfrentadas no Brasil e no mundo: garantir o acesso à alimentação, por meio da busca ativa ao número de famílias que ainda estão em insegurança alimentar, e promover a qualidade dos alimentos que são ingeridos pela população.

Todos os estados já aderiram ao Sisan e os municípios começaram a aderir. A partir da adesão, eles podem formular e implementar suas políticas de forma mais integrada e promover o acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação de alimentação e nutrição local e ainda podem verificar o impacto dos programas federais na sua população.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.