PROGRAMA BALADA DA FADA

domingo, 1 de novembro de 2015

Alerta: diabéticos não podem descuidar da saúde visão

Risco de cegueira irreversível em portadores da doença é 30 vezes maior; e muitos não fazem acompanhamento com o médico oftalmologista

No dia 8 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Visão e uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) revelou um dado alarmante: o brasileiro só procura um oftalmologista quando está com algum problema. Apesar das inúmeras informações disponíveis na internet, a falta de exames preventivos leva pacientes a descobrirem doenças graves, que podem causar cegueira irreversível, apenas quando as mesmas já se encontram em estágios mais avançados.

É o caso do diabetes, doença crônica provocada pelo mau funcionamento do pâncreas. Segundo a médica oftalmologista Tania Schaefer, o que muitos não sabem é que o diabetes tem forte relação com a saúde ocular. "Além de provocar várias alterações no organismo, o diabetes afeta o aparelho visual de maneira significativa, trazendo complicações à córnea, podendo levar à catarata e ao glaucoma", esclarece a médica. Além disso, a doença provoca a retinopatia diabética, a maior causa de cegueira permanente em indivíduos economicamente ativos.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizado em 2012, mostrou que o paciente diabético tem quase 30 vezes mais chance de tornar-se cego do que um paciente não diabético. Cerca de 50% dos portadores de diabetes desenvolverão algum grau de retinopatia diabética ao longo da vida.

É importante destacar que a perda visual provocada pelo diabetes costuma ser um sintoma tardio da doença. "Mesmo que o paciente diabético apresente uma boa acuidade visual, é fundamental o acompanhamento oftalmológico", destaca a médica oftalmologista Tania Schaefer.

Outro grupo de risco são as grávidas, que devido ao grande aumento hormonal, podem apresentar alterações como olho seco, doença hipertensiva específica da gravidez e diabetes gestacional. "As grávidas devem ser rigorosamente acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, pois o risco de cegueira permanente é grande", alerta.

A médica lembra que é muito comum o paciente descobrir o diagnóstico de diabetes por meio de exames oftalmológicos, já que em determinadas pessoas, os sintomas da doença demoram a ser percebidos. "Pelas inúmeras complicações que o diabetes traz ao organismo e à saúde ocular, o diagnóstico precoce, a prevenção e a mudança de hábitos são fundamentais no controle e tratamento da diabetes", destaca Tania Schaefer.

Serviço

Oftalmologista Tania Schaefer (CRM-PR 5416/CRM-RJ 17335)
Site: http://www.schaefer.com.br
Clínica Schaefer Oftalmologia e Neurologia
Endereço: Avenida Getulio Vargas, 2932, Água Verde, Curitiba/PR
Fone: (41) 3027-3807

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.