PROGRAMA BALADA DA FADA

terça-feira, 23 de junho de 2015

Abertura oficial da 17ª TranspoSul destaca os desafios para o setor

O evento, que acontece no Centro de Eventos da Fiergs, vai até quinta-feira, dia 25
Crédito - Sidnei Schirmer/ Foto Rocha

Na tarde desta terça-feira, 23, foi realizada a abertura oficial da 17ª TranspoSul, o maior evento de transporte e logística do Sul e o segundo maior do Brasil, promovido pelo Sindicato das Empresas de Trans porte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs), no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre/RS. Na ocasião, o presidente do Setcergs, Afrânio Kieling, deixou um recado aos empresários. "Não podemos confundir racionalização com corte. Esse é o nosso maior desafio, pois o Brasil precisa ser mais competitivo no cenário internacional. O transporte e a logística estão inseridos nesse caminho de produtividade", disse.

Para ele, mesmo que o país careça de um programa de renovação de frota, a cadeia de suprimentos, liderada pela indústria automobilística, disponibiliza alta tecnologia capaz de colocar o setor à frente. "Somos movidos a desafios, somos persistentes, e a TranspoSul é um passo à frente, um grande passo em direção ao sucesso", concluiu.

O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, propôs maior diálogo com o setor de transporte e logística. "Sabemos da expertise do setor e estamos abertos à troca de informações", disse. O empresário também alertou para o cenário atual. "Todos sabem que nossas possibilidades de investimento estão zeradas. Agora é preciso cautela e visão, além de atenção aos sinais emitidos pela sociedade e pelo mercado", salientou.

O TranspoSul terá 29 palestrantes nacionais e internacionais, além de mais de 50 expositores e acontece até quinta-feira, dia 25. Na última edição, o evento movimentou R$ 192 milhões em negócios gerados. Em apenas três dias, 15 mil pessoas circularam pelo evento e foram vendidos 759 caminhões.

Porto Alegre, 23 junho de 2015