FIQUE POR DENTRO

terça-feira, 19 de abril de 2016

CNIg abre etapa virtual dos diálogos do Fórum de Participação Social

Inscrições para participar do debate virtual sobre questões do trabalho seguem até 2 de maio

O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) abriu as inscrições para a etapa virtual do primeiro encontro de diálogos do Fórum de Participação Social (FPS) com a Sociedade Civil. O processo de discussão virtual vai debater as principais dificuldades e propostas para a população migrante, a partir de sete eixos, como foco na questão do trabalho. As propostas discutidas nesta etapa serão levadas ao encontro presencial do Fórum que será realizado no dia 6 de julho, em São Paulo.

O Fórum foi instituído em 2015 como um espaço consultivo, que recebe sugestões e propostas para a formulação de políticas migratórias no âmbito do CNIg. Para participação virtual os interessados precisam realizar um cadastro no site do MTPS. A partir daí, o participante recebe um convite no endereço de email fornecido, no qual poderá acessar os tópicos de discussão abertos, e enviar suas contribuições. Na etapa presencial serão realizadas novas inscrições, em endereço a ser divulgado próximo ao evento, limitadas a 200 pessoas.

A etapa virtual será realizada entre os meses de abril e junho, e terá duas fases: a primeira começou nesta segunda-feira (18) e termina no dia 2 de maio, e servirá para realização dos convites, início da discussão, o teste das ferramentas e para a compreensão dos eixos de trabalho.

A segunda fase começa no dia 3 de maio e terá 30 dias de duração. Neste período, serão realizadas as discussões e o encaminhamento de propostas aos eixos. Após esta etapa, um documento base contendo as propostas para a realização da etapa presencial será sistematizado.

Sete eixos servirão de base para os debates virtuais com foco na questão do trabalho:

Eixo 1 - Processo contínuo de construção da política migratória: diálogos entre o CNIg e a sociedade civil.
Eixo 2 - Atualização da política nacional de migração e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes.
Eixo 3 - Direitos dos trabalhadores e trabalhadoras migrantes.
Eixo 4 - Integração sócio-laboral.
Eixo 5 - Recepção e informação ao trabalhador e trabalhadora migrante.
Eixo 6 - Diversidade e gênero na política de imigração laboral.
Eixo 7 - Emigração de trabalhadores e trabalhadoras retornados/as

A participação no Fórum é livre, podendo inscrever-se migrantes, entidades, cidadãs e cidadãos interessados nas políticas relativas às migrações internacionais no âmbito das atribuições do CNIg.

CNIg - O Conselho Nacional de Imigração é um órgão colegiado vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) que possui caráter consultivo e normativo. Criado pela Lei n° 6.815/1980, o CNIg é composto por representantes de órgãos do governo, de empregadores e de trabalhadores e tem por finalidade orientar, coordenar e fiscalizar as atividades de imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.