FIQUE POR DENTRO

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Prefeitura de São Paulo apresenta Feira de Orgânicos na Mooca

Instalada na Rua dos Trilhos, esquina com a Rua Bresser, a feira acontece todas as sextas, das 7h às 13h. Além de frutas, verduras e legumes, variedade de produtos incluem pães caseiros (com e sem glúten), congelados, castanhas, mel, açúcar, roupas, produtos de limpeza e cosméticos.

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Prefeitura de São Paulo, apresenta mais um endereço fixo na cidade para a comercialização exclusiva de produtos orgânicos. A Feira de Orgânicos na Mooca, instalada na Rua dos Trilhos, esquina com a Rua Bresser, acontece todas as sextas-feiras, das 7h às 13h.

Além da variedade de frutas, verduras e legumes, os feirantes também oferecem ao público pães caseiros (com ou sem glúten), bolos, mel, açúcar mascavo,molhos, pizzas, energéticos e processados industrializados. Com a produção de alimentos orgânicos ganhando cada vez mais visibilidade, a iniciativa visa garantir o acesso à alimentação mais saudável e adequada para todos.

Para o feirante Virgílio Eudes Ramos, que trabalha desde 2008 com a venda dechocolate, cacau em pó, guaraná, azeite, castanhas e diversos outros produtos, o mercado para a venda de orgânicos só tende a crescer. “No começo, tínhamos mais dificuldades, mas agora muitos agricultores já estão pensando nesta produção porque as pessoas estão cada vez mais conscientes do consumo. O público com esse perfil está crescendo e a abertura de novos pontos para a comercialização, sem dúvida, é um avanço”.

“Acho fundamental termos mais opções para a compra de produtos orgânicos e sem agrotóxicos, isso facilita a nossa mudança de hábito, por uma alimentação mais saudável”, disse a moradora da Mooca, Sônia Sampaio. “Eu também acho ótima essa oportunidade de encontrar produtos orgânicos e frescos pertinho de casa”, completa Pasqualina Parente, que mora na região há 40 anos.

Na nova feira também é possível encontrar produtos de limpeza, roupas de algodão e cosméticos com certificação orgânica, não testados em animais. “A vantagem é que todos os produtos são hipoalergênicos, sem derivados de petróleo e com insumos orgânicos rastreados. Isso significa que através do código de barras é possível conhecer todos os detalhes da produção”, avalia o comerciante Vilson Sassaki, que trabalha com a comercialização de cosméticos orgânicos há cinco anos.

A feira também oferece uma barraca de tapioca e a crepioca orgânica com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). “As plantas não convencionais são muito nutritivas e saudáveis. Antigamente, eram muito utilizadas, caiu em desuso e hoje o consumo está voltando com grande força. Está havendo um resgate desses produtos naturais e todos só têm a ganhar com isso”, afirma a feirante Simone Regina Tunes, que prepara o “crepe” com ovo, farinha de tapioca, ora-pro-nobis e linhaça.

Os feirantes da Rua dos Trilhos também comercializam seus produtos na Feira do Modelódromo (Ibirapuera), Parque Villa Lobos, Parque Ceret (Tatuapé) e Parque da Água Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.