PROGRAMA BALADA DA FADA

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Zika vírus para a Escola é o novo curso livre da Univesp TV para a web

Em cinco partes, as aulas são direcionadas aos professores e estão disponíveis no canal YouTube

São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 – A Univesp TV lança o curso livre Zika Vírus para a Escola, direcionado aos professores, mas que também ajuda a esclarecer o público em geral sobre o mosquito Aedes aegypti.

São cinco aulas com informações sobre o vírus, os mosquitos transmissores, a febre do Zika e as consequências da doença. Há também uma aula sobre como tratar os boatos em sala de aula e outra que explica como se dá o combate ao mosquito Aedes aegypti com indivíduos geneticamente modificados.

A primeira aula trata do Vírus Zika. O biólogo Atila lamarino fala sobre o conhecimento que já temos sobre o vírus, sua transmissão e dispersão pelo planeta, os sintomas da infecção e as complicações para o organismo humano.

Na segunda – Mosquitos Aedes – o biólogo aborda os mosquitos transmissores do vírus Zika, do vírus da dengue e da febre Chikungunya, que são das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Boatos sobre o Zika é a terceira aula, voltada para orientar os professores quanto às formas de tratar os boatos que surgem em torno do vírus Zika, da transmissão, causas e consequências da doença.
A professora Margareth Capurro, da USP (Universidade de são Paulo), dá a quarta aula: Mosquito Transgênico. Ela explica o que é e o que se espera da técnica. Criada na Inglaterra, torna o mosquito infértil, reduzindo as populações do aedes.

Na quinta e última aula – Zika no Brasil – o infectologista Saulo Duarte Passos dá um panorama dos casos de Zika no mundo e no Brasil. Ele explica a relação do Zika com a microcefalia e com a síndrome de Guillain Barré. Os sintomas, grupos de risco, prevenção e de que maneira médicos e autoridades de saúde estão se preparando para combater os efeitos do vírus na pessoa infectada. Ele alerta que por se tratar de uma doença nova no Brasil, o diagnóstico ainda não está fechado e as relações entre o vírus e os casos de microcefalia não estão estabelecidas.

As aulas estão disponíveis em: YouTube: 



Univesp TV

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista. A sintonia é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 6.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

Os cursos também estão disponíveis em: http://univesptv.cmais.com.br/