FIQUE POR DENTRO

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ministra Kátia Abreu mobiliza sociedade para combater o vírus zika

Ela esteve acompanhada pelo ministro Miguel Rossetto em algumas atividade

Brasília (13/02/2016) - A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa da Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, neste sábado (13), em Palmas. Em algumas atividades da campanha coordenada pelo governo federal para incentivar a população a tomar medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya –, Kátia Abreu esteve acompanhada do ministro Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Às 6h30, a ministra esteve com o comandante 22º Batalhão de Infantaria Exército de Palmas, Tenente Coronel Cláudio Alexandre. Depois, participou da formatura 371 Militares treinados para combate zika vírus.

Às 8h, Kátia Abreu participou de uma reunião de cerca de 5 mil servidores públicos no Espaço Cultural, também em Palmas.

A agenda de Kátia Abreu ainda prevê atividades no município de Porto Nacional.

A ministra também tem coordenado ações para que os servidores do Mapa em Brasília e nas demais unidades da Federação participem da campanha.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Zika vírus para a Escola é o novo curso livre da Univesp TV para a web

Em cinco partes, as aulas são direcionadas aos professores e estão disponíveis no canal YouTube

São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 – A Univesp TV lança o curso livre Zika Vírus para a Escola, direcionado aos professores, mas que também ajuda a esclarecer o público em geral sobre o mosquito Aedes aegypti.

São cinco aulas com informações sobre o vírus, os mosquitos transmissores, a febre do Zika e as consequências da doença. Há também uma aula sobre como tratar os boatos em sala de aula e outra que explica como se dá o combate ao mosquito Aedes aegypti com indivíduos geneticamente modificados.

A primeira aula trata do Vírus Zika. O biólogo Atila lamarino fala sobre o conhecimento que já temos sobre o vírus, sua transmissão e dispersão pelo planeta, os sintomas da infecção e as complicações para o organismo humano.

Na segunda – Mosquitos Aedes – o biólogo aborda os mosquitos transmissores do vírus Zika, do vírus da dengue e da febre Chikungunya, que são das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Boatos sobre o Zika é a terceira aula, voltada para orientar os professores quanto às formas de tratar os boatos que surgem em torno do vírus Zika, da transmissão, causas e consequências da doença.
A professora Margareth Capurro, da USP (Universidade de são Paulo), dá a quarta aula: Mosquito Transgênico. Ela explica o que é e o que se espera da técnica. Criada na Inglaterra, torna o mosquito infértil, reduzindo as populações do aedes.

Na quinta e última aula – Zika no Brasil – o infectologista Saulo Duarte Passos dá um panorama dos casos de Zika no mundo e no Brasil. Ele explica a relação do Zika com a microcefalia e com a síndrome de Guillain Barré. Os sintomas, grupos de risco, prevenção e de que maneira médicos e autoridades de saúde estão se preparando para combater os efeitos do vírus na pessoa infectada. Ele alerta que por se tratar de uma doença nova no Brasil, o diagnóstico ainda não está fechado e as relações entre o vírus e os casos de microcefalia não estão estabelecidas.

As aulas estão disponíveis em: YouTube: 



Univesp TV

A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista. A sintonia é através dos canais digitais da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo, o canal é o 6.2. Santos - Guarujá, canal 3.2, Ribeirão Preto, 4.2. Campinas 10.2, São José dos Campos, 27.2.

Os cursos também estão disponíveis em: http://univesptv.cmais.com.br/